Construção de coluna para suportar caixa d'água?

Por gentileza, alguém poderia me informar, qual a dimensão de uma coluna de 4 metros de altura, para suportar uma caixa d'água de 1000 litros, e o traço do concreto? Se possível usando ferragem pré fabricada/soldada tipo Coluna Pop Gerdau. Também preciso das dimensões/especificações da laje onde ficará apoiada a caixa d'água, no topo da coluna. Muito obrigado, Aurélio

Comments

• Olha, Aurélio, só de água será uma carga de uma tonelada.Terá que ser construída, com muito capricho,pois é ALTA.além disso, como será UMA SÓ COLUNA, ela tem que ter BOA PROFUNDIDADE enterrada.Se eu fosse construir isso, usaria uma coluna de no mínimo 40 x 40 cm, enterrada pelo menos um metro no solo.Não é TANTO por causa da INTENSIDADE da carga, que é relativamente pouca, para uma coluna de concreto, é pela ESTABILIDADE, já que uma coluna dessas, só encontra apoio, no solo, nada mais.Acho que vc vai ter que comprar duas barras de aço de 12 metros cada, de cinco mm de diâmetro, para fabricar ESTRIBOS de 40 x 40 cm, se deixar 5 cm de TRESPASSE em cada ponta do ferro do estribo, dá 1,70 metro de comprimento cada.Com 2 barras, vc pode fazer 14 estribos ao todo,dá para colocá-los a cada 38 cm de comprimento da ferragem ( acrescentei um metro, a parte enterrada, ficam 5 metros no total ).A ferragem longitudinal, são quatro ferros, de meia polegada de diâmetro.A coluna PRONTA, concretada, ficaria com 46 x 46 cm, haveria 3 cm de RECOBRIMENTO da ferragem.O diabo, é que o VOLUME de uma coluna dessas, maciça, seria de cerca de mil litros de concreto, SÓ A COLUNA.Para se fabricar um metro cúbico de concreto, de boa qualidade, tem que gastar pelo menos, sete sacos de cimento.Fico pensando:Se vc tiver um pouco mais de ESPAÇO em casa, talvez fosse melhor, construir um PAREDE de blocos cerâmicos, redonda ou quadrada mesmo e colocar essa caixa dágua, sobre a parede.Poderia construir um banheiro desses usados nos quintais, nesse espaço que existiria EMBAIXO da caixa dágua.Boa sorte.

• use ferro de 3/8 estribos de 40x40 a profundidade do burraco pode colocar 1 metro para garantir coloque uma sa.pa.ta 50x50 te garanto que vai fica bom desta forma

Sign In or Register to comment.