Tem que pedir desculpas?
Por que as pessoas quando respondem à alguma pergunta q vaide encontro a outras opiniões pedem desculpas?Ou quando não gostam de alguma coisa,também pedem desculpas?
Update:Desculpem mesmo,eu não precisava ser tão mal educada.Agradeço a todos que responderam
Valeu.
Comments
Meg entendo que estás certa.
É um hábito cultural, como é o hábito de dizer saúde quando a pessoa espirra..
Muitos dirão que é por educação por estarem tentando fazer o melhor.. até concordo que muitas vezes seja por intenção gentil ou de civilidade..mas educado mesmo é não dizer.
Não precisas, e entendo que não deves.
Teve uma resposta acima que falou bem uma coisa, é uma antecipação.. à incultura do outro adiantar-se e pedir desculpas.
Ou seja, estás subestimando alguem quando fazes isso.
Se for uma pessoa de mais fino trato e inteligência se ofenderá, e com razão.
Aliás conheço pessoas que frente a essa indelicadeza, te retribuiriam a indelicadeza com a pergunta constrangedora:
- Por que me pedes desculpas, tu te ofendes com divergencias??
(daí tu responderias que não) e a pessoa acabaria contigo assim:
-Ah sim, esqueci não sou tão evoluído como és..
Palavras como com licença, obrigada, desculpas são ótimas sim, mas todas elas tem seus momentos de contra-indicação rss
Pode ser uma surpreendente indelicadeza agradeceres em alguns momentos, podes criar situações até de tensão rude.
Como se a pessoa fizer algo que te dará um prejuízo, com o qual naturalmente não concordarias.
É de bom tom usar essas palavras com sinceridade;)
Beijokas.
Porque muitos se ofendem com tanta facilidade, têm tanta dificuldade de aceitar opiniões diferentes, achando que são agressões, e pessoais. Por isso, alguns já imaginando causar melindres com suas opinões, já pedem desculpas por antecipação.
Por uma mera questão de civilidade. Gentileza no trato com as pessoas distingue o indivÃduo em qualquer circunstância. Na dúvida, por que não acrescentar um "desculpe", um "por favor", um "com licença", um "obrigado". Por mais difÃcil que seja a situação em que se está envolvido, esse tipo de gentileza sempre dá uma "amaciada". Tive oportunidade de verificar no exterior, que quando fazemos uma pergunta e o interlocutor que tem dificuldade em nos compreender, no caso dele identificar o equivalente a, "por favor" , na sua LÃngua, ele tem muito mais paciência e conseqüentemente faz um esforço maior para nos entender e auxiliar.
se o autor da pergunta nao gostar... para nao parecer chato,e nao ofender.
desculpa sim?desculpa nao? eis a questao!
Isso se chama cortesia!!!!
desculpa é caso de educação , vc pede antes para a pessoa se desarmar e evitar uma irritação !
Desculpe-me, mas sou palmeirense..rss
à uma forma de avisar, não me encha o saco, vou contrariar as suas expectativas e não quero saber de comentários..
Entendo assim..
Me desculpe, mas não consigo me extender mais, mas a pergunta é boa..
Beijinhos
Pode ser cultural, ou educação. Tb os dois...
por educação.