Urgente. Ajuda aqui no português e interpretação...?
É assim eu sou um cara que não leu muitos livros, mais já leu vários livros. E eu comecei a pegar esse hábito de ler porque minhas professoras dizia que e bom para poder interpretar questões nas provas, Enem, etc... E eu vejo muito pouco o resultado de ler, e conseguir interpretar as questões. Queria muito que vocês pudesse me ajudar, à o que eu devo fazer, se é uma questão de tempo, ou tem alguma coisa errada... o Enem para mim esta chegando, minhas provas do 4° bimestre também, e eu preciso, de ajudar urgente.
( a melhor resposta, e em que eu ver sentido, dou 10 pontos )
Comments
meu filho, o benefício da leitura não é imediato. principalmente se você ver como obrigação. é só ver o seu próprio texto.
exemplo: "eu sou um cara que não leu muitos livros, MAS já leu vários livros." incoerente
"minhas professoras dizia" não aprendeu que verbo se conjuga?
as provas do enem são mais teóricas do que tudo. pra passar nela, você tem que saber mais como não cair naqueles peguinhas e decorar. decorar muito
seu caso é interessante! veja bem minha humilde opnião ....a cada necessidade, uma leitura! o que isso quer dizer? veja bem você disse, "e eu comecei a pegar esse habito de ler porque minhas professoras dizia(m) que é bom para poder interpretar questões nas provas.(...) " vi que você citou o ENEM
Infelizmente parcas horas de leitura não são mecanismo hábil a repor todos os anos de estudos relegados ao descaso. Para recuperar todo esse tempo de abstinência estudantil, mais do que simplesmente ler, você precisa estudar... E muito! Com determinação!
Sugiro que você adquira um bom livro de gramática para começar. Estude-o com afinco. Quando completar essa parte dos estudos, mais do que saber ler, você também terá aprendido a escrever.
Boa sorte.
Cara, estudo muito isso, e realmente LER faz muito bem... Interpretar TEXTOS depende muito disso, mas tem vários critérios a serem adotados, vou colocar aqui bem completo ok, vai ajudar muito, como me ajuda tb!
Por isso, vão aqui alguns detalhes que poderão ajudar no momento de responder as questões relacionadas a textos.
TEXTO – é um conjunto de idéias organizadas e relacionadas entre si, formando um todo significativo capaz de produzir INTERAÃÃO COMUNICATIVA (capacidade de CODIFICAR E DECODIFICAR).
CONTEXTO – um texto é constituÃdo por diversas frases. Em cada uma delas, há uma certa informação que a faz ligar-se com a anterior e/ou com a posterior, criando condições para a estruturação do conteúdo a ser transmitido. A essa interligação dá-se o nome de CONTEXTO. Nota-se que o relacionamento entre as frases é tão grande, que, se uma frase for retirada de seu contexto original e analisada separadamente, poderá ter um significado diferente daquele inicial.
INTERTEXTO - comumente, os textos apresentam referências diretas ou indiretas a outros autores através de citações. Esse tipo de recurso denomina-se INTERTEXTO.
INTERPRETAÃÃO DE TEXTO - o primeiro objetivo de uma interpretação de um texto é a identificação de sua idéia principal. A partir daÃ, localizam-se as idéias secundárias, ou fundamentações, as argumentações, ou explicações, que levem ao esclarecimento das questões apresentadas na prova.
Normalmente, numa prova, o candidato é convidado a:
1. IDENTIFICAR – é reconhecer os elementos fundamentais de uma argumentação, de um processo, de uma época (neste caso, procuram-se os verbos e os advérbios, os quais definem o tempo).
2. COMPARAR – é descobrir as relações de semelhança ou de diferenças entre as situações do texto.
3. COMENTAR - é relacionar o conteúdo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.
4. RESUMIR – é concentrar as idéias centrais e/ou secundárias em um só parágrafo.
5. PARAFRASEAR – é reescrever o texto com outras palavras.
EXEMPLO
TÃTULO DO TEXTO PARÃFRASES
"O HOMEM UNIDO ” A INTEGRAÃÃO DO MUNDO
A INTEGRAÃÃO DA HUMANIDADE
A UNIÃO DO HOMEM
HOMEM + HOMEM = MUNDO
A MACACADA SE UNIU (SÃTIRA)
CONDIÃÃES BÃSICAS PARA INTERPRETAR
Fazem-se necessários:
a) Conhecimento Histórico – literário (escolas e gêneros literários, estrutura do texto), leitura e prática;
b) Conhecimento gramatical, estilÃstico (qualidades do texto) e semântico;
OBSERVAÃÃO – na semântica (significado das palavras) incluem-se: homônimos e parônimos, denotação e conotação, sinonÃmia e antonimia, polissemia, figuras de linguagem, entre outros.
c) Capacidade de observação e de sÃntese e
d) Capacidade de raciocÃnio.
INTERPRETAR x COMPREENDER
INTERPRETAR SIGNIFICA COMPREENDER SIGNIFICA
- EXPLICAR, COMENTAR, JULGAR, TIRAR CONCLUSÃES, DEDUZIR.
- TIPOS DE ENUNCIADOS
• Através do texto, INFERE-SE que...
• Ã possÃvel DEDUZIR que...
• O autor permite CONCLUIR que...
• Qual é a INTENÃÃO do autor ao afirmar que... - INTELECÃÃO, ENTENDIMENTO, ATENÃÃO AO QUE REALMENTE ESTà ESCRITO.
- TIPOS DE ENUNCIADOS:
• O texto DIZ que...
• Ã SUGERIDO pelo autor que...
• De acordo com o texto, é CORRETA ou ERRADA a afirmação...
• O narrador AFIRMA...
ERROS DE INTERPRETAÃÃO
à muito comum, mais do que se imagina, a ocorrência de erros de interpretação. Os mais freqüentes são:
a) Extrapolação (viagem)
Ocorre quando se sai do contexto, acrescentado idéias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação.
b) Redução
à o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto, esquecendo que um texto é um conjunto de idéias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento do tema desenvolvido.
c) Contradição
Não raro, o texto apresenta idéias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas e, conseqüentemente, errando a questão.
OBSERVAÃÃO - Muitos pensam que há a ótica do escritor e a ótica do leitor. Pode ser que existam, mas numa prova de concurso qualquer, o que deve ser levado em consideração é o que o AUTOR DIZ e nada mais.
COESÃO - é o emprego de mecanismo de sintaxe que relacionam palavras, orações, frases e/ou parágrafos entre si. Em outras palavras, a coesão dá-se quando, através de um pronome relativo, uma conjunção (NEXOS), ou um pronome oblÃquo átono, há uma relação correta entre o que se vai dizer e o que já foi dito.