Queria Ponto Adicional da Tv á Cabo "NET".....?
Sou assinante da Tv á Cabo "NET" há 7 anos e queria o Ponto Adicional...só que dizer que foi aprovado que as operadoras não podem cobra a taxa desse ponto adicional.....Isso é verdade....?
Sou assinante da Tv á Cabo "NET" há 7 anos e queria o Ponto Adicional...só que dizer que foi aprovado que as operadoras não podem cobra a taxa desse ponto adicional.....Isso é verdade....?
Comments
olha pelo que eu sei sim é verdade mais pelo menos até agora nenhuma operadora está comprindo a lei aguarde mais um pouco para saber as respostas dos outros colegas!
Eu também quero ponto adicional. Assim que a proibição de cobrar pegar eu vou pedir, dois. Acho um abuso pagar adesão, instalação, assinatura e ainda ter que pagar instalação e mensalidade de ponto adicional.
Justiça proÃbe Net de cobrar por ponto adicional no Rio
Publicidade
ELVIRA LOBATO
da Folha de S.Paulo, no Rio
Por determinação da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a Net (empresa de televisão por assinatura controlada pelas Organizações Globo em sociedade com o grupo mexicano Telmex) está proibida de cobrar dos assinantes no Estado do Rio pelos pontos adicionais de TV a cabo instalados nas residências.
Trata-se de liminar, passÃvel de recurso por parte da empresa. Mas foi suficiente para colocar em alerta a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). O presidente da entidade, Christopher Torto, disse que ela defenderá o interesse dos associados, por acreditar que há cobertura legal para a cobrança do serviço.
Todas as empresas de televisão por assinatura adotam a prática e receiam que esteja começando, no segmento de TV por assinatura, um movimento semelhante ao da contestação da assinatura básica da telefonia.
No mês passado, em Minas Gerais, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e o Procon assinaram um parecer conjunto considerando abusiva a cobrança por ponto adicional de TV a cabo nas residências. O parecer foi enviado a órgãos de defesa do consumidor de todo o paÃs. No próximo dia 7, o assunto será discutido pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.
A liminar concedida no Rio de Janeiro refere-se apenas à empresa Net Rio, que tem concessão de TV a cabo, e não faz referência à TVA, que oferece o serviço na mesma área da Net com transmissão dos canais por microondas (sistema MMDS), nem à DirecTV e à SKY, que fazem transmissão da programação direta por satélite.
à que o juiz baseou sua decisão na Lei da TV a Cabo, de 1995, a qual, segundo ele, não prevê o pagamento por pontos extras instalados nas residências dos assinantes. A Net, segundo consta da decisão judicial, cobra do consumidor R$ 60,00 de instalação e R$ 21,90 por mês por ponto extra instalado.
A ação contra a Net foi proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa. A deputada estadual Cidinha Campos (PDT), presidente da comissão, qualifica a cobrança de abusiva. Ela argumenta que, como concessionária de serviço de público, a Net só pode cobrar o que estiver previsto na legislação.
O argumento da deputada é na mesma linha do parecer técnico do Ministério Público de Minas Gerais. Diz que a Net só poderia cobrar a taxa de adesão, na assinatura do contrato (para cobrir os custos da instalação) e mensalidade relativa ao pacote de canais contratado, não importando se, dentro das casas, os sinais são captados por um ou mais aparelhos de televisão.
Defesa
O diretor jurÃdico da Net Serviços, André Borges, disse que a empresa ainda não recebeu a notificação sobre a liminar concedida no Estado do Rio de Janeiro, mas antecipou que ela vai entrar com recurso.
A posição da Net, segundo o executivo, é que a empresa não é concessionária de serviço público, mas de serviço privado de interesse coletivo. Com tal, segundo ele, a empresa só não pode fazer o que estiver expressamente vetado na lei. Na medida em que a Lei da TV a Cabo não proÃbe a cobrança de pontos extras, as operadoras estariam liberados para fazê-lo, de acordo com a Net.
O diretor-executivo da ABTA, Alexandre Annenberg, diz que o ponto extra tem custo para a prestadora de serviço. ''Não é apenas uma extensão, como no telefone, pois em cada ponto pode-se captar uma programação diferente'', afirma.
Segundo a ABTA, há 4 milhões de assinantes de TV por assinatura no paÃs e 50% dos assinantes têm pelo menos um ponto adicional de recepção em casa.
Oi! tudo bom? hoje mesmo estava conversando com meu marido sobre isso,escutei no radio que realmente a net não podera mais cobrar ponto extra,inclusive terá que devolver em dobro o dinhiero que arrecadaram de quem tem e paga ponto extra,mais como conhecemos as leis no Brasil........sei não.Espere mais um pouco pra ver no que vai dar e peça o seu com segurança,bjus.