Defina o homem? Ao quê podemos reduzi-lo?

não somos seres naturais porque não somos imperativamente movidos pelo instinto.

não somos racionais porque não somos redutíveis a razão e a racionalidade não nos explica em tudo que somos.

Então, como definir a humanidade?

Update:

Pois é, vivemos muito ainda a milenar ilusão de que o homem é um ser racional. Ao ponto de nos reduzirmos a essa definição. Ou que sejamos naturais e imperativamente impulsionados por uma evolução que nos "abraça" em todos os lados.

E ainda há os que tentam uma conciliação incluindo até elementos divinos.

Tenho preferido pensar que somos uma simultânea anomalia da natureza e da razão tendente ao caos.

Comments

  • Eu admiro quem consegue filosofar esses tipos de assunto...

  • Sua pergunta é muito interessante. Poucas pessoas a fazem. Ela é tão interessante e tão complicada que todas as filosofias modernas e a biologia (que sò estuda os mecanismos da vida e não a vida em si) renunciaram a respondê-la.

    Aristòteles, o pai da filosofia ocidental, dissera que o homem é o ser vivo racional (porque animal para os gregos quer dizer ser vivo). Contudo, essa definição é realmente reduzida. E se você procurar no resto da filosofia não vai encontrar um estudo ou resposta que seja melhor que a de Aristòteles.

    Por outro lado, se mudamos de campo do conhecimento, nòs podemos obter algo que nos explique o que nòs somos. Como não podemos ser auto-refentes, devemos perguntar para outro que possa nos responder o que é o homem, o que é a natureza humana. Nòs mesmos não podemos chegar ao conhecimento daquilo que nòs mesmos somos. Seria como se olhar no espelho, nòs teremos uma idéia da nossa aparência, mas é sempre melhor perguntar para outro se estamos bem. Esse outro no caso da questão é Deus e logo que a existência de Deus é negada, sua questão "o que é o homem?" fica inexoravelmente sem resposta. Assim, o profeta David jà havia feito essa pergunta ha aproximadamente 3000 anos quando compôs o seguinte poema (Salmo 8, 5-9):

    5. Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?

    6. Pois, vós o fizestes pouco menos que um deus, de glória e honra o coroastes.

    7. Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.

    8. Rebanhos e gados, e até os animais selvagens,

    9. pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.

    Investigando a revelação divina para ver se encontramos uma resposta a essa questão tão importante e tão esquecida sobretudo em nossos dias em que o homem, perdido, tornou-se um ser doente ( jà que vemos Stalin trucidando povos, Hitler incinerando parte do povo, hospitais queimando fetos, eutanasia, direitos dos animais, casamento civil de pessoas homossexuais, teoria do gênero, etc.) a procura de uma respota para sua natureza, sua existência e seu destino.

    No livro do Gênesis, capitulo 1, 26-27:

    26. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra."

    27. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

    Temos a narração da criação do homem é là que devemos partir para chegar a conhecer mais sobre nossa natureza e poder responder à questão.

    Hà um filòsofo, antropòlogo, matemàtico, fìsico, especialista na Bìblia e no povo hebreu, Jean-François FROGER, que deu uma resposta partindo de seu vasto conhecimento sobre a natureza, filosofia e Sagrada Escritura. De modo resumido ele diz Deus nos reponde dizendo que o homem não é um animal, no sentido que é difundido hoje, mas um ser de categoria especial entre o anjo e o animal. Um ser que goza do uso da razão tendo uma alma intelectiva e psìquica, além da sensibilidade, comum aos animais e que faz que muitos nos confundam com animais. O homem é um ser cuja natureza decaiu por causa do pecado original, como Deus nos revela, mas que Deus mesmo destinou a ser divinizado apòs sua ressureição. Essa ressureiçao, quer dizer o retorno à vida no ultimo dia, foi garantida pela Ressureição de Jesus Cristo, a primeira de todas.

    Assim o homem não é um animal, mas um ser vivo intelectual, psìquico, com vontade pròpria, possuidor de sentidos para conhecer o seu redor e destinado a ser divinizado.

    Da forma resumidìssima como expliquei, parece não ter muito nexo e ser mais uma explicação de fundo religioso que nos ilude e nunca mostra qual é a verdade depois de tudo. Entretanto, Jean-François Froger, explica de forma muito racional, detalhada e clara, com argumentos filosoficos, mas servindo-se também dos dados da revelação divina, para chegar a uma resposta magistral que ele colocou em seu livro O Mestre do Shabbat. Le Maître du Shabbat, livro de filosofia e exegese.

    Ninguém mais pergunta o que é o homem, porque a resposta a essa pergunta implica uma atitude em consequência à resposta, assim se somos animais ou se somos seres em via de divinização, o mundo inteiro deve adaptar-se à conclusão tirada. Atualmente somos levados a cres que o que impera é o dogma de Darwin: o homem é um animal que evoluiu de outros primatas.

    Recomendo a você a ler o livro que é realmente surpreendente pela fineza e maestria da filosofia, da clareza das explicações e argumentos.

  • Ele pode ser reduzido à necessidade de descoberta do propósito de sua vida... Traduzindo... Porque ele existe na inexistência de propósito e na existência no vazio, no vácuo, no "ar". Certo poeta já o dissera assim "sou a luta entre o homem acabado e o outro que está suspenso no ar" acho que foi João Cabral de Melo Neto.

  • Se definirmos apenas um homem, definiremos a humanidade.

    Concordo com você que não somos seres naturais movidos pelo instinto (penso até, que instinto não existe em nenhuma escala animal); somos movidos sim, pela inteligência.

    Discordo na segunda parte, porque ao meu ver, somos seres racionais em virtude de nosso avanço intelecto/moral - uns mais, outros menos. Ninguém consegue explicar o que ainda não aprendeu e isso só vale se já existir o conhecimento questionado, o que nesse caso há!

    Sabemos que há uma Essência Eterna e Inteligente que anima o corpo. A essa Essência, chamamos Alma (Espírito), não sabemos do que Ela é feita, mas o seu principal atributo é a Inteligência. Quanto ao discernimento, ai entra o que aprendemos, o conhecimento. Essa mesma Essência, inclusive, anima toda forma de vida, daí a conclusão da não existência do instinto e que todo ato físico é provocado pela inteligência, pois sem ele não há vida. Para isso observe uma pedra e uma flor, ambas são compostas pelas mesmas substâncias primárias, porém a flor age pela inteligência que a anima, pois como nós tem o seu sistema nervoso.

    Então, somos Alma e não corpo. O nosso corpo, seguramente é o nosso veículo facilitador do aprendizado, pois, antes da sua existência, penso que éramos simplesmente o "nada inteligente"

  • 😃❔😅

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