vale 5 pontos?imploro aos sábios me ajudem nesse exercício de vetor campo elétrico?
por favor me ajudem me explicando passo a passo como fazer esses exercícios de vetores?
desenhe e determine o modulo da resultante dos vetores A,B e C em cada caso a seguir:
1)vetor a de modulo 10,que aponta para noroeste;
vetor b de modulo 10;que aponta para nordeste;
vetor c de modulo que aponta para o sul
2) vetor a de modulo 12,sentido horizontal e direção esquerda;
vetor b de modulo 7,sentido horizontal e direção esquerda;
Comments
ANÁLISE
1)
A questão se utiliza de orientação espacial. O noroeste forma um ângulo de 135º com a referência radial (1,0), se estivéssemos considerando um circulo de raio unitário. O nordeste forma um ângulo de 45º com a mesma referência radial (1, 0).
Se tomarmos os ângulos e subtrairmos, encontraremos que entre A e B é formado um ângulo de 135º - 45º = 90º. Daí, basta somar A e B pelo teorema de Pitágoras para encontrar o módulo da soma: |A + B| = |A|² + |B|² = 100 + 100 = 10*sqrt(2).
Note que C aponta para o Sul, ou seja, está sobre o eixo vertical do mapa e possui sentido descendente. Assim, basta somar os vetores A + B e C para encontrar a resultante entre eles. A soma é apenas de seus módulos, uma vez que possuem mesma direção. Note que por possuírem sentidos contrários, a soma se torna uma subtração. Como o módulo de C não foi dado, possivelmente por erro de digitação, então basta realizar,
R = (A + + C
Onde R é o vetor resultante. Assim
|R| = |A + B| - |C|
|R| = 10*sqrt(2) - |C|
Sendo |C| o módulo dado pelo enunciado.
2)
Houve um erro de digitação na questão (2). Os vetores podem possuir, nesse caso, direções horizontal e vertical. Direita, esquerda, para cima ou para baixo são seus sentidos.
A + B = R
Onde:
A possui módulo igual a 12 , direção horizontal e sentido para a esquerda;
B possui módulo igual a 7, direção horizontal e sentido para esquerda;
Note que A e B possuem mesma direção e mesmo sentido, bastando apenas somar seus módulos. Daí,
|R| = |A| + |B|
|R| = 12 + 7
|R| = 19