Ditadura Militar no Brasil!?

Oi, pessoal do Y!R

Vou fazer algumas perguntas, para quem viveu na ditadura, por favor respondam com coerência as perguntas, e com sinceridade!

1) Você se lembra do golpe de 1964?

2) O que você fazia na época?

3) Como você descreveria o período?

4) Você sabia das prisões e outras violências praticadas?

5) A imprensa e as manifestações culturais eram livres?

6) Compare aqueles tempos com os dias atuais.

Obrigada a todos que respoderem, por favor responda quem sabe do assunto e viveu na época da ditadura militar no Brasil.

:)

Comments

  • .

    Vou te fazer um relato nada político e sem me basear em informações da imprensa.

    Vou relatar o que assisti com meus próprios olhos, sem levar em conta qualquer tendência ou corrente política.

    Nasci na Capital de SP em 1953, portanto em 1964 estava com 11 anos de idade.

    Na época acabara de mudar para um prédio de apartamentos e quase não tinha colegas.

    Hoje sei de acontecimentos políticos da época, mas vou me ater ao que vivi, sem o conhecimento da política.

    Lembro-me que meus pais tinham muita dificuldade em adquirir comida.

    Para comprar simples pães tinham que enfrentar filas, pois faltava trigo.

    Faltava também carne e outros tipos mais de alimentos, como o feijão e o arroz.

    Essa situação já vinha de um bom tempo e o Brasil estava parando.

    A vida na época era difícil, o dinheiro era escasso e para variar tinha bastante desemprego.

    Logo que os militares tomaram o poder, podia-se ver o exercito nas ruas.

    A população em princípio realmente ficou com medo, pois não era normal verem-se tantos militares do exercito fora das casernas, mas nada que impedisse as idas e vindas. Em poucos dias o Brasil retornou ao normal.

    Nessa época eu estudava o final do curso primário e já me preparava para entrar no ginásio.

    Algumas vezes, nos primeiros dias de abril de 1964, via-se comboios de viaturas do exercito se deslocando para fazer a troca de militares que se colocavam em pontos estratégicos, mas nada com cara de revolução ou guerra civil.

    O Brasil voltou rapidamente à normalidade, com o exercito nos quartéis e a volta do abastecimento de gêneros alimentícios junto com o inicio do grande arranque de desenvolvimento que se seguiu.

    O sossego só era quebrado com algumas manifestações de subversivos que sem mais nem menos lançavam uma bomba no centro da cidade em locais de grande publico.

    O negócio deles era a agitação. Tentavam promover a arruaça e desestabilizar a segurança publica.

    Cheguei a ter um visinho que foi preso por subversão dentro de sua casa.

    A população civil percebeu que os militares estavam melhorando o país, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento e foram bem aceitos pela maioria.

    A população civil não foi molestada pelos militares, com exceção dos atuantes de esquerda, principalmente no meio estudantil.

    Em 1968 (Eu já tinha 15 – 16 anos) entrei na biblioteca da PUC (que era um foco de subversão) e assisti cubanos fazendo discursos em cima de mesas empilhadas e barricadas de sacos de areia, incitando os estudantes a confrontarem com a polícia e o exercito.

    Eram baderneiros querendo tomar a todo o custo o poder no Brasil.

    Entenda a diferença: Pensamentos contrários não eram combatidos, mas os extremistas que partiram para a guerrilha, a subversão, os seqüestros e ataques contra quartéis de militares eram realmente perseguidos e geralmente entravam em confronto com os militares que não perdoavam.

    Os que militavam na clandestinidade (preparando os esquemas de ataques e crimes) eram descobertos e presos.

    Quando isso acontecia, tinham que falar por bem ou por mal.

    Do lado da esquerda o interesse era a baderna para a tomada do poder.

    Bombas explodiam em lugares públicos com o intuito de desestabilizar a ordem e acabavam prejudicando a população civil.

    Por tanto, a violência era na verdade promovida pela esquerda subversiva.

    Aconteceram assassinatos de policiais, seqüestros de embaixadores e personalidades, assaltos a carro de dinheiro e a quartéis do exercito (queriam armas), em fim, um monte de crimes que nunca a atual imprensa comenta.

    Quanto aos da esquerda que morreram ou foram condenados você já sabe, pois esta vive fazendo propaganda.

    Os movimentos culturais, quase sempre estudantis vinham impregnados de idéias vermelhas.

    Existia a censura, tanto religiosa quanto política, mas não esqueça que era um momento mundial e não só no Brasil.

    Certas barreiras com o tempo foram caindo. (E isso em todo o mundo)

    Comparar os tempos é difícil, (É uma outra época), mas os militares fizeram o que deveria ser feito, pois o Brasil estava indo para o comunismo e teríamos virado uma Cuba da vida.

    O exercito no poder fez o país melhorar num todo: Na segurança, no desenvolvimento e na prosperidade.

    Mantiveram a soberania da nação e desbravaram o país que era extremamente atrasado.

    O alicerce deste país foi construído pelas forças armadas.

    Sem esse alicerce você não estaria nem nesse computador.

    Cansado <FORA lula> e sua corja de subversivos(AS)!

    .

  • Tudo o que o Guerrilheiro Virtual viu eu vi e vivi, concordo com ele e tem mais:

    1-Lembro-me muito bem.

    2-Era estudante numa cidade do interior

    3-Para mim, normal... não vi nada do que falam

    4-Sabia de prisões de "alvoroçadinhos", e de pancadaria na polícia (mas todo preso apanhava naquela época, até ladrão de galinhas, era normal a truculência nas delegacias)

    5- Dizem que não, mas eu estava estudando, paquerando, praticando esporte... não vi nada que me chamasse a atenção... e olha que era atenta e nada bobinha.

    6- Os jovens eram mais participativos, menos apáticos, menos manipulados (por incrivel que pareça) e os adultos mais exigentes, mais sérios, menos metidos a jovenzinhos como hoje.

    Lembro-me bem das filas para comprar açúcar, arroz, carne, café, quando chegavam nos armazéns... e era tudo muito caro. E dos adultos cochichando política com os amigos... ninguém dizia o que pensava em bom tom... era perigoso... De assassinatos só fiquei sabendo dos coitadinhos dos recrutas massacrados pelos esquerdistas, dos donos de bancas de jornais que eram explodidas, e de autoridades sequestradas. Dos presos políticos, ninguém era contra, eles eram os baderneiros da época (filhinhos de papai rebeldes ou pobres coitados de cabeça feita pelos alvoroçados)... os ricos se exilaram, os pobres calaram a boca ou morreram. Lula e sua turma só se juntou depois...

    Foi nessa época que meu pai descobriu que política era um pepino e que ninguém prestava... como hoje. Epidemias de saúde existiam e ainda existem e, quer saber? Os maiores prejudicados foram exatamente os militares de baixa patente que eram usados como exemplo, tiveram seus salários achatados e viviam de prontidão (não se ganha hora extra) Esse discurso enviesado de hoje é só campanha.... Quero indenização também!

  • 1.Sim.

    2.Era estudante do curso basico.

    3.As pessoas viviam sob o domino do medo.Ninguem falava sobre politica ou alguma coisa que se relacionasse a liberdade ou contra militares.Os militares dominavam principalmente as escolas onde os alunos e professores eram obrigados a seguir uma cartilha chamada educação moral e civica.A inprensa ao contrário do que se apregoa estavam do lado dos militares e da ditadura.A oab e outras entidades de Direita também apoiavam o golpe.Atfp e os maçons tambem eram favoraveis a Ditadura.Quem derrubou a Ditadura foram os estudantes e os trabalhadores. Principalmente o sindicatos dos metalurgicos do abc ligado ao Luis inacio da Silva, hoje nosso Presidente.

    4.Sim

    5.Não.Era tudo controlado pelos milicos.Mas a grande maioria faziam tudo para agradar aos Militares.

    6.Corrupção era maior que agora.Os emprestimos que foram muito, foram jogados pela janela,seja por corrupção ou por mau uso do dinheiro(ferrovia do aço,usina nuclear de angra,Paulipetro,estrada rio-santos inacabada,transamazonica,etc).Só que a Imprensa era como hoje em relação ao Psdb, por afinidade ela não noticiava as coisas ruins dos milicos.A inflação era alta e o povo sofria muito mais do que hoje.Os abusos de autoridades eram fatos corriqueiros.Havia o esquadrão da morte, apesar de hoje ter a rota e o BOPE.Não havia votação para Presidente da Republica, pois era ocupada por um incompetente General.

    Eu na epoca tinha uns 10 anos mas já sabia que acontecia pois nunca fui alienado.Na e´poca eu era vizinho de um rapaz por nome de Jonas que morava sozinho e um dia o milicos chegaram e "desapareceram"com ele.

    A minha primeira filha morreu com 4 meses de vida, vitimas dos militares.Em 1974 havia uma epidemia de meningite e os miltares diziam que não.Minha filha pegou meningite dentro de um hospital e veio a morrer.Os militares só reconheceram que havia uma epidemia quando começou a infectar pessoas(principalmente crianças)da elite, aí eles importaram as vacinas.Abraços.

  • Resumindo a sua pergunta: Pior que a DITADURA MILITAR, só o GOVERNO do PT !

Sign In or Register to comment.