Como diagnosticar a Síndrome de Cushing?
Ola, meu nome é Rodrigo e queria saber mais sobre a Síndrome de Cushing pois acho que apresento alguns dos sintomas. Minhas bochechas são permanentemente avermelhadas, como se eu tivesse tomado um tapa no rosto, e minha face é arredondada. Fora isso não apresento os outros sintomas que achei na internet. Acho importante relatar que minha mae tomou corticóide quando criança o que a levou a desenvolver com menos de 40 anos uma osteoporose.
É preciso apresentar os outros sintomas? Que tipo de médico devo consultar?
Muito obrigado
Comments
Rodrigo meu filho , é o seguinte: sindrome de Cushing é o nome que se da ao conjunto de sinais e sintomas decorrentes de excesso de glicocorticoides no organismo
A principal causa é: Uso continuo de medicacoes à base de corticoide. Pode parecer obvio , mas nao é . O organismo produz uma certa quantidade de glicocorticoide endogeno (normal). Quando essa producao esta aumentada ocorre a sindrome de Cushing devido a DOENCA DE CUSHING (repare que sindrome nao é igual a doenca)
A doenca de Cushing nao é uma doenca comum . Normalmente se deve a um adenoma funcionante supra renal , ou seja , um tuimor produzindo o corticoide (na verdade , essa é a propria definicao da doenca).
Primeiro que voce precisa saber : mesmo que sua mae tenha tomado uma tonelada de prednisona por dia durante a infancia , isso nao teria qualquer efeito sobre voce
O simples rosto arredondado é muito pouco para definir se voce tem ou nao a sindrome , e esse negocio de "rosto vermelho" voce vê mais em textos do que nos pacientes (eu acho que ninguem avisou a eles desse sinal). Em geral, a sindrome de Cushing se apresenta com uma vasta gama de sinais e sintomas : obesidade CENTRAL (ou seja , o tronco é bastante rico em tecido adiposo , mas os membros nao), diabetes mellitus , hipertensao arterial (quase sempre o paciente com Cushing é hipertenso), necrose asseptica da cabeca do femur , infeccoes de repeticao, hirsutismo (as vezes severo!) e a famosa facies de lua cheia, entre outras coisas.
O diagnostico se dá a base da dosagem de diversos hormonios , entre eles o cortisol urinario ou salivar em determinados horarios e dosagem de ACTH (parece meio complicado , mas é por que o nivel de corticoide corporeo varia muito durante o dia, nao basta ir lá e medir). O melhor medico pra isso é um endocrinologista
Lamento te informar , se isso te ofende , mas pelo que voce falou é pouco provavel que voce tenha Cushing... O mais provavel é que sua face seja redonda por que voce seja gorduchinho mesmo
se vc assistisse o seriado HOUSE, vc saberia..
mas tipo..eu assisto mas nao gravei nao..desculpe! e boa sorte..
Olá Rodrigo: Me perdoe, mas a Sindrome de Cushing que tenho conhecimento está instalada na minha cadela.
Foi feito exame de sangue nela por perÃodo, tendo sido injetado nesse meio tempo um reagente para os rins.
à uma glândula localizada nos rins que deixa de ter o funcionamento adequado, ocasionando aumento de peso, causado por retenção de lÃquido. Vem a ser quase que uma obesidade. Só para você ter idéia, a minha cadela é do tipo "salsicha", e deveria pesar no máximo 9 quilos. Estava pesando quase 20 quilos. Entrou em regime alimentar e melhorou, só que por conta do excesso de gordura, instalou-se uma diabetes que causou a cegueira nela.
Cuide-se amigo, não me leve a mal comparando com um animal. Não é isso não. Mas é como falei acima, que foi assim que eu soube o que é a Sindrome de Cushing.
O médico que trata do problema é o endocrinologista e o urologista.
Boa sorte para você é o que eu desejo
Amigo, fique tranquilo. Você não tem a SÃndrome de Cushing. O que você relata como sintoma certamente são caracterÃsticas anatômicas suas. O corticóide que sua mãe tomou quando criança de maneira nenhuma poderia afetar você. Boa sorte.