PRECONCEITO COM A DISLEXIA?

Gente, vocês sofrem ou tem preconceito com pessoas dislexas?

É o seguinte: estou com 15 anos e descobri que tenho dislexia. Desde pequena eclamo de enxergar letras mexendo (respirando, eu dizia) mas os oftamologistas diziam que eu enxergava muito bem, mas tinha foto-fobia, então minha mãe não se preocupou. Mas eu continuei reclamado, fui em vários médicos e descobri a doença faz um mês.

Acho que, principalmente no Brasil, é uma doença pouco conhecida e com nome difícil, e isso coloca medo nas pessoas. Elas não sabem o que é e eu não estou afim de esplicar!

Contei somente para uma amiga minha que assim que eu contei ela já começou a me tratar diferente: brigou com um garoto me me mandou ler logo, faz sombra no papel quando estamos lendo juntas ou até lê pra mim (o que é meio desnecessário, masgosto da preocupação e da amizade). Tenho muito medo das pessoas me olharem diferente com o problema. Afinal, é meio que um problema de cabeça, não é?

O que eu faco??!!

Update:

Jennifer, minha amiga não me mandou ler algo, mas eu faço aulas de teatro e tenho que les os textos.

O que é bem difícil, mas eu realmente amo atuar!

Obgigada pela resposta.

Comments

• No mundo existe muita gente ignorante, preconceituosa e hipócrita. Tenho certeza que algumas pessoas talvez, pela ignorância, vão te tratar meio diferente, que é uma coisa inevitável. Mas você não pode esconder para a sua professora. Conte a ela o que está acontecendo e peça sigilo se quiser. E no caso da sua amiga, creio que seja só preocupação. Mas achei estranho ela ter mandado você ler logo sabendo da sua doença. Mas de uma coisa eu te afirmo, se a pessoa te ama independentemente de qualquer coisa, não vai ser por isso que o amor e o respeito irão desaparecer. Espero ter ajudado. Boa sorte, bjoos

Sign In or Register to comment.