RESUMIDAMENTE, o que é a teoria das cordas?
Bem, resolvi passar a madrugada estudando física, rsrs, mas todo o site que eu vou atras de explicação mais simples sobre a teoria das cordas, me vem um cópia genuína do wikipedia.Por favor me expliquem a teoria das cordas, não precisa ser um resumo, quero apenas entender da forma que vocês entendem.
Muito obrigado pessoal.
Comments
A teoria das cordas é uma tentativa de explicar como seriam formadas as partículas sub-atômicas (quarks, bósons, glúons, elétrons, etc).
Segundo a teoria estas partículas seriam formadas por "cordas" microscópicas, como as cordas de um violino, que vibrariam em frequencias específicas, originando as características de cada uma. incluido aí a massa e a gravidade.
Complementando as cordas, já foram sugeridas as supercordas e até superfícies ondulatórias.
Olá, a teoria de cordas nada mais é do que um modelo, bem aceito, para descrever a sustentação do átomo. a teoria das cordas já resolveu bastantes problemas teóricos para amenizar o tato com o parcela teórica do ambiente sub atômico, porém é só um modelo bem visto no âmbito científico nada tão espetacular como a detecção do suposto bóson de higgs pelo LHC. Na verdade de 1930 para 2012 a física não teve ainda uma grande descoberta em modelos matemáticos para descrever átomos e partículas sub atômicas, só modelos como a teoria das cordas e as 11 dimensões e a teoria M...
Abraço ! , leia o livro de Marcelo Gleisser "a dança do Universo", vai gostar da abordagem pois é simples e bastante esclarecedora para iniciantes em física.
A teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física tradicional, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais altas.
Mas por enquanto é apenas uma teoria e ainda não tem comprovação no mundo real.
É uma teoria matemática muito conceituada e aceita.
Só falta isso.
Leia mais.