porque no judo o seiza tem que abaixar com uma perna e levantar com a outra?
a minha sensei falou para eu levar um trabalho para ela e tem que saber porque no seiza tem que abaixar com uma perna e levantar com a outra?
a minha sensei falou para eu levar um trabalho para ela e tem que saber porque no seiza tem que abaixar com uma perna e levantar com a outra?
Comments
pequeno thiago e o seguinte:eu não deveria responder porque vc tem todas as ferramentas necessárias para sua pesquisa,mas vou ser caridoso e lhe responder,senta se em seiza primeiro com a esquerda e levanta se com a direita,porque?porque no Japão feudal onde nasceram diversos estilos de artes marciais ,se carregava a espada do lado esquerdo ,portanto saca se a espada com a mão direita,entendeu?para não travar a espada na bainha entre a perna e o quadril ou cortar a perna numa necessidade de saca la quando sentado ou levantando se sentava primeiro o lado que se empunhava a espada,e se levantava o lado contrario para não impedir o livre manuseio,entendeu?detalhe dentro dos palácios e castelos no Japão antigo era proibido andar em certas áreas em pe,se andava em shikko,dai a necessidade de criar técnicas sentadas,ou suwari waza,dai se encorporou essa forma de se sentar e levanter,nao so no judo como em todas as artes de origem japonesa,embora creio eu que muitas escolas ou dojos pelo mundo afora nao adotem ou mesmo saibam dessa norma,uma vergonha porque na verdade esse e um detalhe incorporado dentro dos conceitos de budo