Água com açúcar acalma ou isso não passa de lenda?
Amigos, já vi muitas pessoas tomando água com açúcar quando estão nervosas, e alegam que isso acalma, relaxa e tranquiliza. Eu mesmo já fiz isso e percebi os efeitos calmantes de imediato. Mas esse efeito tem algum fundamento científico (por exemplo, ao produzir serotonina, um neurotransmissor que atua no Sistema Nervoso relaxando-o) ou é apenas efeito placebo, puramento psicológico...? Por favor, me ajudem com um embasamento científico, de preferência. Se houver médicos, enfermeiras ou outros profissionais da saúde por aqui e puderem me esclarecer, agradeço muito. Procurei na internet mas não encontrei nenhuma fonte confiável...abraços e obrigado!
Comments
Acalma, mas em grande parte é efeito placebo, só de você pensar que isso irá te acalmar, funciona.
Quimicamente falando, não. Mas a mistura pode se beneficiar do efeito "placebo", fenômeno em que um remédio falso pode se beneficiar por conta da autossugestão do indivíduo. Ou seja: de tanto a pessoa acreditar no poder do tratamento, seu cérebro acaba estimulando o próprio organismo rumo à cura. Outro possível benefício é que o açúcar age em regiões cerebrais que respondem pelas emoções, causando uma sensação de prazer.
Geralmente quando estamos nervosos o corpo passa por um momento de estresse e este momento esta consumindo um maior n° de glicose possível para sustentar esta situação, a fadiga é conseqüência desta bomba relógio, quando tomamos agua com açúcar facilitamos o trabalho de reposição esta energia tão importante para o organismo dando a ele a condição de equilibrar as coisas diminuindo estresse, se pensarmos não tem efeito significativo no momento pois o organismo demora para a absorção, o que manda é o psicológico que também é somático, o conjunto da obra pode ajudar a acalmar.
O cérebro consome em geral açúcares. A melhor forma de fornecer açúcar é tomar açúcar diluido numa concentração adequada, que cai rapidamente na corrente sanguinea e desta forma vai direto para o cérebro.
Não funciona se a pessoa é diabética, já que ela tem dificuldade com açúcares.
acalma... eu já me acalmo com água!
A aguá com açúcar só tem a trazer UMA HIPERGLICEMIA!