Quero saber a respeito da leitura na Ecação de Jovens e Adultos.?
Por favor,só responda se realmente tiver uma boa argumentaçao.Muitos dizem apenas palavras vazias.
Quero saber como incentivar a leitura nessa modalidade de ensino e o mais importante:como fazer para que os alunos interpretem o que estao lendo?
Update:A palavra é educação.
Comments
Quando se trabalha com o EJA, é preciso ter em mente que trata-se de uma clientela com características muito peculiares. No entanto, não raro, ouvimos notícias de adultos sendo tratados como crianças, pintando desenhos de anjos, fadas, lendo textos infantis ou coisas do gênero. Esse tipo de ação acaba por desistimulá-los uma vez que em sua grande maioria, eles trabalham chegam na escola exautos e ainda se sentem perdidos diantes da metodologia do educador. é preciso se preocupar ainda com o fato de que o ensino precisa ser dinâmico, porém, por serem adultos e terem iniciado seu preocesso de escolarização em mil novecentos e bolinha, não estão acostumados com brincadeiras, dinâmicas pois sua referência é a autoridade do professor, muito exercício, pouca conversa e todos os traços da educação tradicional.
ISSO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO SE PODE INOVAR : MAS AS INOVAÇÕES TEM DE VIR COM CALMA, ELES PRECISAM SER CONSCIENTIZADOS QUE OS TEMPOS MUDARAM E QUE O ENSINO DEVE MUDAR. QUE ENQUANTO SE BRINCA, CONVERSA AS PESSOAS TAMBÉM APRENDEM....
Dar uma olhada no método de Paulo Freire é uma boa, pois trata-se de um educador que trabalhu especificamente com adultos e trabalhava em suas aulas com temas do dia-a-dia. Para ensinar a ler por exemplo, ele utilizava a palavra tijolo muito comun no universo dos pedreiros. A partir daí, o ensino ganhava um toque de realidade e os alunos graçs a bagagem cultural que traziam sobre aquele assunto aprendiam a ler com muito mais facilidade.
No que se refere a leitura e compreensão, é valida afirmar que o PISA - Programa internacional de avaliação de alunos em 2002, apontou que dos 32 países submetidos ao exame, o Brasil ficou em ultimo lugar mostrando que nossos jovens pouco entendem do que lêem. Com jovens e adultos, principalmente os que pouco frequentaram a escola essa realidade não será muito diferente. Porém, isso se deve em grande parte por professores que trabalham com textos fora da realidade dos alunos, textos que não atrai a atenção dos mesmos e na hora da interepretação de textos só usa a tecnica de perguntas respostas.
E o pior: as perguntas são do tipo: QUEM É O AUTOR DO TEXTO?, QUEM SÃO OS PERSONAGENS ? O QUE FULANO GOSTAVA DE COMER? Saõ perguntas que os launos vêem explicitadas no texto e apenas copiam se refletir sobre o que querem dizer. E copiar rrespota do texto não é interpretar. Interpretar é refletir, e trazer o texto para sua realidade, é usar os conhecimentos que o aluno já possui e ir mais além, descobrindo outras coisas, questionando, argumentando...criticamente.
Dessa forma, sugiro que você conheça mais sobre quem são seus alunos e sobre o que trabalham. Assim, trabalhe com conteúdos que partam da realidade deles, como compra e venda família, receitas, religiosidade (respeitando a de cada um ), músicas que eles gostem, profissão, programa de tv, etc. Nunca os trate como crianças e insira as novidades aso poucos senão eles acharam que vão para a escola braincar e não estudar. Leve em conta que estão cansados e tente animá-los. Conquiste a amizade e a confianção deles e estude sobre Paulo Freire, pois educar não é apenas executar ! é também aprender ! Estude e boa sorte!