Uma planta de locais para instalação de comedouros, bebedouros, baias, cochos, ou seja, o minimo que pode ser instalado para criação de ovinos e qnto custaria para uma propriedade de 1 ha.
Desculpe as perguntas mas se vc puder ser mais expecífico posso de ajudar.
Escrever tudo é dificil, vou tentar te ajudar da melhor maneira possível.
Criar Ovinos não é tão simples como criar gado, pois se trata de animais extremamente senciveis e delicados. O que posso te adiantar é que não adianda nada vc ter uma ótima estrutura se esta não for diariamente limpa, vc dever manter o asseio como a pricipal tarefa do dia. Como vc vai usar o curral tambem para alimenta-los, os chochos tem que dar para todos os animais comerem (+ou- 20cm por animal) pois senão os mais fracos sempre ficaram sem comer. Aconselho fazer uma estrutura simples mas coberta, pois na época das chuvas o local tem que se manter seco senão vc vai ter varios casos de root foot(podridão dos cascos). Os bebedouros devem ser pequenos e distante dos cochos de comida, e a agua deve ser trocada diariamente.
Vc deve ter baias sulficientes para separar ovelhas solteira, mojando, com cria no pé, borregos desmamados para engorda, e os machos. Tudo depende da quantidade que vc vai criar.
Se for possivel visite propriedades de pessoas que já criam esse animais, isso vai te ajudar muito.
Comments
Vc já cria ovinos ou pretende criar??
1 ha é pouco vai trata-los no cocho??
Desculpe as perguntas mas se vc puder ser mais expecífico posso de ajudar.
Escrever tudo é dificil, vou tentar te ajudar da melhor maneira possível.
Criar Ovinos não é tão simples como criar gado, pois se trata de animais extremamente senciveis e delicados. O que posso te adiantar é que não adianda nada vc ter uma ótima estrutura se esta não for diariamente limpa, vc dever manter o asseio como a pricipal tarefa do dia. Como vc vai usar o curral tambem para alimenta-los, os chochos tem que dar para todos os animais comerem (+ou- 20cm por animal) pois senão os mais fracos sempre ficaram sem comer. Aconselho fazer uma estrutura simples mas coberta, pois na época das chuvas o local tem que se manter seco senão vc vai ter varios casos de root foot(podridão dos cascos). Os bebedouros devem ser pequenos e distante dos cochos de comida, e a agua deve ser trocada diariamente.
Vc deve ter baias sulficientes para separar ovelhas solteira, mojando, com cria no pé, borregos desmamados para engorda, e os machos. Tudo depende da quantidade que vc vai criar.
Se for possivel visite propriedades de pessoas que já criam esse animais, isso vai te ajudar muito.
Boa sorte.
Um grande abraço
Olá GMiron,
à uma area de 5 ha, pretendo fazer o pastejo rotacionado com a raça Santa Ines no interior da Bahia (caatinga) com capim-gramão ou andropogon. Minha dúvida é qnto a espacialização das instalações. Qntos hectares deve ser destinado para o pasto? Como é o interior de um aprisco, o tamanho ideal, o q deve ter para o animal?
Essas coisas!
Falei 1ha so ter uma ideia, ja que precisaria da planta pra 1 ha. como são 5 hectares faria uma adaptação!