É possível realizar o cruzamento entre dois seres de espécies diferentes? Me de exemplos?
Olá, preciso fazer um trabalho sobre híbridos e preciso citar alguns exemplos de híbridos. Alguém pode me ajudar?
Olá, preciso fazer um trabalho sobre híbridos e preciso citar alguns exemplos de híbridos. Alguém pode me ajudar?
Comments
Hibrido, do ponto de vista biologico, é um ser estéril resultado da cruza entre duas espécies "próximas" genéticamente.
Quando uma égua cruza com um burro, nasce como resultado a mula, um hibrido dos dois.
Outras espécies que podem cruzar entre si sãö: Onça e Leopardo, Cão e Lobo, Couve e Rabanete, Zebra e Cavalo, Tigre e Leão, entre outros.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%ADbridos%22
Entre os vegetais isto é mais comum. Temos como exemplo Fragaria x vesca (morango comum), híbrido entre morangos sul-americanos e europeus, triticale, híbrido entre trigo e Centeio, várias cultivares de uva são resultantes de cruzamentos entre espécias de uvas como V.rupestris, V.riparia, Vitis vinifera e outras...Nos Citros tb é bastante comum. A grande vantagem no caso dos vegetais é a possibilidade de propagação vegetativa (agamica), via mudas, enxertia, etc...Aliás, o próprio trigo comumé fruto de um hibridamento entre o trigo antido (T. durum) e uma gramínea silvestre, resultando em Triricum aestivum, uma nova espécie.
Cavelo e burro, que dá origem a mula.
Em geral, a fecundação é intra-específica, isto é, processa-se apenas entre indivíduos da mesma espécie. Mas há casos de fecundação inter-específica, entre indivíduos de duas espécies evolucionariamente próximas. Os indivíduos que nascem destas fecundações designam-se por híbridos (exemplo: os cavalos e os burros podem cruzar-se, dando a origem a um híbrido: o macho ou mula).
O óvulo, gameta feminino, possui barreiras para a penetração dos espermatozóides: a corona radiata (mais externa, composta de células foliculares) e a zona pelúcida (camada glicoprotéica situada após a corona radiata). Os espermatozóides, gametas masculinos, possuem na cabeça o acrossomo, que começa a liberar enzimas hidrolíticas ao entrar em contato com tais barreiras. Após vencê-las, ocorre a fusão entre as membranas dos dois gametas. Imediatamente após a fecundação, a membrana do óvulo altera-se para impedir a entrada de outros espermatozóides. Os 23 cromossomos de cada gameta se unem, formando o zigoto, com 46 cromossomos.
Fantástico!!!! Adorei! Ele podia ter perguntado por que não era abominação o amor de Rute por Noemi e de Davi por Jônatas. Rute. Nestes versos fica claro o amor entre Noemi e Rute: "Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei ecu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei ecu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei ecu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." [one million:sixteen-17] 1 Samuel "E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.... E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes... e o seu cinto." [18:one million-4] Saul está enfurecido pelas práticas homossexuais de seu filho com Davi. Ele diz, "não sei ecu que tens elegido o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha da nudez de tua mãe?" [20:30] Davi e Jônatas "beijaram-se um ao outro e choraram juntos" quando se separaram pela última vez. [20:40-one] . Só é permitido a eles.
É possivel sim!(lógico q não com tdu). E tem um exemplo comum, só q não tô lembrando bem o nome...acho q é a mula...mas tô na dúvida...
Sim, é possível.
O mulo, por exemplo, é resultante do cruzamento de jumento com égua, ou de cavalo com jumenta. É, pois, animal híbrido, estéril, do mesmo gênero de Equus.
olha tenho umas sugestões..
Quando uma égua cruza com um burro, nasce como resultado a mula, um hibrido dos dois.
Outras espécies que podem cruzar entre si sãö: Onça e Leopardo, Cão e Lobo, Couve e Rabanete, Zebra e Cavalo, Tigre e Leão, entre outros..
Genéticamente impossível!
pesquise sobre zona pelúcida...