Portugueses, gostariam uma união entre Espanha e Portugal?

Por que sim ou por que não? Obrigado.

Sou espanhol.

Comments

  • ja somos unidos

  • Vade Retro! E está tudo dito! Cada um do seu lado da fronteira...sem ofensa.

  • E uma questão complexa! Historicamente Portugal e Espanha sp estiveram em guerra para se manterem como países independentes (apesar de Espanha ter sp tentado conquistar Portugal e ter conseguido temporariamente). Se a questão fosse colocada ha 20 ou 30 anos atrás, eu diria de caras - Não. Portugal nessa altura estava mais desenvolvido q Espanha, a moeda era mais forte e estávamos no bom caminho, Portugal só teria a perder com essa união. Hoje, eu diria - Talvez, com mto cuidado. Tenho qs a certeza q Portugal iria ganhar se tivesse uma certa orientação (uma vez q estes últimos governos só tomam meias-medidas em vez de tomarem medidas a sério) e talvez conseguíssemos dar o salto q precisamos para finalmente sermos um pais europeu de respeito. No entt, não sei se essa união seria favorável a Espanha, pois os Espanhóis estão a controlar empresas relevantes em Portugal, ie, conseguem explorar o mercado Português, sem terem q lidar com as questores desagradáveis, tais como: questões sociais, politicas, ambientais, organização territorial, etc.

    Se me está a falar de uma união tipo Inglaterra-Escócia, eu terei q dizer q não, mas uma união onde ambos os países podem funcionar como um, mas mantendo as suas diferenças culturais, cinematográficas (nada de filmes dobrados, se faz favor), linguísticas, etc, então eu diria q talvez resultasse bem. Acho q ambos os países só teriam a ganhar, acho q a presença na UE se houvesse uma união entre Portugal e Espanha, seria mais forte e juntos seriamos capaz de alcançar mto mais do q estando separados. Mas como já disse esta união teria q ser mto bem pensada e honesta.

    E já agora qual é a sua opinião?

  • Que eu saiba, já foram um só e se separaram...voltar com ex é reprise....

  • Sim para fortalecer a união europeia.

  • Portugal e Espanha jamais serão unidos. São culturas diferentes, modos de estar e pontos de vistas diferentes. Cada um no seu galho...

  • Lá diz o ditado...

    De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos.

    Além disso, será que nunca ninguém reparou que a espanha é o país da Europa com partidos separatistas...

    Eu digo isto mas tenho muita família na Galiza...que se sentem mais próximos de Portugal do que de Espanha, que nada mais é que uma federação.

  • Não.

    Porquê foram inimigos ferrenhos no passado e, mesmo com a evolução e a União Européia, ainda são inimigos cordiais.

  • Portugal teve que lutar por sua independência e ela é contranatura. Os rios e as montanhas prolongam-se de Espanha para Portugal. A minha sensação, quando venho de Espanha para Portugal, é que descemos para os altos e baixos. Saímos da Meseta, descemos em altitude, mas depois o terreno é bem mais acidentado. Em Portugal, as fronteiras naturais são mais de Norte para Sul do que para Leste. Não existe nada como os Pirinéus. Geograficamente a Península é uma unidade. As divisões políticas são herança medieval. Em tempos li que a união de Castela com Portugal era mesmo mais provavel de que de Castela com a Catalunha ou Aragão. Mas agora estamos noutra época, no quadro da União Europeia e aí acho que todos só teríamos a ganhar com uma maior aproximação entre Portugal e Espanha, que já se está verificando.

    Olha, vou dar um exemplo. O doce típico de minha terra natal é doce-creme, crema catalana, distantes 1500 km, Barcelona e Carregal do Sal têm o mesmo doce típico!

Sign In or Register to comment.