Catastrofe no japão, o que houve ao certo? qual a relação coma fisica?

por favor, me falem sobre o que aconteceu com o japão, quantos reatores foram afetados... e qual a relação de tudo isso com a fisica....

por favor me ajudem!

Comments

  • O Japão esta localizado em uma convergencia de placas tectonicas, a movimentaçao dessas placas provocou um forte terremoto seguido de tsunami, que devastou uma boa parte do japao. 2 reatores da usina nuclear de fukushima foram danificados e expalharam radioatividade pela regiao.

  • nao posso responder

  • Calma, Luiz.. tudo o que aconteceu no Japão tem a ver com a física. O terremoto e o tsunami, com a Geofísica, e a catástrofe nuclear, com a física atômica. A Usina de Fukushima resistiu ao terremoto e foi desligada. Acontece que, pela própria natureza da reação nuclear, esta persiste por algum tempo mesmo depois de desligada a usina. Essa radioatividade residual gera calor, aquecendo os reatores, que devem ser refrigerados à água. Acontece que o tsunami inundou o gerador a diesel que bombearia a água para resfriar os reatores, e esses - 4 ao todo, superaqueceram e alguns explodiram. Mas o reator nº 3, o mais perigoso porque seu combustível era o plutônio, elemento mais radioativo que o urânio, pôde ser refrigerado e uma explosão maior não aconteceu. Agora os japoneses estão cobrindo a usina com camadas espessas de concreto para isolar e "sepultar" os 4 reatores, do mesmo modo como os soviéticos fizeram com a usina de Chernobyl em 1986.

    Abraços,

Sign In or Register to comment.