Como podemos ter um conceito para realidade , se o próprio conceito está fora da realidade ?

Se a realidade é única e unânime , como então possuímos tantos conceitos ?

Update:

James , Sou partidário das idéias de Kant, para ele a realidade em si, ou Nômeno, não pode ser conhecida.

Nós só conhecemos a realidade como ela se manifesta para nossa a consciência, o Fenômeno.

Só podemos conhecer o fenômeno, que a razão o interpreta em termos de tempo e espaço. Desse modo o ''real'' é tão somente a realidade percebida por nossos sentidos físicos e pelos sentidos da razão. Sendo os humanos dotados das mesmas estruturas da razão, isso torna possível a convenção de Leis e Verdades aceitas por uma coletividade.

De acordo com os meus conceitos, é o fenômeno (realidade percebida) e realidade é a coisa em si, inacessível e imperscrutável.

Comments

  • Quem disse que a Realidade é única e unânime?

    Veja só: se eu moro na mesma avenida, bairro e cidade que você, o comum seria termos realidades iguais, certo? Baseado no fato de estarmos no mesmo espaço. Porém, se eu moro debaixo da ponte e você numa cobertura de luxo, nossos conceitos do mesmo lugar no espaço será diferente. Concorda?

    Abraços, Feliz dia do Rock \,,/

Sign In or Register to comment.