Estudar no exterior?! Alguem pensa?
Pretendo mto em breve fazer faculdade no exterior e queria umas dicas de quem ja estudou ou tmb pensa em estudar um dia. Eu sei que é um sonho mto dificil de ser realizado, mas uma das minhas virtudes é perseverança e força de vontade. Enfim, envolve muitas questões pq o MIT (Massachussets Institute Of Technology) é mto disputado e conheço alguns brasileiros que conseguiram entrar lá!!
Update:get out limbo
Comments
Sou estudante da UCLA, uma das universidades de mais prestigio nos EUA. decidi que viria para ca desde muito jovem, e planejei minha vida neste sentido desde o momento que comecei a fazer o ensino médio, e me preparei com o estudo da língua Inglesa desde os 13 anos de idade. estudei em escolas americanas no Brasil e muito por conta em casa, lendo livros, pesquisando em sites, revistas, reportagens e falando com professores.
Para entrar numa universidade aqui, embora não tenha Vestibular, tem que fazer o teste TOEFL,( ou IELTS), que avalia não apenas seu inglês, mas seu entendimento de texto, se você pode fazer e sustentar uma conclusão a partir de um texto ou um dialogo falado, além de redação e inglês falado. E vai ser a pontuação deste teste que vai contar muito para você ser aceito ou não. Eu sempre estudei muito inglês, via filmes sem legenda, escrevia, lia muito, e tive aulas particulares antes de vir pra ca. Um livro que ajuda muito a se preparar chama-se O PRONTO SOCORRO DA LÍNGUA INGLESA (editora Nova Alexandria).
.Você tem que indicar sua pontuação, e disso depende ser aceito pela universidade ou não. Você se inscreve no próprio site do teste ( pelo google você acha), e pode levar ate 2 meses para conseguir uma vaga para fazer o teste ai no Brasil. A escola Alumini de São Paulo costumava fazer o teste, mas ha varias outras instituições inscritas no site no Brasil.
Infelizmente eles são bem burocráticos quanto a isso.
O TOEFL é valido por 2 anos. Talvez você deva prestar o teste de qualquer maneira, em caso uma nova oportunidade apareça.
Mas outra aspecto que conta demais para ser aceito numa universidade no exterior, é sua atuação durante todo o ensino médio. Eles vão avaliar todas as suas notas, que devem ser no mínimo B. Se você tirar A em tudo, e pontuar bem no TOEFL certamente vai conseguir entrar numa ótima universidade aqui. Mas existem centenas de universidades, não apenas as 15 ou 20 mais famosas, então sempre ha uma chance.
Embora aqui tenha universidades publicas, elas são todas pagas, e bem pagas. As publicas são mais baratas para os residentes nos EUA, mas para estudantes internacionais, elas custam o mesmo preço das escolas particulares, então não ficam por menos de U$ 45,000 e podem chegar a U$100,000 por ano. Esses valores são pagos geralmente em 9 meses,mas para a imigração você ( ou seus responsáveis)tem que provar que tem, ou que ganha o suficiente para pagar todo o ano.
- Também te indico este facebook, onde você pode praticar inglês, obter variadas fontes de informação sobre intercâmbio, praticar inglês lendo depoimentos de americanos, e entre em contato com outras pessoas que também pretendem estudar no exterior ou que, como eu, já estão estudando no exterior***
http://www.facebook.com/pages/Backpackers-Adventur...
Para tentar uma vaga, entre no site da universidade onde encontrar o curso que deseja fazer. Defina primeiro em que área fica o curso,e dar algumas opções próximas, caso não haja vagas para o curso que mais deseja fazer ( se for o caso). Depois de escolher o curso, vai aparacer um formulário onde você preenche informações básicas sobre você, como data em que se formou, endereço, telefone e e-mail de contato, etc.
Antes de colocar um pedido de vaga na universidade, você tem que prestar o TOEFL ( veja a pontuação exigida pela faculdade, normalmente entre 90 e 100 para o Toefl-ibt pelo computador, que pode ser feito no Brasil), e tenha todos os históricos, diplomas, cartas de recomendação, certificados de curso, etc traduzidos por um tradutor juramentado, com copias autenticados já prontos para mandar assim que eles entrarem em contato com você).
MIT também requer que você passe no GMAT
Quando pedirem, mande tudo para o endereço da universidade, em nome da pessoa que entrou em contato com você e aguarde. Provavelmente vão te ligar e conversar com você. Seja firme e decidido sobre o que quer estudar, pratique inglês para ser claro na hora da entrevista. Se você for aceito, eles vão emitir um comprovante de matricula chamado I-20, pagar a matricula e com essa documentação ir ate a imigração pegar seu visto de estudante.
As bolsas de estudos para estudantes internacionais são obtidas através de acordos universitários com universidades com o Brasil. Você não consegue bolsas tentando diretamente, você tem que ser indicado pelo curso que frequenta ou junto ao coordenador com quem esta desenvolvendo uma tese/projeto
Boa Sorte!