restituição imposto de renda como fazer?
trabalhei por 2 meses para o INEP em 2010 e recebi r$5.000,00 sendo que o valor teria que ser bem maior,porém eles falaram que é pra eu pedir restituição no imposto de renda do restante do dinheiro.
eu nunca declarei imposto de renda,pois eu não tenho salário sou estudante.
gostaria de saber como eu faço,vou declarar somente esse valor? ja que eu não tive outra renda em 2010?
qual o prazo pra eu pedir essa restituição?
brigada pelas informações,pois sou leiga nesse assunto de imposto d erenda
Comments
A chave para a resposta é saber se a fonte pagadora reteve imposto de renda. Em outras palavras, você precisa verificar no comprovante de pagamento da fonte pagadora se consta um valor identificado como imposto de renda retido na fonte. Se consta, na declaração de 2011 você inclui os 5 mil que você recebeu e o imposto retido na fonte na aba de rendimentos recebidos de pessoa jurídica. É importante você ter o CNPJ da empresa que te pagou. Agora, se a fonte pagadora te pagou somente os 5 mil e não fez retenção de imposto de renda na fonte, não há imposto a restituir, e o melhor seria não apresentar declaração, já que você se enquadra na faixa de isenção do imposto.
muito simples minha cara. No dia 01/03/2011 entre no site da receita, baixe o programa do IRPF/11 e o recnet, faça dow, preencha a declaração e envie, a receita deposita na sua conta.
Fran e Antofagasta disseram praticamente tudo. Vou dar apenas mais uma ajuda para você entender como funciona o Imposto de Renda.
1. Existem dois limites de isenção, abaixo dos quais não se paga Imposto de Renda.
- O primeiro limite é mensal e seu valor é de R$ 1.499,15. Assim, se uma pessoa recebe por mês valores inferiores a esse limite não paga imposto.
- O segundo limite é anual e seu valor é de R$ 17.989,80 (equivale a 12 vezes o limite mensal). Assim, se você recebe no total do ano um valor inferior a esse limite não paga imposto.
2. Ocorre que as vezes um contribuinte recebe mais de R$ 1.499,15 em um mês (ou em alguns meses) mas no total do ano recebe menos de R$ 17.989,80. Nesse caso haverá a retenção do Imposto de Renda pela fonte pagadora nos meses em o contribuinte recebeu mais de R$ 1.499,15. Como no total do ano o contribuinte está a isento a Receita Federal restituirá o valor retido, bastando que o contribuinte faça a declaração e informe o valores totais recebidos e retidos.
3. Parece que esse foi o seu caso. Assim, para obter a restituição basta apresentar a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda.
Perai, esse tal de INEP vai ter que te mandar um comprovante com o número deles de CNPJ informando quanto pagou e quanto foi retido na fonte.
Ai você faz a declaração de ajuste informando os dados que recebeu e o valor que foi retido será restituído. Não se esqueça de informar seus dados bancários (banco, agência, n° da conta). A Receita irá depositar a restituição nessa conta.
É importante salientar que a Receita irá depositar apenas o que foi retido de imposto de renda e nada mais. Em valores aproximados, você irá receber 680,00 reais se é que realmente esse valor foi retido e enviado para a Receita.
Esse negócio de que " o valor teria que ser bem maior" e "pedir restituição do restante do dinheiro" não é bem assim, a Receita somente restitui valores pagos a mais durante o ano (no seu caso, como ganhou só 5.000,00 durante o ano devolve tudo que foi retido), deu para entender?
Na verdade não te pagaram e te enrolaram. Se for do jeitinho que está falando, vc não possui nenhum direito á restituição. Esta renda que teve não te enquadra na faixa de rendimentos para sequer pagar algum imposto. A restituição é quando vc paga, por exemplo, r$ 5.000,00 de IR em um ano. No ano seguinte vc faz a declaração de quanto ganhou e o valor que foi retido. Além disso vc anexa recibos ou notas que tenha pago na área de saúde e educação, por exemplo. Assim pode ser que vc tenha alguma restituição. Mas, para pagar R$5.000,00 de IR, vc deverá ter ganho em torno de R$40.000,00 no ano. Espero que tenha entendido.
Acesse: www.sylvioaraujo.com.br
Abraço,
.
é , você so pede o que vc trabalhou nesses 2 meses, mas se vc tive trabalhado 1 semana em 1 mes, pode pedir tbm
Você tá no Brasil
Seu Deus te deu livre arbítrio
Assalte um banco, faça milionários de refém e mate-os logo depois da recompensa
Faça o mundo seu próprio inferno
Você já pensou nisso
Você quer isso
e o melhor
VOCÊ PODE
Beigos