Um amigo meu tem ataques subitos de taquicardia, falta de ar e pontadas. O que poderá ser?
Um amigo meu tem ataques subitos de taquicardia, falta de ar e pontadas. O que poderá estar causando isto? Que exames é que ele deveria fazer?
Um amigo meu tem ataques subitos de taquicardia, falta de ar e pontadas. O que poderá estar causando isto? Que exames é que ele deveria fazer?
Comments
Arritmias Ventriculares
Sintomas associados
As extra-sístoles ventriculares apresentam sintomas variáveis, podendo se apresentar como uma pontada na região do coração, sensação de falta de ar, cansaço, sensação de uma parada dos batimentos, e palpitação (aceleração do coração).
A presença de síncope (link) associada à arritmia ventricular, seja extra-sístole ou taquicardia, deve sempre ser seguida de uma investigação mais detalhada no intuito de afastar possíveis patologias causadoras de morte súbita.
Causas
Praticamente todas as doenças cardíacas graves podem ser associadas a episódios de arritmia ventricular, mas doenças arteriais coronarianas agudas, como angina instável e infarto do miocárdico, ou crônica, como miocardiopatia dilatada isquêmica, são causas comuns desse tipo de arritmia.
A hipertensão arterial, doenças do músculo do coração (miocárdio) e doença de Chagas também estão ligadas a episódios de taquicardia ventricular.
Investigação
Exames como eletrocardiograma ou monitorização cardíaca contínua, no momento da taquicardia ventricular, possibilitam o diagnóstico imediato dessa arritmia. Em outros casos, a doença só poderá ser diagnosticada com um eletrocardiograma contínuo (Holter) ou por um período maior de monitorização. Em outros casos, pode ser necessário um estudo eletrofisiológico para testar medicações e identificar o foco da arritmia.