Desenvolvedor de jogos explica porquê o Playstation 3 é ruim!!!?

Muitas foram as pesquisas e análises em torno do dono de melhor hardware; Xbox 360 ou PS3. Apesar de todas as análises feitas derem vitória esmagadora ao Xbox 360, os gráficos comparativos não faziam os leigos em programação entender melhor o porquê. O engenheiro Jason Booth, ex-Harmonix e atual Conduit Labs, e responsável pela série Guitar Heroes e Rock Band, explicou em seu blog da melhor maneira possível, como só um versado no negócio poderia. Nada escapa; processamento, gráfico, e até mesmo o Blu-Ray é derrotado pelo fiel DVD. Seus comentários explicativos iluminam a seguinte questão; Porquê as versões de jogos para Xbox 360 são sempre superiores?

Ele explica que o fill rate (número que descreve quantas operações de pixel o processador pode fazer) do PS3 é baixo. " ou seja, os jogos têm que rodar em resoluções mais baixas ou com menos efeitos de sombra para ter a mesma velocidade. E não estou falando de pequenas diferenças, é quase a metade da capacidade do 360."

Sobre o alardeado processador Cell, Jason explica que apesar de ser muito potente, não funciona bem com jogos. Segundo o desenvolvedor é complicado dividir o processamento em vários núcleos e com freqüência se tem vários núcleos ociosos. Essa parte com certeza deve ser a maior responsável pelos inúmeros atrasos de lançamento que o PS3 vem causando.

O Blu-Ray vem causando controvérsia desde antes de seu lançamento, Jason explica porquê ele é inferior ao HD-DVD e até mesmo aos atuais DVDs; segundo Jason o leitor de Blu-ray é duas vezes mais lento que o leitor de DVD do X360. Isso afeta até mesmo a qualidade da imagem, apontada como muitos, inferior aos atuais leitores de DVD, em alguns casos. Até mesmo na questão que já virou lenda urbana; de que os DVDs tem restringido o tamanho dos jogos atuais, ao contrário do Blu-Ray que tem mais espaço de armazenamento. Jason explica que mesmo tendo mais espaço, dificilmente ele será usado de maneira útil para desenvolvimento de jogos. O Blu-Ray porém ajuda os desenvolvedores de PS3 a contornar os outros problemas da plataforma. A complicada questão, é explicada da seguinte maneira, exemplo; para cada textura ou elemento utilizado para gerar imagem no PS3, é necessária copiar esse item para cada nível do jogo, ao invêz de utilizar o mesmo item o jogo inteiro. Ou seja, a própria arquitetura hostil do PS3 impõe o uso de Blu-Ray, porêm, se o mesmo jogo for feito no X360, esse mesmo elemento copiado várias vezes no PS3, só necessita de uma única cópia. E as várias técnicas de compressão utilizadas hoje permitem comprimir qualquer coisa em um DVD, o que além de tudo permite uma velocidade maior de tranferência de dados.

Segundo Jason, é preciso gastar muito mais tempo, dinheiro e recursos para se fazer algo no PS3, que no X360 é simples e rápido. Por isso a Sony vem tentando ajudar, sem sucesso, os desenvolvedores, com grandes pesquisas. A essa altura, enquanto a Sony gasta com a geração atual, a Microsoft já está desenvolvendo a próxima geração. O desenvolvedor acredita que muito poucos conseguirão realizar algum trabalho de qualidade no PS3. Tudo isso vem em um momento que a Sony oficialmente pediu as softhouses que não abandonem a plataforma PS3, e que seu prejuízo foi duas vezes maior que o previsto anteriormente. Ou seja, a Sony, por incrível que pareça não previu essa queda. Caramba, até eu previ!

Comments

• Ok Ok, a Sony é soberba, sim, pensa só nela mesma, e esquece de que temos pessoas que podem fazer coisas inimagináveis como achar todas as falhas de seu console, mas continua genial, pois inventou o Blu-ray, que é top dos discos, claro, será superado, mas agora é top, tem seus exclusivos que são os melhores, e também veja só, se permite comprimir qualquer coisa em um disco, comprimi Final Fantasy XIII num disco só ué, porque veio em 3 então, estranho isso, muito estranho, acho que tem coisa errada ai! Falow :D

• Agora já tenho algumentos pra falar porque eu não compro o ps3 Além da minha falta de dinheiro.

• Pontos gastados a toa, todo mundo sabe que o XBox não dura muito. E o Playstation 3 é muito melhor que o XBox. Dura muito e você pode se exibir para seus amigos e familiares.

XBox é para gente que não pode comprar um Playstation 3!

Respondam minha pergunta:

Qual o melhor jogo do Naruto de PS2? Vale a pena trocar Naruto Shippuden 2 pelo 5?

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201...

• edai quem quer saber o xbosta e uma ***** compra um que vai queima no mesmo dia kkk xBOSTA

• O Xbox 360 Slim é altamente duradouro quem tem sabe. A sony é muito boa, mais em questão de consoles tb é, mas o microsoft superou. E olha que eu sou sonysta, comprei o PS2 Slim All Star assim que lançou e só não tive dinheiro pro PS3 naquela epoca.

Sign In or Register to comment.