É certo, desenhar a Bandeira Nacional nas ruas para ficar pisando em cima?

Em várias cidades por onde tenho andado, vez por outra eu vejo a nossa Bandeira desenhada em vias urbanas e carros e pedestres pisando um dos símbolos de nosso país. Acho terrível, e gostaria que esta prática fosse considerada um crime e que os responsáveis fossem punidos. Até sandálias com a nossa bandeira no solado existem no comércio e são compradas e usadas naturalmente!

Comments

  • Eu entendo o que você quer dizer e concordo. A bandeira como todos os outros símbolos do nosso país são itens nobres e acho que não é bom usá-los indiscriminadamente e de qualquer maneira. Mas a minha dúvida são os sentimentos dessas pessoas, será que elas estão realmente querendo humilhar a nossa pátria ou é apenas uma demonstração de amor e carinho para com o país? Acho que quando alguém vai desenhar a bandeira do país ou comprar um calçado que tenha a bandeira desenhada, o que predomina são sentimentos mais nobres do que mesquinhos, por isso acho que punição não é aconselhável e sim conscientização. Nossos símbolos nacionais devem ser tratados oficialmente e com muito respeito. Talvez o Estado devesse distribuir nossos símbolos nacionais junto com uma cartilha de como usá-los corretamente para que todos possam mostrar nosso orgulho e amor pelo Brasil sem estar sendo vulgar e desrespeitoso.

  • Acho que vc devia se preocupar com coisas mais graves que acontecem por aqui.Se a bandeira do brasil desenhada no chão fosse o único problema desse país eu tava satisfeita.

  • Acho certo. As bandeiras existem para nos lembrar que temos identidade no mundo.Que temos uma referência territiorial. Uma língua. Uma cultura. Ele existe para nos lembrar que temos uma pátria, uma mátria... Nossa bandeira é alegre, feliz... é Linda. E TENHO CERTEZA que nós brasileiros, pelo menos em sua grande maioria, respeita o nosso pavilhão verde-amarelo. Não podemos ser xenófobos ou pseudo-patrióticos. Pense nisso: PIOR SÃO OS POLÍTICOS QUE A USA COMO PAPEL HIGIÊNICO. Sejamos felizes, apesar de tudo. Sejamos brasileiros

  • Não existe nada de errado com isso até porque, os casos que você citou não representam um desrespeito aos símbolos nacionais. No entanto, é bom lembrar que vivemos em uma democracia, e mesmo se alguém quisesse queimar uma bandeira do Brasil em praça pública, teria esse direito. O tempo da ditadura já passou. Considerar crime esse tipo de manifestação seria um ato de autoritarismo.

  • o símbolo deve estar em seu coração antes de tudo... so o ato de desenha-la demonstra um grandde patriotismo... não é todo mundo que pode ter uma bandeira oficial para pendurar em um mastro... e muitas vezes de que adianta ter a bandeira se não sabe respeita-la como o verdadeiro simbolo que é.

  • Concordo com você, mas em um país em que as pessoas preocupam mais com futebol, BBB, com novela, fofoca dos famosos, você acha que vai háver preocupação com os Símbolos Nacionais. O povão tá pouco se lixando. Brasileiro não sabe o que Civismo. Acredito que têm pessoas que nunca ouviram falar neste vocábulo.

    Boa noite e até mais.

  • Vc queria que a bandeira ficasse oculta?

    Se não há intenção, não há crime. Nos EUA e na Inglaterra é comum vc ver até cuecas com a bandeira dos respectivos países.

  • Oi,

    Vai ver eles são contra o presidente Luiz Inácio que está "pisando" na Bandeira Nacional com suas atitudes pseudo democratas.

    Esta é uma forma de rejeitar tais atitudes.

    Um abraço,

  • Eu sinceramente não acho correto, é um símbolo nacional ! Na época do Regime Militar só era permitido usar a bandeira oficial e o nosso Hino em solenidades cívicas, mas estamos em uma Democracia e tudo isso mudou ! Hoje se toca o hino nacional até em baile funk. Acho que mesmo com a liberdade agora deveríamos respeitar mais os símbolos da nossa Pátria!!!

Sign In or Register to comment.