Discordância na instalação de fio terra?
220 volts entra na minha casa conduzido por 2 fios (fase e neuto), do lado do poste existe um sistema de aterramento com barra de cobre e nele ligado um fio verde so que esse fio verde não vai para dentro de casa ou seja no quadro de distribuiçao dentro da casa so chega dois fios. A minha pergunta é o seguinte como devo instalar um bom aterramento em todos os circuitos da casa ou tenho que puxar um fio desde a barra de cobre ate dentro de casa? E, outra da casa ate o poste tem 5 metros e a barra de cobre ta aterrado do lado de poste.
Comments
Bom dia!
a) Bem antes de VIRAR LEI, eu já queria um aterramento perfeito. Procurei pelo PLANETA INTEIRO uma forma de fazer.
b) A única conclusão que eu eu cheguei foi esta: PIOR QUE NÃO TER UM ATERRAMENTO, É TER UM QUE FOI MAL FEITO E PODE DAR PROBLEMAS, daí que eu simplesmente desmanchei um aterramento que fiz para o PC, num comodo da casa onde pude furar um buraco e instalar uma vareta comprida.
c) Daí que espero a grana para contratar um ENGENHEIRO para fazer um bom projeto para ser executado. Não tem LITERATURA disponível, já busquei por todos os cantos do planeta terra.
d) Uma coisa eu sei: Esquece aquele aterramento da entrada. O correto é fazer OUTRO ATERRAMENTO.
e) Parece simples, mas só parece. Você tem que, SIMPLESMENTE correr um novo fio por dentro de sua casa. Este novo fio será ligado ao sistema de aterramento que construir. Pode esquecer as ligações externas, lá no poste, na entrada de energia. Lá você não modificará nada.
f) A grande PERGUNTA, cuja resposta não encontro: E a haste? Uns dizem que é de COBRE, outros que deve ser uma HASTE DE AÇO revestida de cobre. E o tratamento do solo? Uns dizem que usam CARVÃO, outros dizem que usam um talco especial ...
g) Uma coisa eu sei: é preciso uma HASTE que dure décadas. É preciso TRATAR O SOLO, lógico. Tem que ser num solo COM UMIDADE, não pode ser numa terra seca. Daí que, simplesmente, desisti de fazer algo que pode PIORAR as coisas ... Quando eu puder vou contratar uma empresa especializada no setor.
h) EU PENSO que um aterramento perfeito seria aquele que fosse feito dentro de uma caixa concretada, enterrado num solo bem úmido, com a terra tratada, uma haste que aguentasse estas condições, com um bom cabo soldado à sua ponta, tudo muito bem protegido ... Mas isto é o que eu PENSO (rs), longe de ser a VERDADE, apenas uma intuição.
Seguem dois LINKS que tratam do mesmo assunto, de formas DIFERENTES.
Boa sorte.
Maurizinho
Pra começar: Na sua casa chega uma fase e um terra, o neutro so apareçe se voce realizar
seu prorpio aterramento
O cabo terra que chega na sua casa é o aterramento da consercionaria de energia
de sua cidade. Se essa barra de cobre for da propria consercionaria nao adianta voce puxar
o fio dessa barra pois voce estaria ligando no aterramento do mesmo circuito
que já chega dentro da sua casa.
Para fazer aterramento na sua casa voce vai precisar passar um outro fio (neutro) fazendo
um circuito interligando em todas as tomadas e chegando até o seu padrão.
Lá voce decide se compra sua propria barra de cobre e enterra no chao ou se a barra que está
no poste não é da consercionaria voce liga nela.
Dessa forma voce tem dois caminhos para a descarga de energia (se ela ocorrer).
220 volts saõ 220 volts
sempre use um neutro , contrate um bom eletricista.
...