Você se julga capaz de discutir política seriamente?

Você acha que é capaz de discutir política sem preconceitos ou posições previamente tomadas? Você seria capaz de fazer uma análise fria de um governo apontando erros e acertos mesmo que seja partidário desse governo? Você tem conhecimento suficiente de História, sociologia, antropologia e filosofia para entrar em uma verdadeira discussão sobre política ou você fica só no superficial com críticas e sem nenhuma argumentação?

Update:

Diego Dosansil é claro que não existe uma análise absolutamente imparcial que possa ser feita por um Ser Humano que esteja inserido em uma determinada sociedade, mas o que devemos buscar são análises que não desconsiderem verdades aparentes a um observador mais sagaz, mesmo que essas verdades sejam prejudiciais as nossas posições e então a partir daí poderemos buscar o que de realmente bom e benéfico nosso partido possui e se chegarmos a conclusão de que o nosso partido possui mais pontos negativos do que positivos que mudemos de partido ( quando digo partido me refiro a sua posição política e ideológica).

Update 3:

Você até pode discutir política mesmo sendo uma pessoa alienada quanto às ciências que eu citei, porém não será qualificado a participar de um debate de alto nível instrutivo e inteligente.

Update 5:

’Acho que pessoas que pensam que sabem sobre política e citam várias matérias que se teria de saber para discutir política, fazem parte de uma minoria, pois vivemos em um país com uma maioria de analfabetos’’. Nem sempre um diploma e uma formação acadêmica garantem algum conhecimento verdadeiro, se assim fosse às nações ditas desenvolvidas não destruíram o nosso Planeta com a sua gana capitalista devoradora e nem produziriam armas de destruição em massa que em nada servem para os seus povos, já que uma guerra nuclear iria colocar todos os Seres Humanos na berlinda.

Update 7:

‘’Mas, pergunto, como colocam uma pessoa que é semi analfabeta e com certeza nada sabe disto tudo que você diz, como presidente de um país como o Brasil?’’

‘’Ou para ser presidente não há necessidade de entender sobre o assunto?’’

Você tem certeza de que o atual presidente nada sabe sobre as ciências socias? Melhor do que me indagar isso seria se indagar a razão de uma pessoa semi analfabeta ser presidente do Brasil, faça algumas pequenas perguntas como quando esse homem chegou a presidência e quais as razões da população em Elegê-lo naquele momento e quem é esse homem que chegou a presidência e o quê ele representa ou representou.

Comments

  • Puxa Dionísio, que bom ao menos ver perguntas, que já se pode avaliar por elas, o seu entendimento sobre o assunto.

    De fato, discutir política com preconceitos ou sem visão de conhecimento suficiente, é uma perda de tempo e muitas vezes se torna desagradável ou improdutivo.

    Por certo se nós dois fôssemos adentrar neste caminho, o interesse iria aumentar passo a passo...

    Assim, acho que duas pessoas ao menos que possuam níveis assemelhados, poderia ser de grande valia para ambos.

    Dois sem conhecimento ou base, até poderia dar um bom papo, sem rendimento algum.

    Mas um com conhecimento e outro com chutes e opiniões sem fundamento na relatividade das importâncias, ao menos isto, seria mesmo terrível.

    Assim, encontramos de fato poucas pessoas que podem discutir política em nível elevado e com resultados.

    Não vejo nem nossos políticos com cargos públicos, em sua maioria, em condições de discutir política e nem os seus próprios atos no cumprimento de seus mandatos.

    Mas é assim mesmo, um país que precisa tanto de leis é um país que nem cumpre as que possui.

    Julgue o amigo pelas minhas respostas se eu tenho ou não condição, mesmo não citando os trunfos debaixo da manga, risos...

  • Sou superficial, mas tenho conhecimento teórico suficiente para votar.

    Leio filosofia, sou artista plástico, empresário, e formado em comunicação social.

    Não creio que isso tudo baste se não se tem bom senso.

  • Eu fico só no superficial.... a verdade é que não, eu não me acho capaz ou suficientemente informada para discutir política nesse nível... Assim como tem muita gente que não se sente capaz de falar de psicologia, de psicanálise, de literatura e de outras coisas que eu conheço e conheço bem, eu não me sinto capaz de falar sobre políica da forma mencionada pois a minha formação, os meus interesses, o que me mobiliza é muito diferente disso.

    Isso não quer dizer que eu não tenha minhas opiniões, que eu não tenha um posicionamento... uma coisa que todo mundo tem direito de ter é uma opinião, mesmo que ela não seja embasada, mesmo que seja preconceituosa, antiquada, antiga.,. enfim.. opinião é opinião, opinião está no dominío da DOXA, ou seja, não precisa corresponder a um fato verídico, a uma verdade, ao que pensam os intelectuais, entendidos e eruditos.... Bem, eu sempre encorajo as pessoas a falarem do que sabem... só que nós nunca sabemos tudo sobre alguma coisa e muitas vezes a pessoa discorda da base mesma que sustenta todo um discurso.l por exemplo, se eu disse a uma pessoa esotérica que um manual de sonhos não funciona, que não tem sentido, ela poderá se posicionar contra essa afirmação minha.. e eu posso argumentar, falar de insoconsciente, de significantes, de Freud, de Lacan, de psicologia e psicanálise.. que essa pessoa dirá sempre que ela é, sei lá, do signo de peixes. E o mais difícil nisso tudo talvez seja eu entender que isso não é sinal de ignorância ou nada parecido, mas sim uma escolha, uma leitura de mundo totalmente diferente da minha. Eu, por exemplo, sei bastante sobre políticas públicas em saúde mental.. mas não me sinto habilitada para falar do Lula, dos partidos, do CPIs.. entende? Também não sou grande conhecedora de economia, da bolsa, do FMI e por aí vai, mas posso falar por horas e horas sobre orçamentos municipais, estaduais e federais nessa área bem específica da saúde mental, ou seja, isso que você perguntou acaba sendo muito relativo, não é?, pois na verdade tudo está interligado de alguma forma.

  • Oi Dionisio,

    Acho que pessoas que pensam que sabem sobre politica e citam várias matérias que se teria de saber para discutir politica ,fazem parte de uma minoria, pois vivemos em um pais com uma maioria de analfabetos,.

    Portanto estariam todos sujeitos aos desmandos politicos por não entender de antropologia, história, sociologia e filosofia...ou discutir politica com voce que deve ser um doutor no assunto.

    Portanto, nós, mortais e que nada entendemos destes tópicos citados por voce estaríamos proibidos de julgar...

    Mas, pergunto, como colocam uma pessoa que é semi analfabeta e com certeza nada sabe disto tudo que voce diz,como presidente de um país como o Brasil?

    Ou para ser presidente não há necessidade de entender sobre o assunto?

    Estes quesitos seriam necessários somente para discutir com doutores que fazem estas perguntas capciosas como a que voce está fazendo?

    Este é um país onde imperam as contradições culturais...

    Um intelectual será siderurgico e o siderurgico vai ser presidente...rsrsrsrsrsrs

    Um abraço,

  • Olá Dionísio. Muito bem colocada a sua pergunta. Concordo que seja necessário ao menos alguns conhecimentos básicos sobre História, sociologia, antropologia e filosofia para entrar em uma verdadeira discussão sobre política. Outros ingredientes fundamentais para um debate sadio seriam o bom senso, a sensatez, a imparcialidade, o caráter, o pragmatismo, o equilíbrio, a inteligência,a perpsipicácia e sobretudo, o ceticismo. Não adianta defender cegamente um sistema repleto de falhas, vícios e expedientes centenários. Antes, é preciso reconhecer que o Estado, não só aqui, mas em todo o mundo, encontra-se à serviço do mercado. O que sobra do debate político costuma ser a crítica á varias ações equivocadas e poucos aplausos para um número muito reduzido de acertos tardios.

  • Não existe "análise fria" ao elaborar qualquer análise automaticamente você já está se posicionando em uma determinada corrente de pensamento política, defendendo uma tendência política, ou determinada classe social.

    O que obviamente é diferente de "senso comum", você pode ter sua própria opinião, mas o que devemos ter em mente é de que independente de qual seja ela, ela já existe em algum lugar e se encaixa em um determinado ponto, muito bem definido no espectro político.

  • Dionisio,

    Aonde existe política ? Exceto em alguns

    livros específicos ou lendo filósofos, creio

    que já não se encontra mais POLÍTICA,

    com letras maiúsculas.

    Como já não há Estadistas e outros.

    "Análisar um governo" não é política.

    Será apenas a "análise de um governo"

    ou de um governante.

    Nada tem a ver com política, que seria

    um conjunto de idéias e normas que

    iriam nortear o comportamento de

    uma sociedade, da sua estruturação,

    do seu governo, das suas leis, etc.

    Discutir política é muito mais filosofar.

    Analisar um governo ou governante é

    outra coisa. Creio que sou capaz de

    fazer as duas coisas. Mas, em um caso

    ou em outro eu só iria me dispor depois

    avaliar : Qual é o propósito ?

    Elogiar ou criticar as AÇÕES dos atuais

    politiqueiros ? Fazê-lo para alertar as

    pessoas sobre estes politiqueiros ?

    Comecemos !

    Qual será o primeiro tópico ?

  • Oi, Dionísio,

    Hoje posso dizer que sim.

    Até um tempo atrás, poderia dizer que entrava o lado partidário, pois me identificava com um determinado partido político e suas ideologias. Durante muito tempo, participei como simpatizante, da divulgação das idéias do partido.

    Agora que me desiludi totalmente com o partido. Consigo ver as coisas de forma mais clara e objetiva. Sem interferências.

    Quanto ao conhecimento citado, não sou expert em tudo, porém tenho uma excelente bagagem cultural para conseguir me expressar e claro participar de uma discussão com pessoas sensatas.

    Pois como dizem: política, futebol e religião não se discutem, portanto nem sempre conseguimos partir para o debate sadio.

    Boa noite!

  • Mesmo não sendo doutora no assunto, enfrento discursão com qualquer pessoa.

    Mesmo porque, cidadão ou cidadão já é elemento político.

    Argumentar não é difícil, basta ver a falta de saneamento total, nesta corrida a hospitais.

    OSWALDO CRUZ começou a batalha pelo saneamento, pela organização.

    Cadê o fumacê?

    Aposto que faz menos mal do que o mosquitinho matador.

    Pelo que vejo, você pode manter uma discursão, com certeza, bem mais aprofundada do que eu.

    No entanto, tenho certeza que acrescentarei alguma idéia.

  • Até a pouco eu participava do Blog do Noblat discutindo sobre política, mas eu me afastei porque os participantes são passionais e todos tem que ser contra ou a favor ninguem pode ser neutro. Aí eu cansei e me afastei, mas gostava de discutir sobre política.

Sign In or Register to comment.