O que você acha da desigualdade entre os estados?

As vezes eu penso. Cara, existe tanta desigualdade em relação aos estados brasileiros, a maneira com que São Paulo é tratada é bem diferente da que Roraima é tratada. Claro que ECONOMICAMENTE São Paulo é superior a Roraima, e tratar um estado diferentemente do outro devido à sua importância econômica e populacional eu concordo. Acontece que muitas vezes isso ultrapassa os fatores populacionais e econômicos, e chegam a estes estados de maior economia e/ou população serem tratados como "melhores" que os outros. Esse complexo de superioridade chega a interferir atá mesmo na política. Por exemplo: Eu fico imaginando que graça tem em ser Governador de um estado como o RN, não se tem repercussão. É muito melhor governar MG por exemplo. E sendo governador de um estado como MG pode-se até chegar a presidência da República, ao passo que o governador do RN não tem influência para ser presidente.

Comments

  • Isso é uma verdade! Nós já tivemos presidentes nascidos no nordeste, mas pode ver que a vida política deles foram construídos nos "principais" estados do país.

    Nós nos desenvolvemos de uma forma muito equivocada e isso atrapalha demais o país nos dias de hoje.

    Abraço!

  • Desde 2003 o nordeste tem crescido há taxas maiores que o próprio país, e do montante da dívida pública, São Paulo responde por 54,7% desta dívida e o Nordeste todo responde por apenas 36,7% da dívida pública.

  • Concordo plenamente com você. Não podemos esquecer também que os estados mais "esquecidos" são prejudicados além de tudo por governadores e prefeitos corruptos que não são revelados pela mídia. Por exemplo: digamos que falta materiais escolares em escolas de Roraima, a mídia impõe praticamente como algo normal por ser um estado "desconhecido" e dificilmente isso terá grande repercussão. Imaginem agora se acontecesse com São Paulo, um estado que tem o governador famoso e a mídia está totalmente voltada para esse estado. Com certeza a mídia "cairia matando" e, consequentemente, a população tmb. Infelizmente no Brasil a população é movida pela mídia e essa não apoia a população. O correto seria se os estados economicamente menos desenvolvidos tivessem mais atenção do governo.

    Abraço e boa questão levantada!

Sign In or Register to comment.