A Água de Vênus evaporou como?

Tem uma descrição interessante no wikipédia sobre a atmosfera de Vênus e como ela se comporta exatamente a 50KM de altura com pressao atmosferia de 1,066 a temperatura maxima de venus seria de 75ºC, PORTANTO se o planeta tivesse uma pressão de 1066 mb ( a da Terra é de 1013), sua temperatura máxima seria de 75º, e levando-se em conta que 75ºC é a temperatura maxima na superficie e não constante e varia até esse extremo. Levando-se em conta esses dados, fiquei intrigado com:

1º: Como a agua dos ocenos de venus evaporaram todos se a temp. maxima é de 75ºC e ao que me consta na pressao de 1 atm seria a 100ºC.

2º: Levando-se em conta a lenta evaporação dos oceanos a 75ºC, por que houve esse desequilibrio se a precipitação pluviometrica (chuva) cairia na superficie resfriando a mesma e não se acumulando no céu.

3º: Para haver um desequilibrio total da atmosfera como está em venus, seria nescessario, ao meu ver, que TODA a agua dos seus oceanos primitivos evaporassem de uma vez só, o que, ao meu ver, parece que não foi o caso.

Então como a agua toda evaporou, sem levar em conta chuvas torrenciais e com temperatura abaixo dos 100º? Será que tais dados que li na wikipedia estão errados? Ou os cientistas estam apenas fazendo especulações de que a agua de Vênus teria evaporado devido a estar mais proximo do sol? Apenas uma dessas duas alternativas estão corretas, gostaria de saber qual é!

Site do wikipeida:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_de_Vên...

Update:

Verifique na tablea ao lado do tópico: CIRCULAÇÃO. la tem a variação de temperatura e pressao de 0 (troposfera) a 100km.

Update 3:

será que na sua formação sua temperatura não era mais amena? e sendo amena, significa que a densidade atmosferica não era tao grande e como tal mudança foi ocorrendo os poucos se qto maior calor maior a velociadade de uma reação quimica (sou quimico), se tal fato ocorresse de forma lenta, o CO2 acabaria por se fundir as rochas com ajuda da agua do planeta virando carbonatos, sem contar que se tal premissa for verdadeira significa que uma atmosfera menos densa não seria o suficiente para inclinar 177º seu eixo por efeito de mare como simulam cientistas e ainda mais ao ponto de reverter sua orbita virando de cabeças para baixo, afinal se realmente teve agua liquida por 1 bilhao de anos, significa que por 1 bilhao de anos teve atmosfera "rarefeita o suficiente" para não permitir o tal inclinamento do eixo por efeito de maré, ou seja 1 bilhao de anos a menos no calculo dessa inclinação.Não consigo entender, acompanhando a quimica da Terra, as reações que aconteceram lá não fazem sentido! a

Update 5:

menos que venus nunca tenha tido agua, o que explicaria satisfatoriamente, mas se nunca teve, como tem continentes? se continentes sao rochas graniticas que se formam na presença de agua! Entendeu? é que tem certos "pontos falhos" nessa teoria" tem peça que não se encaixa nesse quebra cabeça!

Comments

• alguma coisa errada ai.... a temperatura de venus chega a quase 500 graus cº.... a wiki errou

_______

olha la no primeiro paragrafo: "A atmosfera de Vênus compreende a camada de gases que recobre a superfície do segundo planeta do Sistema Solar. Ela é muito mais densa e quente do que a terrestre: a temperatura na superfície é de 740 K (467°C, 872°F)". olha ai: "740 K (467°C, 872°F)" 467 graus celsius. mais do que o suficiente para evaporar.

espero ter ajudado!!

ah, é mesmo... bom, como vc viu la na composiçao da atmosfera, consta vapor de agua. da mesma forma que a nossa atmosfera tambem nao esta a mais de 100 graus celsius para evaporar a agua, no entanto ha vapor de agua aqui, em forma de nuvens. basta vc pesquisar um pouco sobre as nuvens daqui da terra e vc tera a resposta para a sua pergunta.

espero ter ajudado!!

se eu me enganei novamente, por favor me corrijam.

Obs. eu nao conseguiria explicar isto muito bem pois eu só tenho 13 anos!!

• Denis,

Não é bem assim, você está se esquecendo que Vênus tem características distintas.

A água de Vênus foi `literalmente` para o espaço devido a dissociação das moléculas de água pelo UV solar aliado ao vento solar que retirou o hidrogênio iônico das camadas superiores, como o EYE explicou acima...

Leia aqui para entender

http://eternosaprendizes.com/2010/06/28/tera-sido-...

Os processos ocorreram em Vênus devido ao seu fraco campo magnético, que não o protegeu da erosão atmosférica do vento solar.

Se Vênus tivesse um poderoso campo magnético como a Terra, hoje ele teria uma composição bem diferente.

Venus teve água em abundância nos primórdios do sistema solar, leia aqui:

Novo mapa de Vênus sugere um passado vulcânico com presença de oceanos

http://eternosaprendizes.com/2009/07/16/novo-mapa-...

Marte (perda da água):

Em Marte, com as devidas proporções, onde também seu campo magnético é praticamente inexistente, aliado a menor gravidade de Marte que facilitou, ocorreu algo similar... o hidrogênio da água também `foi para o espaço`. Detalhes, aqui:

Como o vento solar faz com que Marte perca continuamente sua atmosfera para o espaço?

http://eternosaprendizes.com/2010/03/16/como-o-ven...

• A Wikipédia fala que a 50 Km da superfície a temperatura é de 20 a 37 ºC, e que a 49,5 Km da superfície a pressão fica igual a pressão na superfície da Terra.

Mas o que ocorre é que à medida que a altura em relação a superfície fica menor, a pressão vai ficando maior, até que ao ponto da superfície ela se torna 93 vezes maior que pressão na superfície da Terra.

E o processo de evaporação da água de Vênus é perfeita compreensível. A superfície do planeta está a 490 ºC, é suficiente para vaporizar a água. O vapor d’água dos oceanos vaporizados subiria para as camadas mais altas da atmosfera pelo processo de convecção: as moléculas da água se afastam umas das outras quando aquecidas, se tornam menos densas, e sobem para camadas mais altas da atmosfera. A radiação ultravioleta do Sol atinge a atmosfera de Vênus, pois o planeta tem um campo magnético 99 vezes menor do que o da Terra, e ele não desvia essa radiação, a radiação quebra as moléculas da água, H20, os dois átomos de hidrogênio se tornam livres e sobem para mais alto na atmosfera por serem os elementos menos densos na natureza... Uma vez distantes do centro do planeta, a gravidade atua com menor força sobre esses átomos de hidrogênio, e a pressão do vento solar pode arrancar eles do campo gravitacional de Vênus.

• Parece que ninguém entendeu muito bem sua pergunta, oque esquentou a atmosfera de vênus durante sua formação foi a grande quantidade de gases de efeito estufa gerados por uma intensa atividade vulcanica, que faz com que sua atmosfera retenha muito calor, igual acontece com a poluição na terra, simples assim!

• Por lá é muito quente!?

• venus não tem uma temperatura de 75 graus nunca, a temperatura dele é de 500 graus como o Humberto falou, por causa da liberação de dióxido de carbono, um gas tóxico que faz aumentar a temperatura

• A explicação do EYE é praticamente essa aqui:

http://www.sciencedaily.com/releases/2008/12/08121...

.

• Será que evaporou ou será que ainda não precipitou?

• vênus é o único planeta do sistema solar,cuja rotação é na direção contrária a dos outros planetas.

uma nave daqui da terra pousou na superfície de vênus,e os suportes da nave apoiados no solo começaram a derreter,e enquantoo a nave tinha condições,continuou a enviar informações sobre a atmosfera, para a terra.

• muito tenpo se passou e ningen voi la ver se ja sumiu tudo

Sign In or Register to comment.