Ateus: Em não existindo Deus, poderia a vida ter um propósito?

A minha opinião, enquanto ateu, é de que não.

Temos somente a impressão de que a vida tem um propósito.

Quando você se desfaz dessa impressão tem o que Heidegger chamou de o despertar pela angústia. A única maneira de contornar isso seria ou pela transcedência através da arte ou o retorno ao sistema alienante que faz a vida parecer ter um propósito.

O que vocês pensam a respeito disso?

Update:

--

Atomo, eu diria que isso são meras "distrações" para que não nos deparemos com a angústia de não haver um propósito para a existência de uma maneira geral.

Update 3:

----

Chessus

Propósito = desígnio.

Comments

• "O cara só é sinceramente ateu enquanto está muito bem de saúde." (Millor Fernandes)

• O propósito da vida é puro e simplesmente existir.

• Ter um propósito na vida não tem nada a ver com Deus.

Particularmente acredito que o grande propósito espiritual da vida é buscar a felicidade. Enquanto que o propósito físico da vida é participar ativamente da máquina universal, com nossa energia e massa, que se transformam, mesmo após o fim dela.

• Eu não diria um propósito. Mas o que me motiva a viver é querer completar meus objetivos, pouco a pouco. Você sempre deve colocar metas em sua vida e tentar completa-las, tanto profissional como pessoal e sempre viver feliz, sair com os amigos, namorar, rir muito... Esses são os motivos que me fazem viver.

• Defina propósito.

É legal pensar que tudo deve haver um propósito,

nós gostamos de encontrar propósito em qualquer

coisa, seja para cortar carne ou para viver.

Sempre procuramos a ferramenta que dê o

propósito para vida assim como um martelo

bate prego e uma chave de fenda tira parafusos,

são propósitos pré-determinados pelos homens.

Não é diferente quando procuramos propósito

para a vida. Talvez o propósito seja exatamente

isso, Viver!

Abraços!

• nós é que achamos que tudo deve ter um propósito, mas na verdade a vida é pra ser vivida felizmente e só

Sign In or Register to comment.