Leia o texto abaixo e comente: Que tipo de ídolos a sociedade passa para nossos jovens?

“Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa

estarrecedora.

As pessoas estão cultivando ídolos errados.

Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza.

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um

marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da

sociedade,

pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com

conceitos de certo errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca

precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.

A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se

afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande

gravadora.

Temos vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade

ou que tenha algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro,

admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra,

um verdadeiro criminoso.

Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença

entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizado com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente

por minha filha adolescente ter visto o filme.

Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais,

beber até cair e outras coisas fossem certas,

já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que

tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada?

Será que ser correto não

dá ibope, não rende bilheteria?

Como no comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos,

só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da

educação errônea a que foi submetido.

Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito?

Se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus

filhos a revelia para que não precisem se arrepender mais tarde.

A principal função dos pais é educar.

Não se preocupem em ser amigo de seus filhos.

Eduque-o e mais tarde ele verá que você foi a pessoa que mais o amou e foi,

e é e sempre será o seu melhor amigo,

pois amigo não diz SIM sempre."

(Karla Christinne Gurgel - Psicóloga Clínica)

Update:

margarida c: De certa maneira, concordo com vc. É característica do jovem a contestação, principalmente na adolescência.

Comments

  • Amiga Rosa, fico preocupada, com um aspecto, além da exposição de figuras controversas, cada vez mais presencio que devido ao corre-corre cotidiano, para economizar tempo, os pais, a família perdem momentos preciosos com os filhos, da minha turma á tarde, de 26 crianças, na faixa de quatro anos, vinte almoçam religiosamente todo dia na escola, e são instruídos em casa para comerem na escola, sabe, pode parecer besteira, mas percebo que não é por privação de recursos financeiros, mas por achar que arrumar, cozinhar um alimento e comer com seu filho parece trabalhoso, demanda tempo e atenção. Dia desses, um aluno me afirmou que achava muito chato escovar os dentes, sabe conversei com ele, dei uma escova e forneço pasta todos os dias, informei sobre os problemas que podem ser ocasionados pelas cáries eele me olhou surpreso, diasdepois, ele me mostrou a escova, beijando-a e falou que a amava, pois ajudava a prevenir doenças do coração e cuidar do seu sorriso. Sabe, minha mãe trabalhava em três turnos, mas sempre dava um jeitinho, nem que fosse nos colocando perto dela enquanto rodava e preparava matrizes, e nos ouvia, eu e minha irmã, conversava com a gente. Existe momentos em que se não existirem figuras de referência, eles escorregam em ciladas como drogas, gravidez e DSTs, por pressão do grupo de colegas,

  • Veja bem,o problema de drogas existem em todos os níveis e o amor de uma mãe,a preocupação e a luta pela vida de um filho também é igual.

    Nem todos tem uma educação familiar adequada,outros tem e mesmo assim envolve-se,ninguém pode dizer com convicção que nunca passara por esse problema,se a mãe do Cazuza errou,nós mães somos passíveis de erros,também soube ser mãe quando ele mais precisou,para ela ele será sempre um grande herói.

  • - Lindinha, você está certa com relação a não deixar os filhos à revelia, à margem da sociedade, sem orientação, sem educação adequada, etc.

    Entretanto, o que menos se vê é um artista morrer de causas naturais. Exemplos: Billie Holliday morreu de overdose de cocaína, Janis Joplin e Jimmy Hendrix, idem; Sarah Vaughn morreu em decorrência do alcoolismo, Cássia Eller, em decorrência das drogas e bebidas alcoólicas, Elis Regina, overdose de cocaína.

    Se eu escolher um artista «certinho» vai ser difícil, viu ?

    O importante é saber a diferença: Estes artistas que citei, incluindo Cazuza, são adorados por mim, enquanto artistas, enquanto cantores, compositores e grandes intérpretes que foram e sempre serão, pois o artista legítimo não morre. Mas isto não quer dizer que eu vá fazer o mesmo que eles. Sempre soube da vida desregrada de todos estes e muitos mais (ficaria a noite inteira citando os maravilhosos «doidões») , entretanto, não bebo e não uso drogas, além de nunca ter traficado e,tampouco, participado de orgias.

    Eles estão e sempre estarão no meu coração, independentemente do que fizeram com suas próprias vidas. Azar o deles, que não souberam viver plenamente, pois é tão raro algum artista vir do nada e conseguir sobressair num mercado tão porco e nojento, como é o da Indústria Fonográfica. Todos estes, talvez estivessem vivos até hoje, se tivessem uma vida mais regrada, mas enfim, como diz um amigo meu «cada um com seu cada um».

    Não vou deixar de gostar deles nunca, porque gosto dos ARTISTAS e das OBRAS.

    Gosto deles desde criancinha e nunca trilhei caminhos errados e obscuros por causa da minha admiração.

    Bj, força e paz =D

  • Eu só posso te dizer que AINDA SOMOS OS MESMOS E VIVEMOS COMO OS NOSSOS PAAAAAAAAAAAIS...

  • Cada um julgue como lhe parecer melhor, pois temos outros bons exemplos, mas se dentro de casa não houver diálogo e uma educação cristã, pouco se pode esperar dos jovens , veja também o caso dos atores da globo que foram presos por agredir e roubar uma prostituta, ou travesti, péssimo exemplo, não?

  • Essa questão nunca foi tão actual como hoje. Numa das edições da revista "Newsweek",fizeram uma reportagem sobre os novos ídolos das adolecentes: o trio Britney Spears,Lindsay Lohan e Paris Hilton,personagens carregadas de conotação sexual - está provado que os ídolos são hoje mais sexualmente reveladores que nas décadas anteriores. Por isso,o melhor conselho que um pai pode dar (aquele que,como filha,gostaria de ouvir) é: pensa pela tua própria cabeça. O pai de uma amiga minha dizia "confia,desconfiando". Se os jovens se encontram ainda numa fase de construção de valores,convém apresentar-lhes alguns de entre os quais estes possam optar. Depois,chegará o período em que eles próprios farão a revisão e consequente manutenção dos valores com os quais ainda se identificam, e descartarão aqueles que já não têm significado para si. Como filha,sei que,por muito que os meus pais me elucidem acerca de determinados fenómenos sociais,em última instância,serei sempre eu quem dá a última palavra. Num episódio recente de Donas de Casa Desesperadas,o filho mais velho da Bree disse: "claro que nós,jovens,sabemos o que é bom e o que é mau. Apenas optámos pelo que é mau"...

  • Também fiquei espantada com o filme, acabou meu encanto por ele, só que devemos lembrar que também são humanos e que tem uma vida fora da TV, Cinema, etc...

    ai a decepção....

  • Em um certo momento, escrevi um artigo para um jornal de minha pequena cidade que tinha por título "Pais piores que os filhos".

    Deu para entender?...

  • Cada um sabe o que é melhor pra si...

    Beijooos... =D

  • Muito interessante sua colocação!!! Realmente a sociedade hoje idolatra pessoas de comportamento totalmente fora da moral e dos princípios cristãos. Isto não tem nada a ver com repressão ou qualquer atitude autoritária que coloque a individualidade da pessoa em risco. A idéia é que o respeito ao ser humano e a vida é algo imprescindível à sociedade e evolução do ser humano. Concordo que as letras dele são boas, mas daí a adorar suas atitudes é uma idéia ridícula. Quem sou eu para julgar, mas sabemos o que é certo e errado e devemos educar nossos filhos a não repetir os mesmos passos de pessoas como ele. Ele não é único, sabemos disso (como Britney Spears, Renato Russo e etc), e o pior que quando são represados pelas atitudes são ditos dignos de pena e simplesmente deixa de relevar suas atitudes transviadas pelas qualidades de seu dom. Uma coisa é uma pessoa ser um ótimo cantor, ator ou escritor a qualidade de seu trabalho pode ser jamais esquecida ou até mesmo dita como insuperável, mas daí a idolatrar atitudes como as descritas são demais.

    Conhecimento é Afrodisíaco... E o único meio de transformar esta sociedade!!!

Sign In or Register to comment.