Dúvidas - comissário de bordo?

Já fiz essa pergunta, e tive uma resposta excelente, mas quero ler a resposta de outras pessoas também

____

Bom, gostaria de saber tudo a respeito da profissão de comissário.

Estou terminando meu curso de psicologia, mas acho que não é isso o que eu gostaria de fazer para o resto da vida. Não sou muito apegado a amizades (a família sou, mas acho que isso eu supero), gosto muito de viajar e conhecer lugares novos, novos idiomas e culturas.

Vou mencionar minhas principais dúvidas quanto a profissão:

- Dá pra conciliar a profissão com algum curso? De idiomas, pro exemplo. Já terminei o de inglês e pretendo começar de espanhol ou francês!

- Atualmente, quanto está, em média, o salário desse profissional?

- Depois de quanto tempo com vôos nacionais começo a fazer vôos internacionais?

- Depois de quanto tempo trabalhando posso mandar contrato para uma empresa internacional? (considerando que já vou estar em uma boa condição financeira para construir uma nova vida lá)

- Depois do inglês, qual o idioma que exerce mais "peso" nessa profissão?

- O mercado de trabalho está muito dificil para os comissários? Muito competitivo?

- Por exemplo, quando finalizamos um vôo, é possível conhecer o lugar onde estamos? Sair um pouco, passear pelo lugar?

- Os comissários podem viajar gratuitamente quando a pesseio?

- E as refeições? São pagas pela empresa e são feitas em hóteis locais?

Desculpem tantas perguntas, é que realmente eu gostaria de saber sobre a profissão, pois não sei ao certo o que vou fazer do meu futuro, e queria saber da opinião de quem já entende.

Quem puder ajudar eu agradeço muito.

Comments

  • Olá Matheus, minha experiência para responder sua pergunta é de chefe de cabine e instrutora de voos nacionais e internacionais como comissária. Vamos lá:

    PERGUNTA 1 R: Se você morar na base da empresa fica muito mais fácil, porque senão corre o risco de não conseguir embarcar para sua cidade à tempo de fazer o curso.

    2 -R: Isso depende muito (MUITO MESMO) de CIA para CIA, mas uma média: 2.000 – 3.000.Eu digo que “depende muito”, porque o salário engloba uma série de coisas:

    Senioridade (o seu tempo de casa)Instrução (se você der instrução em voo para outro comissário) .Chefe de cabine (se você é chefe de cabine) E esse “ganha mais” está dentro de: km noturnos, km diurnos, km noturnos voados em feriados, km diurnos voados em feriados, número de fusos horários cruzados pelo avião, e por aí vai...

    3 - Quando você entra em uma CIA aérea, você e todos que foram contratados com você fazem parte de uma “turma”, e essa turma tem um número. Digamos que você faça parte da turma 116.

    Quando a turma 116 entrar, ela irá “tirar a carteira” dos equipamentos (aviões) de voos nacionais. Depois disso, sua turma irá voar os equipamentos nacionais por um bom (BOOOM) tempo.

    Quando a empresa for crescendo, e SE ELA CRESCER, e a necessidade de mais comissários for a questão, a empresa solicitará que a escala tire da turma 116 aqueles comissários que falam algum idioma, para “tirarem a carteira” do equipamento que faz as rotas internacionais.

    O que é “Tirar a carteira”? – Você fica durante alguns dias aprendendo aquele avião. (Tudo sobre ele). Se for aprovado nos testes escritos, orais e práticos, depois de alguns meses (de 4 a 6 meses) a ANAC envia para a empresa sua carteira com a habilitação para voar aquele equipamento, e dali uns 3 meses sairá seu primeiro voo internacional na escala, onde você entrará compondo parte de tripulação como “comissário aluno”, e aprenderá os procedimentos com um instrutor (outro comissário mais velho)

    O que é “ter idioma”? Para “ter” um idioma, você precisará agendar uma prova. Você simplesmente comunicará à sua chefia que quer fazer a prova, e eles agendam para dali uns 2 meses (tempo médio de espera). Se você passar nos níveis da prova (básico, intermediário) com uma média de 8,0 pontos, você será direcionado (dali outros 3 meses) para uma prova oral, onde um professor que fala aquele idioma que você pretende se habilitar irá fazer uma prova oral com você. Se passar nisso, você recebe a “bandeira” do idioma. E dentro de um mês ou dois sairá em sua escala um pequeno

    código numérico que comprova que você detém a bandeira do idioma.

    Lembrando que vocês são "a turma 116", mas a turma que está na vez de ir para o internacional é a turma 81... Entendeu como é complicado esse lance de "tempo para ir para o Internacional?" Depende absolutamente do momento que a empresa está vivendo. Se você entrar em uma empresa hoje com 3 idiomas, e a empresa não "subir" ninguém, você tem grande chance de ficar no voo nacional por 5, 6 ou mais anos apenas no nacional.

    PERGUNTA 3 - R: Você envia quando quiser. A Emirates sempre faz audições no Brasil. Verifique no site deles as datas.

Sign In or Register to comment.