O Hamster Anão Russo é proibido no Brasil ?

Update:

Os Hamsters Anões Russos são completamente diferentes do chineses! E os chineses são sim proibidos no Brasil. E por favor se você não tem conhecimento algum para responder aqui, não responda!

Comments

  • Oi, Rafinha! Tecnicamente, o hamster anão russo (Phodopus sungorus) é um animal doméstico, mas não está na lista de espécies consideradas domésticas pelo Ibama (anexo 1 da portaria 93 de julho de 98), portanto ele fica sujeito a toda regulamentação que cai sobre os exóticos. A criação de espécies exóticas é regulamentada pela portaria 102/98. É impossível iniciar uma criação de exóticos regulamentada sem comprovar que você adquiriu os seus animais de forma lícita. E, claro, é impossível adquirir hamsters de forma lícita no Brasil, hoje, porque não há criações registradas por aqui, e também não há como importar esses animais, porque a portaria 93/98 proíbe a importação de roedores de qualquer tipo. Ou seja, todos os russinhos que nós temos... estão em situação ilegal. Tecnicamente, a fiscalização pode apreender esses animais, se receber uma denúncia denúncia. Na prática, eles não dão muita bola, porque os bichos estão por toda parte, muita gente cria em fundo de quintal, muitas crianças deixam seus pets procriarem. Deviam estar na lista de domésticos. É uma espécie de buraco na lei, uma falha. Note que o Sírio (Mesocricetus auratus) também não está na lista, só o Hamster Europeu (Cricetus cricetus) - que não existe no país e não costuma ser criado como pet em parte alguma, até onde eu saiba.

    http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_93_9...

    http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_102_...

  • Rafinha o Hamster Anão Russo é permitido SIM no territorio Brasileiro ,apesar de muitos veterinarios o chamarde Hamster Chinês,o chinês é proibidono brasil,falo isso pois tenho 2 hamsters Anões Russos em casa :)

  • hamster chines e anão russo e tudo a mesma coisa,ñ se preocupe eu tenho um casal de hamster anão russo,e ele ñ são proibidos ñ

  • Olá, não, o hamster anão russo não é proibído. O Hamster Anão Russo possui 2 tipos, o Campbell (que encontramos no Brasil) e o Siberiano, que fica branco no inverno (que é extremamente raro no Brasil). Os chineses não são proibidos, eles apenas não são animais domésticos.

    O único hamster que é proíbido no brasil é o Roborovski, que é a menor espécie de hamster encontrada. Não sou criador, porém tenho um Hamster Sírio, e para te-lo, tive de aprender muito sobre os hamsters, e sei praticamente tudo. Espero ter ajudado

  • que besteira nada ve

  • O 'Chines' tem em todas as Pet Shops da minha cidade.

    Porém, o chamado Chines, são raros e quase não existem no Brasil devido ao calor e por estarem em extinção, então por isto acho que os Chineses são proibidos...

    Aqui no Brasil chamamos de Hamster chines, Porém, apesar de diferentes, o que chamamos de Chines na verdade é um Hamster anão russo!

    Então, pode comprar que dificilmente o Anão Russo/Chines é proibido.

  • claro que não qualquer Yamster russo chinês alemão e e.t.c pode ficar no brasil

  • nao nem o chines pq os dois sao o mesmo hamster e eu tenho um anao russo e eles nao sao proibidos

Sign In or Register to comment.