Aposentadoria - O tempo de Estágio pode ser utilizado para a aposentadoria pelo INSS ?
Aposentadoria - O tempo de Estágio pode ser utilizado para a aposentadoria pelo INSS ?
a ) Posso utilizar o tempo de estágio "registrado na carteira de trabalho" em empresa privada na aposentadoria do INSS ?
b) E o tempo comprovado "por declaração" na iniciativa privada ( não está em carteira ) ?
c) Posso utilizar o tempo de estágio "registrado na carteira de trabalho" em governo na aposentadoria do INSS ?
d) E o tempo comprovado "por declaração" em governo municipal ( não está em carteira ) ?
fim
Update:obs1: Tem advogado previdenciário dizendo que se estiver registrado na carteira profissional, a pessoa tem direito a contar esse tempo de estágio para aposentadoria.
obs2: Um antigo técnico do inss diz que não tem direito administrativamente. Se entrar na justiça e ganhar em primeira instância, com certeza perde em última instância
Não confundir com estagiários previstos em lei, por certos anos da história do Brasil, que alunos oriundos de certas escolas técnicas eram encaminhados a empregos e foram chamados de estagiários, mas isso acabou, só valeu certo período.
Há casos também de grandes empresas privadas que na época decidiram chamar de estagiário gente que elas colocavam colaborando com a empresa e por motivo que não se sabem, deliberavam pagar inss sem necessidade para esses estagiários. É necessário anexar essa declaração ( ou sei lá que prova) que elas recolhiam inss para essa gente.
E agora ? Quem está certo ?
Comments
Claro que não, estágio não é regido pela CLT
Nao. Como estagiario, vc pode ler no seu contrato, vc nao tem direito a nada.