Alguem me tire uma duvida. Por favor?

Comecei a fazer um curso pré-vestibular, mas estou muito em duvida em relação a que carreira tentar. Estou entre Administração, Direito e Letras. As três é por gosto misturado ao lado financeiro. Ando fazendo pesquisas sobre Direito e dizem que é uma profissão saturada, mesma coisa de Administração. Ainda pagasse pouco. Mas e se eu quiser fazer Direito pra ingressar em uma empresa de grande porte, como trainee, estagiário, ou também quiser tentar concurso publico. Amo essas tres áreas e como podem ter percebido, duas delas voltadas para humanas. Não sei se eu conseguiria passar minha vida toda sem estar rodeado por pessoas, trocando ideias, informações, sentimentos...Enfim...O que me aconselham?

Comments

  • 1) Linguísitica

    (subdivide-se em muitas áreas. É interessante e rica, muitos conceitos novos, quando entrei no curso foi totalmente uma novidade pra mim. Apesar de não ser meu foco, é preciso dominá-la também, e não é uma tarefa fácil. Recomendo Introdução à Linguística I e II.

    2) Literatura

    Literatura nacional e norte-americana (no caso de quem faz inglês) Também cheia de subdivisões.

    3) Gramática

    Dominar a linguagem em todos os níveis de análise possíveis (morfológico, sintático, semântico, fonético, etc... ) não tem segredo. Estudou, praticou, aprendeu. Recomendo comprar alguma gramática boa. (livro de gramática).

    A graduação em Letras é um curso que permite lecionar Língua Portuguesa, Língua estrangeira e Salas de Leitura para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) e Ensino Médio. Além de conter em sua grade curricular o estudo sobre Linguística, a ciência que estuda a linguagem, fundado por Sausure. Os linguistas atuam como pesquisadores da língua, estudando as suas estruturas profundas e superficiais.

    Permite também trabalhar em aulas de reforço na própria escola ou em aulas particulares, em cursos preparatórios para o vestibular; na revisão de originais em livrarias e editoras, no ensino de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e/ou Literatura de língua estrangeira (dependendo da habilitação que o curso ofereça).

    O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais na área de linguagem, capacitá-los para o ensino de língua materna, língua estrangeira, além do planejamento lingüístico-social. O curso capacita profissionais para atuarem nos ensinos Fundamental e Médio, cursos de idioma. Seus alunos passam por momentos de reflexão e crítica permitindo-lhes estabelecer vínculos entre língua, literatura e seu próprio mundo, produzem novos conhecimentos tendo a pesquisa como eixo metodológico. Além do magistério, o graduado em Letras está capacitado para trabalhar como redator, revisor, tradutor, escritor e consultor de texto em redações. Uma ótima opção para quem pretende exercer a profissão na area do ensino.

    Administração:

    O curso de administração visa formar profissionais aptos a planejar, organizar, dirigir e controlar atividades diversas. Essas atividades contemplam áreas como estratégia organizacional, gestão de pessoas, marketing, finanças, produção e operações, por exemplo. Junto à formação profissional do Administrador, o mesmo terá que desenvolver carcterísticas tais como: Visão sistêmica, espírito empreendedor, criatividade, rapidez, comunicação, relacionamento interpessoal, negociação, ética etc.

    Veja a seguir, atribuições do profissional administrador, que encontrei no site da UERN:

    > Elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, que exijam a aplicação de conhecimento inerentes às técnicas de organização;

    > Organizar e analisar métodos e programas de trabalho nas áreas da administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, administração de recursos humanos e administração de qualidade;

    > Exercer funções e cargos de administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, sociedade de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;

    > Exercer funções de chefia ou direção, intermediária ou superior;

    > Assessoramento e consultoria em órgãos da administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes à técnica de administração;

    Direito:

    O Curso Direitos é bem complexo. Exige muito do aluno, especialmente no quesito leitura e interpretação.Vale muito a pena investir , o campo de trabalho é muito vasto e diversificado, você não tem só a opção de ser uma advogado por exemplo, você pode optar por ser um Promotor de Justiça, um Delegado Federal,áreas essas muito rentáveis, entre outras as quais você pode escolher.

    Quanto aos estágios, são obrigatórios pois farão parte da sua grade na Universidade.

    As principais matérias, no início do curso só para que você tenha uma noção são: Comunicação e Expressão, Ciência política e Ciências Sociais, Direito Penal, Direito Civil e História do Direito.No decorrer do curso você terá outras como Direito Processual Civil, Penal entre tantas outras.

    Dê uma olhada em uma grade de uma universidade pela internet, terá uma boa noção do que se trata.

    Boa Sorte na escolha!!!

  • Então Eu como você também tenho dúvidas sobre qual profissão prestar

    O melhor que você pode fazer é pesquisar mais sobre essas áreas e se possível conversar com algum profissional dessa área.

    Espero ter ajudado *-*

Sign In or Register to comment.