Quais as regras de próclise, mesóclise e ênclese?

Eu sei que a próclise vai antes do verbo, mesóclise vai no meio, e ênclese Por útimo, Mais qual a regra deles? Por exemplo é ênclese por que tal, tal tal Obrigado desde já^. ^^

Comments

• Mesóclise

Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise. O pronome fica intercalado ao verbo.

Exemplos:

Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe)

Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me)

Observações:

a) Havendo um dos casos que justifique a próclise, desfaz-se a mesóclise.

Por Exemplo:

Tudo lhe emprestarei, pois confio em seus cuidados. (O pronome "tudo" exige o uso de próclise.)

b) Com esses tempos verbais (futuro do presente e futuro do pretérito) jamais ocorre a ênclise.

c) A mesóclise é colocação exclusiva da língua culta e da modalidade literária.

_______________________________________________________________________________

Ênclise

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente:

a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Exemplos:

Diga-me apenas a verdade.

Importava-se com o sucesso do projeto.

b) Nas orações reduzidas de infinitivo.

Exemplos:

Convém confiar-lhe esta responsabilidade.

Espero contar-lhe isto hoje à noite.

c) Nas orações reduzidas de gerúndio (desde que não venham precedidas de preposição "em".)

Exemplos:

A mãe adotiva ajudou a criança, dando-lhe carinho e proteção.

O menino gritou, assustando-se com o ruído que ouvira.

d) Nas orações imperativas afirmativas.

Exemplos:

Fale com seu irmão e avise-o do compromisso.

Professor, ajude-me neste exercício!

Observações:

1) A posição normal do pronome é a ênclise. Para que ocorra a próclise ou a mesóclise é necessário haver justificativas.

2) A tendência para a próclise na língua falada atual é predominante, mas iniciar frases com pronomes átonos não é lícito numa conversação formal. Por Exemplo:

Linguagem Informal: Me alcança a caneta.

Linguagem Formal: Alcança-me a caneta.

3) Se o verbo não estiver no início da frase, nem conjugado nos tempos Futuro do Presente ou Futuro do Pretérito, é possível usar tanto a próclise como a ênclise.

Exemplos:

Eu me machuquei no jogo.

Eu machuquei-me no jogo.

As crianças se esforçam para acordar cedo.

As crianças esforçam-se para acordar cedo.

________________________________________________________________________________

ênclise

Em português, a ênclise corresponde à posição pós-verbal dos pronomes clíticos, designadamente dos pronomes pessoais átonos (função de complemento direto e indireto) e dos pronomes reflexos. A posição enclítica destes pronomes é a colocação mais natural em relação ao verbo e ocorre sempre que não existam palavras na frase que provoquem antecipação do pronome (próclise) e sempre que o verbo não esteja no futuro do indicativo ou no condicional (situação que obriga a mesóclise do pronome). Em português os pronomes em posição enclítica juntam-se ao verbo através de um hífen (em castelhano, por exemplo, "colam-se" ao verbo sem hífen: <dámelos>), subordinando-se assim à estrutura silábica do verbo. São exemplos de ênclise os seguintes casos:

i) O Pedro ofereceu-lho ontem.

ii) Lembro-me sempre daquele doce de leite.

iii) Amanhã vou visitá-la.

iv) Veste-lo muitas vezes?

v) Fá-lo imediatamente!

vi) Eles fazem-no tão bem!

A ênclise desencadeia fenómenos de alteração fonética por assimilação, sempre que se dão certos encontros fónicos. Assim, as formas verbais terminadas em -r, -s e -z, quando se encontram seguidas dos pronomes pessoais com função de complemento direto <o>, <a>, <os>, <as>, caem acrescentando-se l- aos referidos pronomes (<-lo>, <-la>, <-los>, <-las>; cfr. iii-v). Além disso, as formas dos verbos terminadas em nasal <-m> ou ditongo <ão> ou <õe> provocam a adição da consoante nasal <n> aos pronomes pessoais complemento direto (<-no>, <-na>, <-nos>, <-nas> cfr. vi).

• Mesóclise é o uso de pronome no meio do verbo. Exemplos: dir-lhe-ei, tornar-se-ia.

Sign In or Register to comment.