O que acham: Só existem 2 motivos para se crer em deus?
Ou se crer por alienação cultural, ou seja, a pessoa foi ensinada desde criança a acreditar.
Ou se crer por conforto espiritual, ou seja, é muito mais confortável encarar a existência acreditando que existe algo que se importa conosco.
Update:--------
Elinar
E que disse que surgiu do nada?
Update 3:------------
Deuso
E o que te levaria a supor que exista um deus? Para você o que seria deus? O que te permite afirmar suas qualidades? Você sempre se esquiva na falácia: A imagem que você tem de deus não corresponde à minha. No entanto, você nunca apresenta a sua para que esta possa ser refutada.
Update 5:---------
Abdel
Você tem algum argumento racional? Se não tem, concluo que só lhe restam motivos subjetivos, o que lhe enquadra na segunda categoria.
Update 7:----------
Abdel
Não acho que seja necessário explicar para você o que é a subjetividade. Ou você está sendo dissimulado e querendo me fazer perder tempo com esquivas estúpidas ou sua ignorância no assunto é crônica e isto criaria obstáculos para que eu venha a lhe responder. Nos dois casos, é perda de tempo.
No mais, resta: Ou você tem argumentos racionais ou você não tem argumentos racionais. Na sua incapacidade de apresentar um único argumento racional, sou levado a concluir que sua crença se motiva por motivos irracionais, a saber: alienação cultural ou a simples necessidade de crer em algo para lhe satisfazer espiritualmente.
Comments
Nenhum dos dois configura a inexistência dele. Concluir o contrário é falácia genética. Sua "pergunta" não serve pra nada, é só ofensa gratuita
====
Se não entrou nesse detalhe, fez a pergunta pra quê? Não sou de família cristã. Prove que eu acredito em Deus por fraqueza, caso contrário é falácia da falsa dicotomia. Não é comparando com o papai noel que vai se safar do "argumento" inválido
====
E quem disse que argumentos deixam de ser provas subjetivas? Se esse é o critério, posso te enquadrar na categoria dos fracos também
====
Argumentos servem para convencer outrem. Como eu não tenho interesse em fazer proselitismo, pode concluir o que quiser, estou pouco me lixando. Você não acredita em Deus porque é revoltado com a sociedade. Prove o contrário
E vou repetir: Apontar o que leva uma pessoa a crer em algo é irrelevante em termos de lógica. Ausência de evidência não é evidência de ausência. Se não houver argumentos para Deus, é motivo, no máximo, para tornar-se agnóstico. A menos, é claro, que você levante argumentos contrários a ele.
Louis Paster, bioquÃmico, atestou a Lei da Biogênese :
" pouca ciência nos afasta de Deus, muita ciência nos aproxima..."
Francis Collins, lÃder do projeto genoma, ex-ateu, se torna um dos maiores defensores da fé cristã.
John, cuidado que o Antiateu está na área!
hoje ele está de TPM e está deletando todas as perguntas!
Mas creio e não é por nenhum dos dois motivos citados. Creio que o Universo, a força para que houvesse um Big Bang não veio do nada. Seria absurdo. Não creio para me sentir mais confortável.
está deduzindo q não há deÃstas ?
não esperamos nenhum tipo de conforto nem cuidados especiais
só aceitamos q possa ter um criador , e mais nada .
ps : minha familia não é religiosa
John, comigo não é bem assim...Pois cresci em meio a uma familia religiosa. Mas, depois de casada, resolvi conhecer a Palavra de Deus, pedindo orientação ao EspÃrito Santo e qual não foi minha surpresa...Deixei de ser religiosa. Não aceito imposições de homens, mais. Hoje, sou instrumento nas mãos de Deus e levo a Sua Palavra a todos os lugares por onde vou. Não sou "alienada cultural" como você expressa, sou contadora, formada em ciências contábeis, e tenho amigos médicos, dentistas, que são irmãos em Cristo. Uma coisa não tem a ver com a outra. Pois quem julga sábio, se perde. E quem mostra-se humilde querendo o Senhor, é saciado e elevado. Paz!
procura a biografia de C. S. Lewis, veja o 3º motivo
ah, tem outros, sim...
Eu acredito por uma forma diferente
Se crê em Deus são pelas criações como o universo trabalhando em um regime totalmente sustentável, e um dependendo de outro, ou seja, é inexplicável uma criação de tal grandeza e perfeição ser creditada em apenas uma explosão circunstancial, e desta aparecer matérias e seres de uma enorme complexidade, assim sendo só pode ser de um ser supremo.
Bem..... eu creio pq me ocorreram fato em que me foi provado (circunstancialmente, claro) que existe uma "espiritualidade", o que me leva a crer que exista algo superior, digamos assim. Se não fossem esses episodios , hoje eu seria ateia convicta. Acredito muito na ciencia.
Concordo plenamente.