Kardec era ou não era racista ?

Leiam o curto texto do Livro dos Espíritos :

"Um chinês, por exemplo, que progrediu suficientemente, e não encontra na sua raça um meio correspondente ao grau que alcançou, se encarnará entre um povo mais avançado. À medida que uma geração dá um passo à frente, ela atrai por simpatia novos Espíritos mais avançados, e que talvez sejam os que viveram em um mesmo país, se progrediram, e é assim que, passo a passo, uma nação avança. Se a maioria dos novos fosse de uma natureza inferior, os velhos partindo cada dia e não retornando a um meio mais inferior, o povo degeneraria e acabaria por se extinguir."

Esse texto, de Kardec -O Livro dos Espíritos- não conseguiu ser contestado pelos espíritas....Ou seja, Kardec achava as raças amarelas inferiores....

Entre outros textos racistas...

O que acham ? Allan Kardec era racista ?

Update:

Murta :

Eu apenas compilei o texto da Internet e o coloquei para reflexão...nada a ver com as críticas de Tardelli...

Mas, fiquei gratamente surprêso com a pergunta...não sabia que estava tão famoso...rsss.

PS. Não tenho religião, sou agnóstico e nunca pertenci à Tradição Família e Propriedade....

Abraços e admita que Kardec falhou e muito...

Update 3:

Murta :

Eu apenas compilei o texto da Internet e o coloquei para reflexão...nada a ver com as críticas de Tardelli...

Mas, fiquei gratamente surprêso com a pergunta...não sabia que estava tão famoso...rsss.

PS. Não tenho religião, sou agnóstico e nunca pertenci à Tradição Família e Propriedade....

Abraços e admita que Kardec falhou e muito...

Comments

  • Você tem dúvida se KARDEC era ou não racista, tão-somente pelo fato da sua doutrina ser cognominada de linha branca e umbanda ser denominada de linha negra?

  • Não sou espírita e nem sigo Kardec mas acredito que quando ele citou o povo chinês como exemplo e se referia ao fato de que naquela época os chineses seguiam a um imperador que era considerado Deus na terra e além do mais eles eram, como ainda o são comunistas. Isso nos leva a crer que ele se referia ao sistema de vida, sendo que ele não afirma, cita como exemplo.

  • DESCULPEM A RESPOSTA LONGA, MAS DESSA VEZ FOI NECESSÁRIO.

    Realmente, o nosso crítico quer distorcer o pensamento de Kardec COLOCANDO PARTE DOS TEXTOS, aquilo o que aparentemente achou que iria justificar sua deliberada intenção de denegrir Kardec para atingir, por tabela, a Doutrina Espírita e pior usou um argumento de Orlando Fedeli, já contestado em diversos sites. Vejamos todo o pensamento de Kardec, que extraímos do livro O que é o Espiritismo (e não de O Livro dos Espíritos, como diz o nosso desinformado crítico, o senhor TFP Lima) :

    139 - POR QUE HÁ, SOBRE A TERRA, SELVAGENS E HOMENS CIVILIZADOS ?

    Sem a preexistência da alma, esta questão é insolúvel, a menos que se admita que Deus criou almas selvagens e almas civilizadas, o que seria a negação da sua justiça. Por outro lado, a razão recusa admitir que, depois da morte, a alma do selvagem permaneça perpetuamente num estado de inferioridade, nem que ela esteja na mesma posição da do homem esclarecido.

    Admitindo-se, para as almas, um mesmo ponto de partida, única doutrina compatível com a justiça de Deus, a presença simultânea da selvageria e da civilização sobre a Terra é um fato material, que prova o progresso que uns cumpriram e os outros podem realizar.

    A alma do selvagem alcançará, pois, com o tempo, o grau de alma civilizada; mas, como todos os dias morrem selvagens, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos.

    140 - NÃO SE PODERIA ADMITIR, SEGUNDO A IDÉIA DE ALGUMAS PESSOAS, QUE A ALMA NÃO SE ENCARNA SENÃO UMA VEZ, E QUE ELA CUMPRE SEU PROGRESSO NO ESTADO DE ESPÍRITO, OU EM OUTRAS ESFERAS ?

    Essa proposição seria admissível se não houvesse sobre a Terra senão homens do mesmo grau moral e intelectual, caso em que se poderia dizer que a Terra está afetada a um grau determinado; ora, tem-se, diante de si, a prova contrária.

    Não se compreenderia, com efeito, que o selvagem não possa alcançar a civilização neste mundo, uma vez que há almas mais avançadas encarnadas sobre o mesmo globo, de onde é preciso concluir que a possibilidade da pluralidade das existências terrestres resulta dos próprios exemplos que se tem sob os olhos.

    Se fora de outro modo, seria preciso explicar: primeiro, por que só a Terra teria o monopólio das encarnações? segundo, por que, tendo esse monopólio, aí se encontram almas encarnadas em todos os graus?

    141 - POR QUE SE ENCONTRAM, NO MEIO DE SOCIEDADES CIVILIZADAS, SERES DE UMA FEROCIDADE SEMELHANTE À DOS SELVAGENS MAIS BÁRBAROS ?

    São Espíritos muito inferiores, saídos de raças bárbaras, e que ensaiaram se reencarnar num meio que não é o seu, e onde se encontram deslocados, como se um camponês se encontrasse de repente transportado para as altas rodas sociais.

    Nota : Não se poderia admitir sem denegar a Deus toda justiça e toda bondade, que a alma do criminoso endurecido tenha, na vida atual, o mesmo ponto de partida que a de um homem cheio de todas as virtudes. Se a alma não é anterior ao corpo, a do criminoso e a do homem de bem são tão novas uma como a outra; por que uma seria boa e a outra má?

    142 - DE ONDE VEM O CARÁTER DISTINTIVO DOS POVOS ?

    São Espíritos que têm, mais ou menos, os mesmos gostos e as mesmas inclinações que se encarnam num meio simpático, e freqüentemente no mesmo meio, onde podem satisfazer suas inclinações.

    143 - COMO PROGRIDEM E COMO DEGENERAM OS POVOS ? SE A ALMA É CRIADA AO MESMO TEMPO QUE O CORPO, A DOS HOMENS DE HOJE SÃO TÃO NOVAS, TÃO PRIMITIVAS QUANTO AS DOS HOMENS DA IDADE MÉDIA. E, DESDE ENTÃO, PERGUNTA-SE POR QUE ELAS TÊM COSTUMES MAIS DÓCEIS E UMA INTELIGÊNCIA MAIS DESENVOLVIDA?

    Se, na morte do corpo, a alma deixa definitivamente a Terra, pergunta-se, ainda, qual seria o fruto do trabalho que se faz para melhorar um povo, se está a recomeçar com todas as almas novas que chegam diariamente ?

    Os Espíritos se encarnam em um meio simpático e em relação com o grau de seu adiantamento.

    Um chinês, POR EXEMPLO, que progrediu suficientemente, e não encontra na sua raça um meio correspondente ao grau que alcançou, se encarnará entre um povo mais avançado. À medida que uma geração dá um passo à frente, ela atrai por simpatia novos Espíritos mais avançados, e que talvez sejam os que viveram em um mesmo país, se progrediram, e é assim que, passo a passo, uma nação avança. Se a maioria dos novos fosse de uma natureza inferior, os velhos partindo cada dia e não retornando a um meio mais inferior, o povo degeneraria e acabaria por se extinguir.

    Nota : Estas questões levantam outras que encontram sua solução no mesmo princípio; por exemplo, de onde vem a diversidade de raças sobre a Terra ? Há raças rebeldes ao progresso ? A raça negra é suscetível de alcançar o nível das raças européias ? A escravidão é útil ao progresso das raças inferiores ? Como pode se operar a transformação da Humanidade? - (O Livro dos Espíritos : Lei do progresso, nº 776 e seg. - Revista Espírita, 1862, pág. 1: Doutrina dos anjos decaídos - Idem, 1862, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra).

    Nesse ponto, mais uma vez ( E qual deles não foi até agora ?), o nosso "crítico" ( com "c" minúsculo ), Lima (plagiando Orlando Fedeli, ou seja, até para criticar rouba idéias de terceiros), tenta imputar a Kardec pensamento justamente contrário ao que disse o codificador, demonstrando claramente que o ódio lhe cega. O texto é tão claro que não necessitamos dizer mais nada.

    Agora, me diga, senhor Lima, não seria sua adorada TFP, a real racista? Não é a sua TFP quem matou vários sem-terras? Olha o telhado de vidro.

  • Desculpe-me, amigo, mas vc interpretou mal as palavras de Kardec. Ele estava fazendo apenas uma suposição, em vez dos chineses ele poderia ter dito assim: Se o Espírito do Lima (vc) não encontra entre os brasileiros um nível suficiente de evolução para realizar a sua missão, o Lima poderia nascer entre os asiáticos, e assim por diante. Foi um exemplo que ele usou, mostrando que cada pessoa nasce no lugar mais adequado à missão que ele deve realizar.

  • o fato é que kardec era um ser humano como qualquer um, disposto a cometer erros e pagar por eles, ele não era perfeito, e tambem não é nem nunca teve intenção de ser deus.

  • Lima

    Não, Kardec não era racista. Leia tudo de novo, mas isento de idéias preconcebidas.

    Obs.: não pertenço a nenhum grupo religioso ou de ateus. Só pretendo ser honesto.

    Abraços..

  • Bom, eu acho que você copiou e não fez uma boa leitura e interpretação textual, lamentável.

    Vamos as considerações da sua pergunta.

    Você discorre:"Um chinês, por exemplo, que progrediu suficientemente, e não encontra na sua raça um meio correspondente ao grau que alcançou, se encarnará entre um povo mais avançado.

    Onde você vê o racismo? você é tão torpe assim? ou está perguntando com malícia?

    Qual o problema se um nordestino se sobressair mais que os outros, e procurar sua melhora? onde está o racismo?

    É lógico que ele tem que procurar sua melhora, independente de raça ou etnia.

    Preconceituosa é sua pergunta.

    Veja seu disparate nesse outro parágrafo:Ou seja, Kardec achava as raças amarelas inferiores....

    Entre outros textos racistas...

    Repito, não existe numa leitura bem feita e apurada, nenhum sinal de racismo exceto quando o leitor queira dar tal conotação, e outro absurdo é continuar com insinuações sem provas:" Entre outros textos racistas"Cadê esses "outros textos?

    Acredito serem frutos da sua alucinação e do "seu" preconceito e racismo, porque a interpretação está na sua cabeça na sua interpretação.

    Eis o Lima, antigo Dr.Lima, racista e preconceituoso.

  • Olá, td bom?

    Vc é espírita?

    Então, eu acho que sim e não, rs...

    Pq para um espírito evoluir, ele tem que estar exposto ao sofrimento, e, nesse mundo preconceituoso, qual a raça que sofre mais nos dias de hj? Negros ou brancos? Certeza que os tempos modelaram a raça negra de uma forma a humilha-lá, coisa que não é certa...

    Então, um espirito que deseja sofrer para evoluir, encarnaria em uma pessoa negra para assim, sofrer com o preconceito...

    É isso...

    T+, abraço...

  • Não vou bater o martelo. Mas vamos lá...argumentação...Acredito sim que existam culturas mais evoluídas que outras. Mas hábitos culturais não se desenvolvem conforme a genética, portanto não vejo a afirmação dele como racista...Kardec usou a expressão "raça", no seu discurso porque era muito habitual no século XIX e até meados do XX, colocar as coisas nesses termos. Ele bem que se esforçou para transcender, mas em alguns aspectos foi um homem de seu tempo. A popularização da idéia de igualdade racial se deu à partir dos anos 50 deste século (aproximadamente), foi quando caiu a fixa entende? Tenho certeza de que hoje ele não faria esta colocação deste modo...

    um abraço

  • Li esse texto que você postou com atenção e posso dizer o seguinte: não sei se Kardec tinha bronca com algum povo específico, mas isso que ele disse dá uma base inquestionável para o racismo. Afinal, permite dizer que, se um povo está mal e se extinguindo, é porque é espiritualmente inferior e, se um povo está prosperando, é porque é superior em espírito, mais iluminado, mais próximo de atingir o estado divino. Isso é uma tremenda bobagem que mascara as reais causas da decadência de nações: conflitos, opressão pelos mais ricos, problemas ambientais, administração corrupta, etc.

    Prefiro a explicação bíblica: TODOS são feitos à imagem e semelhança de Deus e TODOS são pecadores que não merecem nem mais nem menos bênçãos que os outros.

Sign In or Register to comment.