Se fé é acreditar sem evidencias, fé é um chute?

Fé é o ato de acreditar em algo sem evidencias.

Ou seja, voce deve acreditar no Deus X, mas não existem evidencias de que Deus X existe.

Existem mais de um Deus no mundo, onde as pessoas depositam sua fé. E como fé é acreditar sem evidencias, se voce acredita no Deus X e não no Deus Y nem no Deus Z, voce está chutando que o Deus X é o correto.

Outro exemplo:

Imagine que eu tenha dois objetos em minha mão, de mesmo tamanho, no alto de um predio; Um deles é feito de ferro e o outro de plastico. Eu te pergunto qual caira no chão primeiro? Voce irá responder: O de ferro. Porque voce tem conhecimento da lei da gravidade, que é uma evidencia de que o objeto de ferro caira no chão primeiro. Agora se voce não tiver conhecimento da gravidade, voce irá dizer que não sabe qual dos objetos irá chegar ao chão primeiro, ou chutará um dos dois, mesmo sem ter motivos ou evidencias disso, ou seja voce acreditaria por fé.

Considere o exemplo das moeda e dos copos, um joguinho simples.

Voce tem 4 copos virados para baixo, dentro deles tem uma moeda. Voce tem que acertar qual dos copos está a moeda.

Voce não sabe em qual está a moeda, não tem motivos para acreditar que ela esta em algum dos copos em especial. Então voce vai pela fé, voce chuta um dos copos.

Agora subtitia os copos pelos deuses, e a moeda pela "verdadeira fé".

Mas então, faz algum sentido acreditar em algum Deus?

Possivel refutação:

- "Ah, mas eu acredito no Deus X porque eu tenho experiencias pessoais que provam que ele existe". Ora, então voce não tem fé nesse Deus, voce foi mostrado que esse Deus X realmente existe. Mas as religiões não se baseiam em evidencias, se baseam em fé, se não fossem feitas de fé, só existiria uma.

Comments

• Sim. E determinado religioso pode estar chutando na divindade errada!. Caso haja uma divindade única e verdadeira dentre as milhões concebidas e cultuadas pela humanidade no mundo inteiro desde sempre!.

= l

As experiencias pessoais com um suposto **verdadeiro deus** nada provam!. Uma visita a um hospício demonstra isso!.

.

• Acreditar em deus é um chute para fora do gol. Ou não. Eu prefiro não chutar e esperar o fim do jogo.

• Chute que nem sempre chega ao gol.

• É um chute, A resposta é sempre a fé... Nem imaginam ir lá:

( - ) NDA

• Um kick noiaa chuteeee

• Deus só existe um , mas muitos que dizem acreditarem nele parecem acreditarem em coisas lendarias como fadas duendes alienignas e isso confronta muito pois não pode crer em Deus e em maluquices.

• Meus amados, muito cuidado com as pessoas e com as doutrinas e filosofias que querem lhe afastar da comunhão e da intimidade com Deus e com Nosso Senhor Jesus. Pessoas que negam a Bíblia, que não querem lhe ver lendo a Bíblia, não querem lhe ver orando, nem adorando ao Senhor Jesus e nem dependente de Deus, pois não reconhecem e não aceitam que vivem ou estão vivas pela Graça de Deus, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2.8)

• "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11 : 1)

Acabei de responder em uma outra pergunta, só vai fazer sentido para você aquilo em que você acreditar.....

Para o crstão, a biblia é a única regra de fé e conduta, por tanto se a Biblia me diz que Deus Jeová é o Unico e verdadeiro Deus, eu acredito e ponto final.

Se você é budista, vai acreditar naquilo que se encina nesta religião, se é islâmico, no alcorão e assim vai.

Estas questões sempre acabam em discursões sem sentido e nunca se chega a um consensso.

• """Rir da filosofia já é filosofar"", disse Pascal ao fazer alusão a esta filosofia cética e duvidosa que não

reconhece a fé. E, se existisse uma fé que pisoteasse a ciência, não diríamos que rir de semelhante fé

seria dar provas de verdadeira religião, que é toda caridade, que não tolera o riso, mas ter−se−ia

razão em censurar esse amor pela ignorância e em dizer a essa fé temerária: Já que desconheces tua

irmã, não és a filha de Deus! - Eliphas Levi"

(Gálatas 3:11) - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. http://www.youtube.com/watch?v=O6TFPXyTTWw

"Negar ou mesmo contestar as decisões da fé, e isso em nome da ciência, é provar que não se compreende nem a ciência nem a fé: com efeito, o mistério de um Deus em três pessoas não é um problema de matemática; a encarnação do Verbo não é um fenômeno que pertença à medicina; a redenção escapa à crítica dos historiadores. A ciência é absolutamente impotente para decidir se se tem ou não razão de se acreditar ou não no dogma; ela pode constatar somente os resultados da crença e, se a fé torna evidentemente os homens melhores, se, aliás, a fé em si mesma, considerada como um fato fisiológico, é evidentemente uma necessidade e uma força, será preciso que a ciência o admita e tome o sábio partido de contar sempre com a fé". Eliphas Levi

"Meu coração está aberto a todas as formas:

É uma pastagem para as gazelas,

E um claustro para os monges cristãos,

Um templo para os ídolos,

A Caaba do peregrino,

As Tábuas da Torá,

E o livro do Corão.

Professo a religião do amor,

E qualquer direção que avancem Seus camelos;

A religião do Amor

Será minha religião e minha fé"". Walt Whitman"

• O deus que existe em mim saúda o deus que existe em você.

Sign In or Register to comment.