Jeová é Jesus? Como então explicaria a passagem de Lucas 20:41-44 aos que crêem?
Cito passagens...
Lucas 20:
41 Perguntou-lhes Jesus: Como dizem que o Cristo é filho de Davi?
42 Porque o próprio Davi disse no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita,
43 Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
44 Assim, pois, Davi lhe chama Senhor, e como é ele seu filho?
Salmos 110:
1 ¶ Diz Jeová ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Notando que em Lucas 20:41-44 Jesus (hebr. ישוע ou Yeshua) se coloca como o "Senhor" (hebr. אדני ou adon(ai)) do Salmo 110:1
Se Jeová (hebr. יהוה - YHWH) é Jesus (o Senhor do texto de Salmos) podemos corretamente inferir o dito "Diz Jeová ao meu Jeová" ou "Jesus ao meu Jesus"?!?! ๏﹏⊙´
Update:___________________________________ ___________________________________
Uai... joses.silva
Que impertinência...
Já faz mais de 2 dias que repliquei à questão e vc não deu restorno.... quem se mostra perturbado aqui?
Aliás, tal como lá, não deu o menor indício em resposta à pergunta em si.... que devo pensar? +﹏⊙
Update 3:Ignácio c
Explique-me esta associação pois não vi onde se relaciona aí que Jesus é Jeová embora seja um Deus "Poderoso" (hebr. El Gibor; gr. dunamenw) diferente de "Deus Todo-Poderoso" (hebr. El-Shaday; gr. Pantokrator) como é Jeová. °ン°
Update 5:Prezado vc distorceu o que coloquei...
Sobre esses "18 termos atribuídos a Deus" discordo que sejam todos relacionados somente a Deus (YHWH). Veja por exemplo 'Melech ha-Melachim' em Ezequiel 26:7
"Pois assim diz o Senhor Jeová: Eis que da banda do norte trarei contra Tiro a Nabucodonozor, rei de Babilônia, o rei dos reis (Melech ha-Melachim) ..."
Repare que Nabucodonozor é mencionado pelo próprio Jeová como "rei dos reis" assim como também Esdras 7:12 relaciona Artaxerxes como 'Melech ha-Melachim' ou rei dos reis.
Agora, em contraposição ao seu uso de Isaías 44:6 eu contraponho os seguintes textos "Porque Jeová vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não se deixa levar de respeitos humanos, nem recebe peitas;" Deuteronômio 10:17
Salmos 82:1Deus [Elohim] assiste na congregação de Deus [El], No meio dos deuses [Elohim] julga ele.
Salmos 82:6 Eu disse: Vós sois deuses [Elohim]; E todos vós, filhos do Altíssimo.
Update 7:Finalmente,
entendo que o Deus de paz, que dos mortos trouxe outra vez pelo sangue de uma aliança eterna a Jesus nosso Senhor (Hebreus 13:20) tornou Jesus o "Principe da Paz" assim como o fez "Senhor e Cristo" (Atos 2:36).
Compare Colossenses 2:9 com o conselho de Efésios 3:19 a que plenitude de Deus se referem junto ao contexto imediato de ambos os textos.
No mais, é uam pena que até agora não respondeu a minha pergunta original a não ser com enrolação sem nenhuma definição objetiva. Afinal Jesus é Jeová? Consegue explicar sem distorcer ou forçar textos dando conotação que contradizem o contexto interno de toda a Bíblia?
Update 9:■ Não! chama-se de "enrolação" o ato ou efeito de complicar, expor de maneira confusa, atrapalhado, engabelado... Quem realmente não está compreendendo o real sentido de um texto não sou eu... Minha pergunta é clara e objetiva com pormenores que levam ao exato raciocínio... Não há como identificar uma associação entre estes pormenores com Isaías 9:6 ligando-o à questão principal.
■Embora vc então ache ser Jesus o Deus todo-poderoso Jeová, não argumentou os pontos indicados na pergunta . Aliás o todo-poderoso teria "recebido" esta qualificação?!? Se é todo-poderoso, como "recebe" esta qualificação? Ademais, não substituí a palavra Deus por Jeová coisa nenhuma... mostrei como é na lingua original, portanto, quem substituiu foram os tradutores - Deus é "Elohim", não Jeová que é "YHWH" - o que infelizmente vc parece não ter se dado conta.
Update 11:■"Preste Atenção" ... Provérbios 28:22 - "O SENHOR me possuiu no PRINCÍPIO de seus caminhos, DESDE ENTÃO, e antes de suas obras." Procure entender as palavras pelo contexto... Diz o texto que Jesus (a sabedoria, vs 12) teve princípio e desde então Jeová (YHWH - aqui incorretamente "SENHOR") tem efetuado suas obras. De forma que Jesus foi "gerado" na "eternidade" de/por Jeová e por isso não existiu sempre.
Update 13:Falsos deuses são os que se opoem ao verdadeiro Deus Jeová como é o caso do diabo (2 Coríntios 4:4).
■Vc afirmou "que os termos diferentes referentes a Deus e a Jesus não significam que são pessoas diferentes e sim iguais. Cada termo relacionado a Deus sempre são para situações diferentes da atuação divina e não para pessoas diferentes." Percebeu a contradição? Se Deus e Jesus são PESSOAS iguais, então são DUAS PESSOAS - Uma pessoa é Deus e a outra é Jesus e embora vc ache que são "iguais" ( ? ) são tratados com "termos diferentes"? Mas não são iguais?!?!
■Vc usou o texto de Col. 2:9 associando-o a Isaías 9:6 para aos leitores desavisados concluírem erradamente que Jesus é plenamente Deus por ter nele toda a sua plenitude. Por minha vez contrapus seu argumento com Efésios 3:19 mostrando então que toda a plenitude de Deus é legado não só a Jesus mas também aos que o seguem e nem por isso os cristãos são "Deus" !!
Update 15:■Eu tenho fundamentado meu questionamento com fontes inclusive nas línguas originais para abalisar meus argumentos, e é justamente nestes pontos que vc se omitiu em responder por mais que eu tenha simplificado o assunto... Mas ateve-se muito à forma com que me expressei em vez de ao conteúdo exposto... Eu mostrei que há uma distorção de ensino (Jesus é Jeová) com base em palavras bíblicas originais, vc não concordou nem discordou, levou para o campo de imposição de idéias que lógicamente não é obra minha... Se tão somente argumentasse em cima do que coloquei inicialmente, não contrapondo com perguntas que nada tem a ver com a questão principal (Jeová é Jesus?) e com os pormenores indicados relacionados ao tema, teríamos debatido melhor minha proposta.
Update 17:Desejo a vc que obtenha sufiente conhecimento do único Deus verdadeiro que o próprio Jesus indicou que te significará vida eterna (João 17:1-3)
Comments
Jeová é o nome de DEUS, JESUS é o filho de DEUS
Os dois são pessoas diferentes,um é o Pai e o outro é o Filho.
O conceito da Trindade é totalmente pagão.
Jesus deixou bem claro que o Pai é maior do que ele.
Jesus é apropriadamente chamado de filho de Davi porque vei da descendência de Davi. Mas de acordo com 1 CorÃntios 8:5-6 para os verdadeiros cristãos há somente um só senhor, Jesus Cristo. Portanto é apropriado que no salmo Davi o chame de Senhor. Mas note que no mesmo salmo Jeová ordena a Jesus que se assente à sua direita. Por que? Porque o assento principal, o trono, pertence a ele. Veja alguns versÃculos que provam que Jesus não é Jeová Deus:
João 14:28 - Jesus disse que o Pai é maior do que ele.
1 CorÃntios 11:3 - Jesus tem Deus como cabeça, portanto está em sujeição a Deus.
Mateus 26:39 - Se Jesus fosse Deus estaria orando a si mesmo, e a sua vontade teria sido forçosamente a vontade do Pai.
Colossenses 1:15 - Jesus teve princÃpio, foi a primeira criação de Deus. Deus é eterno.
Mar. 13:32 - Naturalmente, não seria assim se o Pai, o Filho e o EspÃrito Santo fossem coiguais em um só Deus. E se, conforme alguns sugerem, o Filho estivesse impedido de saber, em razão de sua natureza humana, surge a pergunta: Por que é que o EspÃrito Santo não sabe?
Mateus 20:20-23 - Quão estranho, se, segundo se afirma, Jesus é Deus!
1 CorÃntios 15: 27,28 - Mais uma vez mostra que Jesus está e estará sujeito a Deus.
João 17:1-3 - Jesus é citado como enviado pelo único Deus verdadeiro.
1 CorÃntios 8:5-6 - Um só Deus, o pai e um só Senhor Jesus.
1 Pedro 1:13 - Jesus tem o pai como seu Deus.
João 20:31 - Jesus é claramente identificado como filho de Deus.
OLHA JEOVA NAO E JESUS
POIS JEOVA Ã DEUS O REI DOS REIS
E JESUS ÃO FILHO DE DEUS NOSSO CO HERDEIRO DA HERANCA FUTURA
'' O SENHOR(DEUS ) DISSE AO MEU SENHOR(JESUS):SENTA -TE A MINHA DIREITA .
ISSO POR QUE JESUS ESTA ASSENTADO A DIREITA DE DEUS PAI
JESUS ÃO PRINCIPE
MEDITE NA BIBLIA QUE JEOVA TE ILUMINARA
Sim, em respeito a autoridade que Jesus exerce perante Davi, um ser espiritual com um ser carnal.
Jesus foi a primeira criação de Jeová no céu - colossenses 1:15-17
Boa irmão.
aqui já falamos muito deste assunto mas nunca é de mais para que as pessoas que estão na escuridão acorde do sono espiritual e dentre tantos textos que comprovam que Jesus é o filho de Jeová e esta em sujeição a ele gosto de mencionar este texto.
1 CorÃntios 15:24 - 28 A seguir, o fim, quando ele entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. 25 Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada. 27 Pois [Deus] "lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés". Mas, quando diz que 'todas as coisas foram sujeitas', é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Ãquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.
Abraço
A leitura de Zacarias 11:12 e 13, na versão TNM, lhe perturbou?
...............................................................
Impertinência?!
Resolvi não incorrer em transgressão à recomendação contida em Mateus 7:6.
1Jo 2: 22-27
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que( Jesus é o Cristo?) à o anticristo esse mesmo que nega o (Pai e o Filho.)
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
Portanto, o que desde o princÃpio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princÃpio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
1Jo 5:2020 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. ESTE à O VERDADEIRO DEUS e a vida eterna.
25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis
Leia sobre: