alguém por favor pode me ajudar ? é sobre aposentadoria por idade?
minha tia trabalhava pra prefeitura, ela tem 19 anos de contribuição (desde 1992), no ano de 2010 ela fez 60 anos e entrou com pedido de aposentadoria por idade, o salário dela era de 800 reais e depois que ela aposentou passou a receber apenas 1 salário mínimo, que é de quinhentos e pouco, gostaria de saber se alguém sabe se isso pode estar errado? ela está muito triste, é uma pessoa muito humilde e fica difícil viver com tão pouco. Agradeço quem poder me dar alguma dica.
Comments
Querida Lenna" Realmente este é um caso que tem que ser revisto, por mais que .corresponde a 70% do salário de benefício, mais 1% para cada grupo de 12 contribuições mensais, até no máximo de 100% do salário de benefício o benefício não será inferior a um salário mínimo, sendo que se salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente após a emenda 41/2003 a proporção não é sobre os últimos vencimentos do servidor e sim sobre a média aritmética das 80% maiores remunerações desde 7/1994 já usada no INSS.
★.. .*★ Com carinho da amiga ★.. .*★
A aposentadoria de sua tia sofreu a redução do fator previdenciario já q ela só tinha 19 anos de contribuição e 60 anos. Para a aposentadoria por idade ela deveria ter 60 anos e 30 anos de contribuição à aconselhável verificar se ela não está recebendo o BPC, pois neste siquer terá direito ao 13º e o INSS nem sempre é confiável em seus cálculos. Mas vc diz q sua tia trabalhava para a prefeitura. Ela era consursada ou celetista? Se concursada, está sob o regime do funcionalismo público e as condições para aposentadoria são diferentes. Se possÃvel, leve a um advogado previdenciário ou do sindicado para que ele confira os cálculos.
O cálculo do RGPS leva em conta a média aritmética simples das 80% maiores contribuições a partir de julho de 94 até a data do pedido da aposentadoria corrigidos monetariamente. O fator previdenciário para a aposentadoria por idade é opcional (idade 60 anos sexo feminino). Provavelmente o salário de benefÃcio ficou abaixo do salário mÃnimo e a renda mensal inicial (RMI) foi atribuÃda pelo mÃnimo da previdência.
O que se pode fazer é uma análise do processo de aposentadoria, verificando se o INSS deixou de fora algum vinculo ou atividade de risco etc.
Existe cargos com aposentadoria especiais, como professores por exemplo, mas ela pode pedir revisão a qualquer momento................
Eu acho que eh com 65 anos