Como resolver o problema dos índios, no Brasil?

Preciso ser totalmente sincero.

Moro num lugar onde há muitos índios.

Eles vivem espremidos em pequenas aldeias, sendo que nesse espaço pequeno, quase 15 mil índios tentam conviver e se multiplicar.

Eu acho que a Funai errou muito durante o Governo PT.

Errou quando deixou que o MST usasse os índios para uma série de "lutas" por terras.

Errou quando deixou que se instaurasse a instabilidade sobre o direito às terras, quando demarcou supostas terras indígenas, de sitiantes que já detinha justo título há mais de 40 anos e vinham produzindo nessas terras.

A meu ver, estamos sem vislumbrar solução pro problema.

Eu tenho uma sugestão.

Querem dar mais terra pra índio, a Funai que compre, pague por essas terras e crie novas aldeias.

Mas pague por isso.

Não venha com esses estudos de demarcação, conduzidos por antropólogos descabelados e emanconhados, que fumam o cachimbo da paz com os índios e saem a fazer as tais pesquisas de campo absurdas deles.

Porque os índio também tre.pam, gente!

Trepa.m, engravidam e têm muitos, mas muitos filhos.

E sendo os espaços das aldeias, pequenos, veremos cada vez mais litígios.

Ou emancipem de vez os índios.

Até porque, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, eles já são praticamente integrados à população branca.

Mas emancipe com ajuda para que eles conquistem moradia própria, tenham cursos profissionalizantes, campanhas para que sejam contratados nas empresas de homens brancos etc.

Essa questão do índio é complexa e precisa e precisa de uma solução.

Mas qual?

Update:

A primeira coisa que preciso deixar claro, doa a quem doer, é que o índios têm razão quando pedem mais terra.

Isso porque dão-lhes pequenas aldeias, isso no MS e em PR e esperam que esses índios, vivam, trabalhem, se reproduzam nesse pequeno espaço. Mas toda população cresce, né?

A segunda coisa a dizer, é que o Governo brasileiro semeou o caos no campo e a violência, quando deixou que as tais demarcações fossem implementadas, às talaveiras, querendo tomar terras de quem detém título delas há décadas e ... Cultiva o solo! Produz alimentos! Como são os sitiantes.

A terceira a se dizer é que com a grana que usaram num estádio de futebol, podiam comprar uma aldeia para alguma tribo que vive espremida nos estados que citei. Se tem dinheiro pra torrar em elefantes brancos, deve ter pra comprar terra pra índios.

Comments

  • Você tem toda razão, os povos indígenas continuam sendo vítimas das políticas mal formuladas, do descaso cultural.

    Onde moro acontece a mesma coisa. Olha eu acho que o governo federal deveria sim devolver as terras dos indígenas, mas se isso não acontece, a FUNAI pode comprar sim, tem verba pra isso, merece é uma pressão também porque não investem nem 50% das verbas recebidas nos povos indígenas sabia?

    daí, alguns querendo se aparecer e se aproveitar da situação dese povo tão sofrido, os colocam pra brigar, promover manifestações radicais quando já sofreram tanto no passado,se tem tanta gente que deveria representar melhor esse povo e lutar por eles.

    Mas está faltando um índio que se sobressaia na política e que levante essa bandeira.

  • Marina Silva nas próximas eleições !

Sign In or Register to comment.