Doar-se ao outro é de fato altruísmo, ou egoísmo?
Em uma revista Psique (que não me lembro a edição), a reportagem principal trazia o seguinte questionamento: Doar-se ao outro em TRABALHOS VOLUNTÁRIOS é realmente sempre altruísmo? Ou pode ser satisfação do ego? A Psicanálise explicou essa complexa relação, porém, sem rigores científicos, qual sua posição diante desses questionamentos?
Agradeço a todos que responderem com respeito e seriedade ^^
Update:Olá pessoal! Parabéns pelas respostas... Infelizmente hoje tenho uma prova à noite e estou um pouco desprovido de tempo, mas amanhã comento as respostas ^^
Abraço à todos!!!
Update 3:Obrigado pela passagem Matheus... Faltou só o "T", rs ^^
Update 5:Olá "Louca"... Inicialmente muito obrigado, vejo frequentemente que suas participações tbm são excelentes e vejo que vc é bem querida por aqui! Gosto de ler suas opiniões tbm ^^
Bom, parabéns pela visão Humanista... De fato somos bem complexos, mesmo eu pendendo para o lado psicanalítico, eu reconheço isso, e é justamente esse o conceito que a Psicanálise vem estabelecer de ciência humana, se o Homem tem um inconsciente interagindo, então ele é imprevisível e não objetivamente observável... Esses motivos diferentes para alcançar conhecimento, se olhar pela ótica Humanista é o desejo e a capacidade de crescimento, porém crescer indica conquistar, e conquistar indica "poder ter", logo Adler (psicanalista), diria que é a busca pela satisfação pelo "poder". Acho que é mais a forma de se ver tudo isso, n concorda? Na pluralidade de conhecimentos, ganha quem não tenta destruir o outro mas sim acrescentar-se e acrescentá-lo, acredito que concorde ^^ Freud era um bom velhinho, não mexa com el
Update 7:Pessoal, segundo a psicanalista que fez a matéria da revista psique, existem estudos que comprovam que o abandono das práticas voluntárias está associado a falta de reconhecimento, ou das pessoas ou do próprio "ajudando". Exemplo: É difícil sair de meu cotidiano para ajudar sem fins lucrativos, mas INICIALMENTE, eu tenho essa vontade para ajudar o próximo, só que quando o próximo n coopera, ou quando as pessoas não comentam a ação em si, então há a tendência do abandono e do pensar: "poxa, estou tendo trabalho, e eles ainda n cooperam" e acabam se esquecendo que estão lá justamente para ajudar os "carentes" a cooperarem, pq esse é o objetivo...continua abaixo, rs...
Update 9:Então todo altruísmo é egoísta??? Não exatamente... A Psicanálise nos traz um convite a uma reflexão: Conheça a si próprio, busque sua felicidade no que vc é, NÃO TANTO nos outros..."Ahhh Byron, mas vc mesmo n disse que muitas vezes é inconsciente, então como?" Bom, quando há um mergulho introspectivo em si mesmo, em reconhecer falhas, virtudes e soluções, vc se conhece e CONSEQUENTEMENTE os outros outros te influenciam negativamente menos. Alguns terão que ter uma intervenção clínica, mas dá para se conhecer um pouco mais sim, e não enxergar como caridade, pq assim o sujeito carente passa a objeto, temos que ter em mente...
Update 11:que trabalhar nossas questões pessoais, como insegurança, narcisismo imperativo, dependência emocional do outro, tudo isso torna o altruísmo menos mascarado e garante que exista mais fidelização nos trabalhos voluntários, e não apenas sumiços de participantes... Assim o sujeito volta a ser sujeito e não objeto de satisfação egóica.
Não vou fechar ainda a pergunta, sei que poderão querer comentar, me criticar ou me corroborar, mas antes de tudo isso, quero agradecer cada ponto de vista e dizer que pela primeira vez uma pergunta minha foi tão comentada, fico feliz!!! Abraços. Att, Lord Byron.
Comments
Acredito que possa ser uma coisa e outra: há pessoas que fazem serviços voluntários para sair nos jornais (conheço uns tipos assim) para serem considerados bonzinhos etc. A grande maioria das pessoas, no entanto,( que tb conheço )são desconhecidos que se empenham em tomar conta de um setor da sociedade que geralmente é desconsiderado pelo poder público ou mesmo pela sociedade em geral.
Há pessoas que fazem um bem incrível a crianças que, se não fossem por estes voluntários, não teriam nada. Há velhinhos que se alegram nesta fase triste da vida por causa de voluntários. Muitos que sofrem com enchentes, secas e outras tragédias, acham um certo consolo nos voluntários. Mas como somos todos humanos, pode haver nesta ação um pouco de egocentrismo, porque não?. Só que aí podemos dizer que uma dose pequena de egoismo frente ao grande significado do sacrifício próprio e do resultado que se obtém, o egoismo não é tão criticável. Faz mal, isto sim, ficar sentado enquanto há tantos que precisam do que vc tem: há necessitados em infinidades de campos que não querem saber de sua motivação interior, eles lhe agradecem o que na "realidade" receberam de vc e que tornou a vida deles menos infeliz. Talvez todos sejamos um pouco dos dois: um pouco egoistas e um pouco altruistas. Acredito que o sadio é vencer o egoismo exagerado e fazer alguma coisa pelo semelhante necessitado e o doentio seria querer consertar o mundo e aparecer sempre, esquecendo-se às vezes daqueles que estão perto de nós e que precisam de nosso apoio e atenção.
Meu caro, antes de tudo vale lembrar que a psicanalise nao serve para explanar nada, apenas faz deducoes abstratas e generalizadas. Entao nao se pode dizer que um ser humano - FREUD - pode estabelecer regras em uma comunidade por embasamentos empiricos restritos.
O que podemos dizer eh que o altruismo eh uma tentativa de fortalecer o ego sim, no entanto, ele nao perde o sentido mais profundo que eh de ajuda ao proximo. Em contrapartida, existem trabalhos voluntarios que existem apenas para um aprendizado individual - como por exemplo, trabalhar voluntariamente em um escritoirio de contabilidade - e nao para ajudar o proximo.
Por fim, respondendo a sua pergunta, os trabalhos voluntarios nem sempre objetivam ajudar ao proximo, mas os que assim visam sao sempre altruistas.
espero ter ajudado.
valeu.
PS.: Meu teclado estah sem acento.
Meu caro L. Byron, eu acredito que outros médicos tenham seguido o pensamento Freudiano mesclando-o a uma linha de pensamento própria, pois, Freud restringiu a sua tese à sexualidade, o que seria bastante simplório. Não creio que uma personalidade seja determinada por um embasamento desse, pois, assim, estarÃamos deixando de lado o nosso livre-arbÃtrio. O que posso afirmar, em um ponto de vista TAMBÃM superficial, é que nós seres humanos nunca visamos algo sem segundas intenções. No final das contas, o que procuramos é somar um bem-estar social (trabalho voluntário) com um bem-estar pessoal. Até mesmo porque para fazermos bem ao próximo é necessário que estejamos bem. Adicionando meu bem estar ao seu bem estar, EU estaria mais satisfeito. No entanto, se nesta simbiose entre mim e o próximo não existir e para mim estiver suficientemente bom, eu estaria satisfeito (não como desejei para ambos, mas estarei bem).
Então, no fim de tudo, temos dentro de nós um "atruÃsmo individual".
à complicado explicar isso, mas valeu a pena.
AH, se puder leia o livro O FUTURO DA HUMANIDADE de AUGUSTO CURY.
Abração.
Olá, Lord
Vou entrar no assunto de gaiata e vou contrariar.
AltruÃsmo não seria egoÃsmo pq? Desde quando abrir mão de vc mesmo - em prol do outro - é um ato generoso?
AltruÃsmo me soa como "tudo para vc e NADA para mim". Eu não vejo nada de bom em quem seja altruÃsta. Não me refiro ao caráter, mas o ato em si já é egoÃsta.
Tem quem faça, para se sente bem em ajudar os outros. Mas sinceramente... Acredito mais naqueles que ajudam e não saem contando que o que fez.
Os que ajudam e se gabam disso só faz para ganhar "bônus" diante dos outros.
Voltando aos que fazem para se sentiram bem... Vou contrariar um "tico" mais.
No fundo, no fundo, será que quando fazemos algo de bom para o outro, não fazemos para ter "leveza" mental e inflar mais o nosso ego? Ainda mais se a pessoa disser que será eternamente grata pelo que vc fez.
Me desculpe, mas ser humano sempre faz as coisas com um algo a mais implÃcito. Mesmo que ele não venha perceber isso, mas penso que faz.
Abs!
===============
1 - Menino..
Faz sentido... "o tudo dele significa o tudo meu", mas ainda sim haveria egoÃsmo. Para mim, qdo vc abre mão de vc mesmo, para ajudar os outros, vc está agindo egoÃsticamente com vc. Vc deixa de cuidar de si, não sobra nada para si, pq vc "deu" para os outros.
Eu entendi o que a psicanalista disse, mas ainda sim... Não concordo que o ser humano seja capaz de ser totalmente benevolente e sem estar desapegado de "sentir expectativas" - para receber algo em troca.
Quanto ao "espelho que me faz me sentir melhor"... Não tem jeito! Sempre queremos algo pior, que nos possa dar suporte "moral" (alta autoestima).
Abs!
bem... como todos dizem q "fazem mais bem a si mesmos" do q aos outros, qdo fazem o bem... pode-se interpretar isso como egoÃsmo.
Mas pode ser tb um jeito pretensamente modesto de falar de seu bom caráter.
Vale a pena ler o Jabor da semana passada sobre isso de dar esmolas (sei q vc tá falando de "autodoação", q é diferente disso.)
Acho q tem gente q é altruÃsta por natureza e só se realiza fazendo algo assim. Gente q curte filantropia, q faz com o maior prazer. à masi questão de temperamento do q de qq outra coisa...
Não conheço ninguém q faça o bem odiando fazer isso; praguejando e se lamentando, mas fazendo por "senso de dever".
Bom Dia!
Não gosto de generalizar comportamentos humanos, penso que todas as vezes que fazemos isso cometemos erros gritantes. Somos tão complexos e individuais!
Fui voluntária em duas instituições em épocas distintas. Cada uma das vezes, levada por motivos diferentes - nesse meu simples perfil é observável que a cada momento somos voluntários por motivos diferentes.
O ser humano é bom e quando movido por espelhos do bem, segue o que acha louvável.
Nem altruÃsmo nem egoÃsmo! Espelho, curiosidade, aprendizado, cultura familiar, ansiedade por descobertas nascidas nos bancos universitários!
Descobre-se que "doar-se" faz tão bem! Quanto carinho recebemos (mais recebemos do que damos)!!!
Concluo que não pode haver egoÃsmo num ato voluntariado, talvez e o mais certeiro motivo seja a "troca".
Somos seres necessitados de afeto, de atos de bondade, solidários e "buscadores de solidariedade".
Na verdade...cada um é levado por um motivo, por alguma necessidade: altruÃsmo, satisfação do ego, troca, "modelo/espelho" e tantas outras razões.
EgoÃsmo???
Não creio.
O mérito ou demérito da psicanálise é um tema extenso, contraditório.
Não entrarei no mérito da questão, pois não gosto de Freud e ainda me falta competência para combatê-lo, mas tentarei fazer isso até o ´ultimo minuto de minha vida; não prometo que conseguirei...mas estudo pra que isso possa ser realizado.
Abraços
Gosto de sua participação no Yahoo.
Parabéns.
Abraços
ALTUISMO