Como é a ordem escolar no Brasil?
em Portugal a escola começa aos 6 anos para as crianças
a ordem é essa:
EB 1 ( 1°ciclo do Ensino Básico obrigatório):
1°
2°
3°
4°
EB 2/3 (2° e 3° ciclos do Ensino Básico obrigatório):
5°
6°
=========================
7°
8°
9°
Liceu (Ensino secundário não obrigatório):
10°
11°
12°
Depois vem a universidade
na França a escola começa igualmente aos 6 anos:
Primaria:
CP
CE1
CE2
CM1
CM2
Colégio:
6éme
5éme
4éme
3éme
Liceu (Nao obrigatório):
2éme
1éme
Terminal
Depois vem igualmente a universidade
e como é no Brasil?
Update:pois, em Portugal tem a Pré-escola mas so é obrigatório um ano! e há quem mesmo nem faça pré-escola por opção... apesar de ser obrigatório não conta como currículo
Comments
A educaçao Basica no Brasil é dividida em Educacao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Medio
a Educacao Infantil compreende o atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos de idade, mas nao é obrigatorio
o Ensino Fundamental é obrigatorio e compreende o atendimento de criancas a partir da fase introdutoria (antigo pré-escolar) ate a oitava serie.
o Ensino Medio é dividido em 3 series: primeiro, segundo e terceiro ano.
alem da educacao basica ha ainda o ensino superior, que ja nao é obrigadotrio e compreende os cursos especificios de universidades.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)
Art. 21. A educação escolar compõe-se de:
I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
II – educação superior.
Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade;
37II – pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá porobjetivo a formação básica do cidadão (...)
Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 (três) anos,
Atualmente não sei exatamente como funciona.
Eu entrei na escola aos 3 anos de idade. Na minha época funcionava dessa forma (Tenho 22 anos hoje):
1 - Pré-escola: "Jardim I", "Jardim II" e Alfabetização;
2 - Primário: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Séries;
3 - Ginásio: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries;
4 - Ensino Médio: 1º, 2º e 3º Anos;
Passei 4 anos e meio na Universidade.
Eu tô é ficando velho...
No Brasil,começa a pré escola,normalmente entre 5 e 6 anos.(maternal-jardim e pré),obrigatório é fazer o pré,onde é o inicio da alfabetização(alfabeto ,ler e escrever), depois o ensino fundamental, que são 9 anos (1º à 9º série,materias:portugues,matemática ,historia do Brasil,,educação física,ciencias,ingles,estudos sociais,artes,musica)até um ano atrás ,eram 8 anos.E depois o ensino médio (3 anos)sendo o ultimo a preparação para o vestibular(esses 3 anos que é introduzido quimica,fisica e biologia) ,e posteriormente faculdade ou universidade.Após diploma superior(faculdade ou universidade)pode-se fazer cursos de especialização(que é um aperfeiçoamente em determinada área específica da profissão).
Essas matérias citadas,são as basicas pela constituição do Brasil,porem ,as escolas particulares,podem ter mais em seus curriculos,desde que respeitem a carga horária estipulada por lei.
Mas existe tb a opção de cursos técnicos no ensino médio.São cursos com o mesmo currículo de escola(matemática,português,química,física,
biologia,historia,ciências,inglês,
espanhol,educação física,desenho geométrico,
computação)
e mais matérias de um oficio,por exemplo técnico de informática,a pessoa estudara além das matérias citadas,as matérias de conteúdo específico do curso técnico,sendo necessário fazer tb estágio , aprovado o aluno tem o diploma do ensino médio e mais do técnico .
Sinceramente não sei
ensino fundamental-começa aos 6 e termina aos 14.
depois tem o ensino médio -dos 14 aos 17
e por fim o final do nosso filme de terror....vestibilar faculdade toda essa historia...é uma pena que nem todos pensam em terminar os estudos,alguns da para entender que nao tem condiçoes,mas tem gente que tem condiçoes de estudar e prefere ficar gazeando aula por aí...entao eu me pergunto...que tipo de estudo é esse?estudo sobre como fugir da escola e nao comparecer as aulas....essa serie ensina as pessoas a usarem drogas e fazer tudo que nao se deve....."O gente sem noçao e responsabilidade...esse mundao ta quase perdido...."
Temos as pre escolas para alunos ate 5 anos e 1/2, depois o ensino basico q vai do 1o ao 5o ano, ensino fundamenta, q vai do 6o ao 9o ano, ensino medio, q vai do 1o ao 3o ano.
Ai vem o terror da galera, o vestibular, pra entrar em alguma graduaçao, depois vem pos graduaçao, mestrado e doutorado!!
Nao é mole nao!!!
começa o ensino fundamental aos 6 anos até 14 anos,e o ensino médio dos 15 aos 17 anos, no ano passado teve essa mudança para 9 anos no ensino fundamental.
beijos
é dividido em pré escola, depois o ensino fundamental, que totaliza 9 anos (da primeira à 9º série) e depois o ensino médio (3 anos), e depois a universidade...
bjs
1ºciclo encino basico depois basico e o brgatótio e segue assim falou