"ainda hoje estarás comigo no paraíso"?

Jesus não foi para o paraiso naquele dia após morrer na cruz, pois no domingo queando apareceu para maria, lhe disse que não o tocasse pois ainda não tinha subido ao Pai.

Na obra "História, doutrina e interpretação da Bíblia, vol. 1, pág. 39, de J. Angus, nos diz que somente no séculoVIII é que foram introduzidos nos manuscritos alguns sinais de pontuação, e que no século IX introduziram-se o ponto de interrogação e a vírgula.

Além de acreditarmos que a pontuação esteja no lugar errado, o versículo contém ainda, desnecessariamente, a partícula "que". Matos Soares, Basílio Pereira traduzem "Em verdade de digo hoje: estarás comigo no paraíso."

Como podemos reinterpretar essa passagem sem heresias e dentro dos princípios cristocêntricos?

Outra tradução:

a) Tradução Trinitariana, em português, editada pela "Trinitarian Bible Society" de Londres. Diz: "Na verdade te digo hoje, que serás comigo no paraíso."

Comments

  • Sidnei, excelente pergunta !!! Parabéns !!!!!

    Isto prova que você estuda atentamente a Bíblia, e não se atém a dogmas e ensinos falsos que deturpam a Bíblia e torna-a um livro cheio de contradições.

    Você vai ver como muitos vão atirar "pedras" em você por isto. Especialmente os protestantes e ditos evangélicos.

    Outra tradução que traduz Lucas 21:43 de forma semelhante à Tradução Trinitariana, é a Tradução do Novo Mundo, que muitos condenam e de forma descarada e mentirosa, chamam de tradução deturpada.

    Naturalmente a forma exata da tradução para o Português tem que ser exatamente Jesus prometendo ao malfeitor arrependido naquele dia, naquele momento, que no futuro ele estaria no paraíso "com" Jesus.

    A cristandade em geral, diz que o malfeitor foi para o seio de Abraão, coisa que a Bíblia NÂO ensina, e tiram isto da parábola de Jesus a respeito do Rico e de Lázaro; para depois ir para os céus.

    Jesus ficou morto por 3 dias. Somente tres dias depois foi ressuscitado, e como você disse bem, depois da sua ressurreição não ascendeu imediatamente para os céus. Como poderia o malfeitor arrependido estar com Jesus naquele mesmo dia no paraíso ?

    O problema é que com as crenças falsas da trindade, de que Jesus é o mesmo que Jeová e assim por diante, fica dificil explicar como Jesus deixou de existir por 3 dias, para ser então ressuscitado.

    Será que Jesus estava prometendo que um dia o malfeitor arrependido iria ser ressuscitado para os céus para estar com Jesus ?

    A evidencia e os ensinos de Jesus ensinam que NÃO.

    Aquele homem nunca poderia ir para os céus. Por que ?

    1. Primeiro para ir para os céus, ele precisaria nascer de novo através de agua e espirito. Nem ele foi batizado, nem tampouco foi ungido com o espírito santo de Deus. Os primeiros a serem ungidos foram os 120 reunidos num sobrado em Pentecostes de 33 EC.

    2. O paraiso que Jesus prometia ao arrependido, é o paraiso restaurado da terra. Como sabemos disto ? Se ler Apocalipse 21:1-6, verá que as bençãos do Reino de Deus às mãos de Jesus e seus Reis associados descerão à terra, para eliminar a morte, o pranto a dor e o sofrimento. Jeová por meio de Jesus fará novas todas as coisas. Ali menciona que Jeová estará com os homens na terra. Será que literalmente Jeová, ou Jesus o Rei designado por Jeová para restaurar todas as coisas viverão literalmente na terra com os humanos ? Não. Simplesmente as bençãos do Reino de Deus serão vistas em toda a terra, de forma que cumprir-se-á as palavras que Jesus nos ensinou na oração modelo chamado Pai Nosso - Seja feita a tua vontade aqui na terra como nos céus.

    Tal malfeitor arrependido será ressuscitado com esperança de viver eternamente numa terra paradísica, assim como fora prometido a Adão e Eva e eles perderam o paraíso por desobedecerem e virarem as costas á Deus.

    Ansiamos que o Reino de Deus domine toda a terra por destruir os governos humanos, a religião falsa, o comercio gananciosos e tudo o que é ruim neste sistema em que vivemos, e que traga as benção tão esperadas por todos aqueles que amam a justiça, a verdade, a bondade.

  • Acho que o caminho para a interpretação bíblica é este mesmo: aprofundar o conhecimento da cultura da época, sem medo de enfrentar alguma tradição estabelecida.

  • Penso que a explicação está em que o tempo dos homens não é o mesmo tempo de Deus, e a frase "ainda hoje..." poderia significar no tempo de Jesus, que é Deus, e não no nosso tempo.

  • A bíblia diz:"As coisas reveladas São por nos e as ocultas São por Deus." Existem certas coisas na bíblia não procura saber e se complicar com tantas versões se não tornaras ateu. Portanto o mais importante é que o Ladrão foi salvo. Você também se quiser se salvar aproveita o tempo.

    fui,.....

  • É estranha essa frase se foi dita por Jesus, porque quando a mãe dos filhos de Zebedeu pediu ao Mestre um lugar para os seus dois filhos, Jesus respondeu que não caberia a ele dar, mas ao Pai. (Mt 20,20-23).

    Por outro lado, o dito "bom ladrão" nem arrepender-se do que havia feito arrependeu, apenas reconheceu que ele e o seu companheiro tinha motivos para serem crucificados, enquanto que Jesus era um inocente. Só por isso merece o paraíso? Mas e o "... a cada um segundo suas obras" (Mt 16,27), para onde vai.

    Paulo

  • É, meio confusa,, mas creio q Jesus foi sim ao Céu,, pois entregou o Seu Espírto À Deus,, então estve com Deus, e apos 3 dias Ele voltou, pois já estava com toda Glóira,

    E o fato dele ter dito q não havia subido ao Pai, é pq seu corpo ainda estava aqui, apenas seu espírito havia ido, pois MAria queria tocar no seu corpo, q não havia ido.

  • De qualquer forma que se traduza, uma coisa eu sei:

    Cristo está vivo lá no paraíso, à direita do Pai, nos preparando um lugar de paz.!!!

  • de qualquer forma é o mesmo significado.

  • Se ele soubesse que iria criar tanta polêmica, teria dito: Ainda hoje estarás comigo na Ana Rosa, ou Liberdade? O idela seria que aquelas penas existissem hoje, para sequestradores, ladrões, estupradores, políticos e até alguns empresários que constroem estações de metrô que afundam.

Sign In or Register to comment.