Por que a religião é tão ignorada na Europa ?

Uma coisa que salta aos olhos logo de cara é que os países mais pobres são os que possuem maior índice de crença em deus.

Além disso, os países nórdicos famosos pelo seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) possuem uma taxa de ateísmo altíssima

Seria religião uma espécie de apoio, mesmo que irracional ? As pessoas e países evoluídos nem perdem mais tempo com isso.. estou pensando seriamente em ser Ateu..

Comments

  • Vc se baseou em que dados para essa afirmação?

    Eu não sei se a religião é assim tão ignorada na Europa.

    Portugal é um país católico em sua maioria.

    A Italia e Espanha tambem são muito religiosos.

    A Alemanha não foi o berço do Protestantismo.

    Irlanda : tanta briga entre protestantes e católicos.

    Só se esses dados são novos.

    Penso que a relião não é tão ignorada da Europa como vc diz não.

  • Oi

    São vários fatores juntos:

    Maior acesso a educação; tem gente que ,por exemplo, é contra a evolução, mas não faz a mínima idéia do que é!(não estou dizendo que "evolução é atéia", pois muitos religiosos reconhecem e acreditam na veracidade da evolução, é apenas um exemplo)

    onde há mais pobreza e sofrimento, existe uma carência psicológica maior, que cria necessidade de "Deus" na tentativa de amenizar e dar coragem para enfrentar os percalços da vida;

    Basicamente são esses dois fatores que chamam mais a minha atenção!!

    Beijo!!

    L&D

  • Quanto maior o progresso científico, particularmente na MEDICINA, menos necessidades as pessoas têm de procurar ajuda no sobrenatural. Os países com melhores índices de qualidade de vida são os que têm melhores níveis de educação e maiores índices de ateus. Não é mera coincidência.

    Porque você acha que as religiões sempre foram contra qualquer avanço científico e perseguiram tantos médicos que queriam melhorar a qualidade de vida do povo?

    Eles precisam ter o monopólio da esperança na cura de doenças para poder escravizar os pobres coitados.

    O progresso científico vai acabar totalmente com esse monopólio e as igrejas vão esvaziar, a fé vai murchar e as religiões vão morrer.

    Bem vindos ao século XXI.

  • ...no fundo tá todo mundo é preocupado com o próprio rabo..seja onde for...

  • A descrença desses países só está acontecendo de uns tempos para cá, pois a maioria deles eram países protestantes, só que quanto mais o homem tem recursos financeiros mais ele se afasta de Deus, pois se acha alto-suficiente, por isso que Jesus falou que é mais fácil um rico entrar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.

    E eu acho a sua posição um pouco preconceituosa, pois com isso vc quer dizer que somente pessoas não evoluidas crêem em Deus, e isso não é um caso de ser pobre ou ter estudo, mas trata-se de fé, se vc não acredita o problema é seu, pessoas não são burras por não acreditar no que vc acredita.

    Respeite e assim vc será respeitado!

  • Na verdade o que nos salta aos olhos é que aqueles que não confessam que Jesus Cristo é o Senhor vivem muito mal, infelizes.

    Estejam com dinheiro ( Japão, países nórdicos, Israel, Arábia Saudita)

    Estejam sem dinheiro ( Africa, Ìndia, Irã, etc...)

    E, historicamente, os que não seguiram um Deus Criador e os mandamentos escritos na Bíblia, antes ou depois, se extinguiram, foram eliminados do mundo ( Astecas, Maias, Egípicios, etc..)

    Mas deve ser tudo coincidência........

    Tome sua posição, porém medite bastante antes, pois essa será a posição mais importante da sua vida.

  • Porque eles se desiludiram das crendices pregadas pela ICAR e seus religiosos.

    Existem Templos que viraram celeiros, outros museus.

    Em alguns lugares não existem nem mais vigários.

    Nos Estados Unidos também está acontecendo o mesmo. Os templos da ICAR estão se esvaziando.

    Aqui em Porto Alegre, havia a missa das 6, das 7, até a das 11 horas. Hoje somente às das 6 (o mais comum é ser das 8) e das 10h 30 min. Parece-me que alguns templos ainda existe o culto das 18 h.

    Felicidades.

    VR.

    O povo está debandando para o ateísmo e para as Pentecostais, ou Néo.

  • Mateus 11:25 ¶ Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

  • É como o Johann Gottlos falou...

    E outra coisa: não é o sucesso (finaceiro, emocional etc.) que leva as pessoas a se afastarem da religião, mas é o insucesso que as aproxima.

  • Então seja ateu e se baseie nas filosofias humanas.

    Crer em Deus independe de de riqueza ou de pobreza, e sim de ató de fé, no acreditar , no amar e não nas situações a que citou. Quem ama verdadeiramwente a Deus não se apega a esse modismo do passado e do cotidiano.

Sign In or Register to comment.