restituição imposto de renda como fazer?
trabalhei por 2 meses para o INEP em 2010 e recebi r$5.000,00 sendo que o valor teria que ser bem maior,porém eles falaram que é pra eu pedir restituição no imposto de renda do restante do dinheiro.
eu nunca declarei imposto de renda,pois eu não tenho salário sou estudante.
gostaria de saber como eu faço,vou declarar somente esse valor? ja que eu não tive outra renda em 2010?
qual o prazo pra eu pedir essa restituição?
brigada pelas informações,pois sou leiga nesse assunto de imposto d erenda
Comments
A chave para a resposta é saber se a fonte pagadora reteve imposto de renda. Em outras palavras, você precisa verificar no comprovante de pagamento da fonte pagadora se consta um valor identificado como imposto de renda retido na fonte. Se consta, na declaração de 2011 você inclui os 5 mil que você recebeu e o imposto retido na fonte na aba de rendimentos recebidos de pessoa jurídica. É importante você ter o CNPJ da empresa que te pagou. Agora, se a fonte pagadora te pagou somente os 5 mil e não fez retenção de imposto de renda na fonte, não há imposto a restituir, e o melhor seria não apresentar declaração, já que você se enquadra na faixa de isenção do imposto.
muito simples minha cara. No dia 01/03/2011 entre no site da receita, baixe o programa do IRPF/11 e o recnet, faça dow, preencha a declaração e envie, a receita deposita na sua conta.
Fran e Antofagasta disseram praticamente tudo. Vou dar apenas mais uma ajuda para você entender como funciona o Imposto de Renda.
1. Existem dois limites de isenção, abaixo dos quais não se paga Imposto de Renda.
- O primeiro limite é mensal e seu valor é de R$ 1.499,15. Assim, se uma pessoa recebe por mês valores inferiores a esse limite não paga imposto.
- O segundo limite é anual e seu valor é de R$ 17.989,80 (equivale a 12 vezes o limite mensal). Assim, se você recebe no total do ano um valor inferior a esse limite não paga imposto.