O modo de narrativa e estrutura dos capitulos do meu livro?
Bem... eu estou criando um livro e então me deparei com um problema: escrevo em primeira ou terceira pessoa? Fico em dúvida, porque muitas pessoas gostam mais de primeira pessoa como é o caso dos livros do Percy Jackson, livros dos quais gostei muito; por outro lado tem a narrativa em terceira pessoa, como é o caso dos livros do Harry Potter, que gostei muito também.
Agora tem a minha segunda dúvida, quanto aos capítulos. Em alguns livros a história toda é centralizada em torno de um único personagem, como acontece com os livros do Harry Potter, em que todos os capítulos são contados em torno do Harry, sendo diferente em casos raros. Já em outros livros como os livros das Crônicas de Gelo e Fogo do George Martin(O livro que mais gosto, sou louco pela serie para falar verdade...kkkkk) em que os capítulos diferem o foco, como por exemplo: no primeiro livro alguns capítulos eram do Eddard outros do Bran e outros de outros personagens.
A minha dúvida quanto fazer os capítulos como o último é de que torne o livro cansativo como realmente em algumas partes do livro de Martin, além disso o meu irmão nem quis acabar de ler devido a essa dispersão de foco. Então eu receio de que caso eu faça deste jeito pudesse causar algum dano a minha história.
Então é isso, gostaria muito que expressem a opinião de vocês sobre os capítulos e a narrativa. Obrigado pela atenção, galera!
Comments
Na verdade, sobre a mudança de foco de personagem, a questão não é a mudança de foco, mas sim como ela é efetuada, se ela for feita de forma lisongeira e simplória, a mesma pode ser nem notada pelo leitor, o que torna o livro muito mais emocionante e entretivo.
Sei que só falei da parte de mudança de foco, mas ela é a questão prioritaria, pois a 1ª ou 3ª pessoa é algo pessoal, não importa qual você escolha, escolha a que você se identifique mais.