Gente me ajuda por favor!!!Alguém ai poderia me explicar como é a estrutura de uma analise textual??
É para a aula de redação então se vocês pudessem descrever do ponto de vista redacionario seria ooooootimo...
preciso aprender a fazer uma analise textual...mas não tenho a menor ideia de como é a estrutura basica de uma então...
me ajudemmmmm...
Comments
Não entendi bem o que você precisa, mas se você precisa analisar um texto do ponto de vista estrutural, creio que, primeiramente, você precisa saber qual o tipo de texto exigido. Dentre os inúmeros tipos (crônicas, editoriais, carta de solicitação, manual etc etc), os geralmente pedidos em escolas são, em geral, dissertações, narrações ou descrições. Embora essas sejam, de fato, não tipos, mas modalidades textuais (são processos que, combinados, evidenciam se o caráter do texto é mais informativo, argumentativo ou se centra em relatos, essencialmente), exige-se que apresentem uma forma específica e que tenham qualidade. Critérios pertinentes ao texto escolar dissertativo, apontam para uma estrutura formal que compreende as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A articulação estabelecida entre esses segmentos e internamente a eles, bem como a adequação das idéias para tanto são tidas como fundamentais (trata-se da famosa dupla: coesão e coerência). Deseja-se, também, que a linguagem seja precisa e formal. E, por fim, que o redator defenda um ponto de vista sobre um assunto específico. Portanto, analisar um texto dissertativo pressupõe perceber esses aspectos relativos ao modo como o texto foi formulado para atender uma proposta específica que exige defesa de idéias. Espero ter ajudado a esclarecer sua busca.
Não entendi mto bem a sua pergunta, mas tanto para análise como para a produção de um texto, é necessário observar critérios de intencionalidade(quem escreve?para quem escreve?como lê o que escreveu?), competências de coesão, coerência, interpretação do enunciado, entendimento de estruturas gramaticais, competências para estruturar o texto( o aspecto físico do texto; introdução, meio e fim)...espero que aproveite algo daqui...abraços