É possível ser espírita e panteísta ao mesmo tempo?
Kardec deixa claro que o Espiritismo não é panteísta... mas eu acredito muito mais numa espécie de panteísmo do que em um Deus criador. Há como ser um espírita panteísta ou estas duas doutrinas não se misturam de forma alguma?
Comments
Não há como ser os dois ao mesmo tempo, há conceitos bem diferentes entre eles.
Vc pode ser um espiritualista, mas não pode ser um espírita com este conceito.
A doutrina espírita é bem clara quanto à existência de um Deus Único, criador de todas as coisas, que rege o Universo através de suas leis perfeitas.
Que Jesus nos abençoe !!!
Saudações amigo Bill03,
Bom, apesar do pessoal estar respondendo da forma exposta pelo espiritismo, note que não estão totalmente certos nas afirmações sobre Deus.
Eu como espirita lhe digo:
Veja,
Deus é interpretativo, pois para o panteismo, tudo que vemos é Deus.
Para toda pergunta feita aos espiritos, inclusive ao meu mentor, a única coisa que nos revelam é que Não estamos prontos para entender oque é Deus, nem mesmo teria-mos palavras em nossos vocabulários, para descreve-lo.
Portanto, Não existe uma forma de descreve-lo ou afirmar que ele é algo.
Concluindo, nada impede que o panteismo esteja certo e os espiritas apenas emanem o desejo deque Deus seja aquilo que gostaria-mos que ele fosse.
Sendo assim, as duas crenças poderiam coexistir sem problemas algum.
Fique com Deus e Seja Feliz.
=laus deo=
Não, não é possÃvel.
Toda a doutrina espÃrita é calcada na justiça divina, e esta deve ser suprema e não seria possÃvel se mais de um Deus
Fique em paz
No EspÃritismo DEUS é Imaterial, Eterno e Imutável
No Panteismo toda Matéria é DEUS e portanto Mutável ou Mutante e perecÃvel, DEUS é reciclável.
O espiritismo acredita em um deus criador, já o panteÃsmo mesmo afirmando a crenca em deus nao afirma que o mesmo é criaor. Na verdade o panteista nao atribui origem divina da vida ou do universo, sendo assim nao é possivel