Policia de Portugal acusa os imigrantes brasileiros por suposto aumento da criminalidade no país.?

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

As associações de imigrantes brasileiros em Portugal repudiam vivamente as declarações de responsáveis do Sindicato de Profissionais de Polícia, relacionando os imigrantes brasileiros ao suposto aumento da criminalidade em Portugal. Trata-se de uma mentira, como provam todos os estudos sobre segurança pública, nomeadamente os feitos por instituições oficiais ou acadêmicas.

Os imigrantes brasileiros em Portugal são gente de bem. Qualquer generalização de actos criminosos individuais é uma leviandade e um ato objetivo de xenofobia e discriminação, punível de acordo com a legislação portuguesa.

O cidadão português de origem brasileira que assassinou dois agentes policiais é um criminoso internacional, condenado no Brasil, ligado ao tráfico de armas e sequer residia em Portugal. Esclarecemos ainda que grande parte dos estrangeiros detidos ou condenados a cumprir pena em prisões portuguesas são “correios” do tráfico de drogas e não imigrantes em Portugal.

A ligação entre imigração e criminalidade obedece, em geral, a fins políticos e eleitorais, como se vê em muitos países europeus. Vindo de agentes policiais com representatividade sindical, mais grave se tornam essas afirmações, por gerarem intranqüilidade na população, a quem têm obrigação de proteger.

Aplaudimos a rapidez e firmeza demonstradas pelo governo português e pela Comissão Permanente da CIDR na resposta às declarações em questão e solicitamos publicamente ao Ministério da Administração Interna e à Comissão pela Igualdade e contra a Discriminação Racial (CIDR) o maior rigor na aplicação das medidas legais que se impõem.

Lisboa, 9 de Maio de 2006

• Casa do Brasil de Lisboa

• Associação Mais Brasil

• Associação Brasileira de Portugal

• Associação dos Amigos Brasileiros na Madeira

• AACILUS - Associação de Apoio Social a Imigrações para as Comunidades Sul Americanas e Africanas.

http://www.casadobrasil.info/spip.php?article91

Comments

  • O outro dia vi na tv record que dados estatísticos indicam que cerca 80% das prostitutas da Europa são Brasileiros.

    Penso que isto é sintomático e reflete a realidade do que se os europeus sentem.

  • Essa notícia é de Maio de 2006, tem quase 2 anos.

    E fui verificar as supostas declarações e não é dito nada disso, o que é referido em relação aos imigrantes brasileiros é que de 2005 a 2006 o número de ilegais brasileiros aumentou 87%.

    Não está em lado nenhum que a Associação Sindical ache que há alguma ligação entre brasileiros e criminalidade, é mentira.

    Talvez essa interpretação surja das grandes dificuldades que os brasileiros têm para perceber português de Portugal.

    Ou então interpretaram mal de propósito

    descontextualizando as palavras da Associação Sindical.

    Não sei qual é a tua intenção mas isto só vem provar que há gente muito rancorosa e mal intencionada no Brasil.

    E muito preconceituosa.

  • sou brasileiro com residencia em Portugal há mais de 16 anos, tenho uma opinião contraria a posição do referido sindicato..

    A violência em Portugal faz parte do desenvolvimento e movimento de pessoas e bens da Europa, nenhum país ficará imune a violência é o custo da globalização. A posição do sindicato é no sentido de descupabilizar-se da falta de preparo em abordar os criminosos em Portugal. Eles esquecem da segregação do povos provenientes da África lusofona, Cabo-Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Principe, e Guiné Bissau...estes povos após o 25 de Abril de 1974 rumaram para Portugal e seus descendentes idem... foram alojados em casas de parentes, outros procuraram bairros degradados e em consequência cresceram barracos e aumento de favelas...Portugal recebeu muito dinheiro para construir casas para os portugueses (retornados) de africa.

    Mais da mesma forma que veio tambem desapareceu...

    Falo apenas dos afaricanos pretos e mulatos excluindo a segregação que os portugueses praticaram com os própios natos que moravam em africa..é uma história muito cumprida....

    Quanto aos africanos sempre foram renegados em Portugal, mão-de-obra barata, moravam em favelas, bairros ou guetos, filhos de africanos nascidos em Portugal não tinham direito a nacionalidade portuguesa, não tinham identidade com africa porque nunca lá foram, onde ficavam? estes elementos dava um estudo sociológico ou defesa de uma tese universitária.

    Os portugueses estão a pagar caro erros recentes de uma estratégia de politica de imigração.

    Por outro lado o que fazer com mais de 800 mil emigrantes do leste da europa que invadiu este país a cerca de 6 anos.

    Segundo sei existe dois tipos de criminosos em Portugal são os brasileiros e os do leste da Europa, porque eles primeiro atiram deposi fogem, mais esta é a caracateristica de qualquer criminoso perigoso.

    Sendo assim temos aqui vários tópicos a estudar esta declaração do referido sindicato.

    Como brasileiro nunca sofri qualquer tipo de acto de racismo ou xenofobia, porque tenho em mente a resposta imediata seja em qualquer lugar... Ouvi várias vezes portugueses a dizerem aos africanos "volte para sua terra".

    Caso isso acontecer comigo respondo. "Volto sim, somente depois que o último português sair do Brasil, volto a Portugal de férias porque gosto de Portugal.

    Celso Novais

    [email protected]

  • eles não tem competencia pra resolver... entao jogam a culpa nos outros, isso é normal.

  • tem muita coisa para ler não estou afim

Sign In or Register to comment.