Qual o mito mais improvável?

Enquanto caminhava por uma floresta, a esposa grávida de um rei viu surgir por entre as nuvens duas figuras celestiais que derramaram água e flores de lótus sobre sua cabeça. Foi então que ela começou a sentir as dores do parto e encostou-se a uma figueira. Do lado do seu corpo brotou uma criança resplandecente, que já sabia andar e falar: “Este é meu último nascimento”, disse o recém-nascido que, mais tarde, seria chamado o Buda.

Esses mito bobinho acima em nada é diferente daquele que conta que um ser todo-poderoso criou tudo o que existe para um certo macaquinho de estimação, feito à sua imagem e semelhança, que, depois, irritou seu criador e foi expulso de um jardim encantado por causa da macaquinha que foi feita de uma de suas costelas ter sido ludibriada por uma cobra falante e tê-lo convencido a comer uma fruta mágica.

Mas, se você é cristão, não vai achar esse mito idiota; muito provavelmente nem mesmo ache que isso é um mito.

Idiotas são os outros.

Comments

• rs do Siddhartha Gautama e bem melhor de se compreender do que o cristao

• São tantos !

Criacionismo no hinduísmo

No hinduísmo, o tempo não é linear como em outras crenças. Aqui, o tempo tem uma natureza circular, pois a criação e a evolução são repetidas eternamente, em ciclos de renovação e destruição simbolizados pela dança rítmica do deus Shiva. "Na noite do Brahma – essência de todas as coisas – a natureza é inerte e não pode se mover até que Shiva assim o deseje. Shiva desperta de seu sono profundo e através de sua dança faz aparecer a matéria à sua volta. Dançando, Shiva sustenta seus infinitos fenômenos e, quando o tempo se esgota, ainda dançando, ele destrói todas as formas por meio do fogo e se põe de novo a descansar".

Criacionismo chinês

Nas crenças chinesas, P’an Ku, o Deus-Absoluto, nasce a partir de um Ovo Primordial e o processo de criação se concretiza com um sacrifício divino. P’an Ku morre, dando então origem à vida: de seu crânio surgiu a abóboda do firmamento e de sua pele a terra que cobre os campos; de seus ossos vieram as pedras; de seu sangue os rios e os oceanos; de seu cabelo veio toda a vegetação. Sua respiração se transformou em vento, sua voz em trovão; seu olho direito se transformou na lua, seu olho esquerdo no sol. De sua saliva e suor veio a chuva. E dos vermes que cobriam seu corpo surgiu a humanidade.

Criacionismo grego

Segundo os gregos antigos, o princípio de todas as coisas está associado a um Caos Primordial, num tempo em que a Ordem não tinha sido ainda imposta aos elementos do mundo. Do Caos nasceu Gea (a Terra) e depois Eros (o Amor). Posteriormente, Caos engendrou o Érebo (as trevas infernais), o dia, a noite e o éter. Gea engendrou o céu, as montanhas e o mar. De Gea nasceram também os Deuses, os Titãs, os Gigantes e as Ninfas dos Bosques. Prometeu, filho do titã Jápeto, criou artesanalmente a raça humana – homens e mulheres – moldando-os com argila e água. E então Atena, deusa da sabedoria, ao ver essas criaturas, insuflou em seu interior alma e vida.

Iorubá e o criacionismo

Na crença de Iorubá, o processo de criação envolve várias divindades. Em uma das versões, Olorum – Senhor Deus Universal – criou primeiramente todos os Orixás (divindades) para habitar Orun (o Céu, mundo espiritual), com o objetivo de usá-los como auxiliares para executar todas as tarefas que estariam relacionadas com a própria criação e o posterior governo do mundo. Então, Olorum encarregou Obatalá de criar o mundo; mas este, com pressa, não rendeu a Bará os tributos devidos e, durante sua caminhada, parou para beber vinho de palmeira e, embriagando-se, adormeceu. Oduduá, a Divina Senhora, foi ao encontro de Obatalá e, ao vê-lo adormecido, pegou os elementos da criação e começou a formação física da terra. Ela mandou que cinco galinhas d’angola começassem a ciscar a terra, espalhando-a, dando assim origem aos continentes. Oduduá soltou então os pombos brancos - símbolo de Oxalá – e assim nasceram os céus. De um camaleão fez surgir o fogo e, com caracóis, ela criou o mar.

A Tradição judaico-cristã e o criacionismo

Na tradição judaico-cristã sobre a criação divina do mundo, que é baseado em Gênesis, um ser único e absoluto, denominado Javé ou Jeová (ou Deus), perfeito, incriado, que existe por si só e não depende da existência do Universo, é o elemento central da estrutura criacionista. Exercendo seu infinito poder criativo, ele criou o Universo em seis dias e no sétimo descansou. Sempre através de palavras, no primeiro dia, ele fez a luz e separou o dia da noite; no segundo dia, ele criou o céu; no terceiro dia, a terra e o mar, as árvores e as plantas; no quarto dia, o Sol, a Lua e as estrelas; no quinto dia, os peixes e as aves; e, no sexto dia, ele criou os animais e, por fim, ele fez o homem e a mulher (Adão e Eva) à sua imagem e semelhança.

Actualmente, para muitos cristãos e judeus, os sete dias da criação do mundo, de que fala a Bíblia, não devem ser entendidos literalmente, representando uma forma de explicar a criação do Universo. Mas, mesmo assim, algumas correntes, denominadas fundamentalistas, originárias em certas regiões dos EUA, acreditam em uma leitura literal da Bíblia. Alguns dos seus membros defendem o design inteligente, que não passa de mais uma teoria criacionista.

• Religião é que nem cú.

Cada um tem o seu e o resto que se ****!!!

• Vc não deveria falar assim da religião dos outros, tenha mais respeito.

• vou Orar por tua alma amigo =/

• tudo é para colocar duvida em nosso coração, pois é isso que o satanás quer mostrar que tudo é mito pra não crer na existência de DEUS, e o único pecado é e sempre será a desobediência não é pelo fato dá maça, é o mesma coisa tenho quatro filhos minha esposa me deixou, eu dizia pra não fazer isso ou aquilo, que vai da ***** para com essas amizades seja um exemplo, vc é cristã pregue, há deu ***** foi pela cabeça dos outros acho que era solteira fico quatro dias fora de casa se acha que ela fez o quê, se tivesse me escutado ainda teria seu lar, assim como adão e eva que foram espulso,

amigo é tudo no seu nome vc vai ter que dar conta de si mesmo diante de DEUS....

falouuuuuuuuuuuuuu muito facion.....

• vc tá revoltado por isso eu ñ largo a minha grande amiga M. Padilha por causa de ninguém.Nem de crentelhos e nem de igreja nenhuma

Sign In or Register to comment.