pessoal vcs podem me explicar qual a diferencia do 1 e 2 grau em matematica?

e me de um exemplo de cada uma.

brigado a quem responder.

sai limbo

sai limbo

sai limbo

Comments

• Muito simples, veja só.

As equações ou funções polinomiais são definidas pelo grau, uma função polinomial se apresenta dessa forma:

P(x) = a1.x^(n) + a2.x^(n - 1) + a3.x^(n - 2) + a4.x^(n - 3) + ... + an.x + a[n+1]

Para n um número natural. O expoente, n, define o grau da função. Quando n = 1, o polinômio ou a função polinomial fica:

P(x) = a1.x + a2 → podemos escrever assim ƒ(x) = a.x + b

E isso chamamos de função AFIM ou função do primeiro grau, porque n = 1, por isso primeiro grau.

Quando n = 2, temos uma função do tipo:

P(x) = a1.x² + a2.x + a3 → escreve-se assim ƒ(x) = a.x² + b.x + c desde que "a" seja diferente de zero (se for igual a zero vai ser uma função afim)

E isso chamamos de função QUADRÁTICA ou função do segundo grau, porque n = 2, por isso segundo grau.

Funções do primeiro grau são assim:

y = 2x + 4

y = x - 3

y = 4x/3 + 17

E funções do segundo grau são assim:

y = x² + 5x + 6

y = - x² + 7x - 12

y = (x + 2).(x - 1) → podemos escrevê-la assim, essa é a forma FATORADA da função do segundo grau, essa mesma função é essa y = x² + x - 2

y = x² também é do segundo grau

y = x² - 4

y = - x² + x

Já uma função do terceiro grau, ou função cúbica é quando n = 3, assim:

ƒ(x) = a.x³ + b.x² + c.x + d

As funções podem ser expressas em fatores, como eu disse anteriormente, primeiro devemos encontrar as raízes e depois fatorá-las da seguinte forma:

Dado um polinômio P(x) com raízes a , b , c , d , e , f , g ... , z este polinômio pode ser escrito assim:

P(x) = (x - a).(x - b).(x - c).(x - d).(x - e).(x - f).(x - g). ... .(x - z)

O número de raízes de uma função é igual ao valor do maior expoente, ou seja, é igual ao grau da função.

Sign In or Register to comment.